Perfil do Engenheiro Ambiental: 5 características do profissional

4 minutos para ler

A Engenharia Ambiental está chamando cada vez mais a atenção dos jovens por ser uma das profissões do futuro. Porém, além de saber mais detalhes sobre a carreira em si, é preciso que quem se interessa por esse curso considere o perfil do Engenheiro Ambiental.

Pensando nisso, neste texto explicaremos o que faz um Engenheiro Ambiental e quais são as principais características do profissional dessa área, para que você possa saber se essa carreira combina ou não com o seu perfil e com os seus objetivos.

Tem interesse em saber mais sobre a Engenharia Ambiental? Então, continue a leitura deste texto e confira todas essas informações!

Entenda o que faz um Engenheiro Ambiental

A carreira de Engenheiro Ambiental tem ganhado um destaque cada vez maior no mercado de trabalho, uma vez que esse profissional é o responsável por desenvolver e aplicar a tecnologia necessária para preservar o meio ambiente.

Dentro da Engenharia Ambiental, o profissional pode desempenhar vários papéis, como:

  • estudar os impactos ambientais;
  • fazer um planejamento ambiental;
  • elaborar e executar projetos de gerenciamento de recursos hídricos;
  • estudar o clima;
  • fazer o planejamento e tratamento de esgotos sanitários;
  • projetar e monitorar aterros sanitários;
  • estudar fontes de energias renováveis;
  • proteger os recursos naturais;
  • planejar o desenvolvimento de uma área, de forma a causar o menor impacto ambiental possível.

Conheça as 5 principais características do Engenheiro Ambiental

Como vimos, o Engenheiro Ambiental pode atuar em várias linhas diferentes, tanto no setor público como no privado. Por isso, esse profissional precisa não apenas estar por dentro das tendências da Engenharia Ambiental, como também ter um perfil condizente com a área de atuação.

Pensando nisso, a seguir, vamos mostrar as 5 principais características que o Engenheiro Ambiental precisa ter para desenvolver uma carreira de sucesso. Confira!

[eBook] O guia completo do futuro estudante de engenharia

1. Interdisciplinaridade

O Engenheiro Ambiental precisa contar com um vasto conhecimento sobre as ciências que servem de alicerce para a Engenharia, como Matemática, Física, Química e Biologia, assim como sobre as tecnologias que auxiliam no controle ambiental. Além disso, deve ter a capacidade de atuar com outros profissionais de diferentes disciplinas.

2. Visão crítica sobre aspectos sociais e políticos

O profissional que optar por seguir essa carreira precisará contar com uma visão crítica sobre os aspectos sociais e políticos da Engenharia, assim como se manter atualizado em relação aos movimentos organizados pela sociedade que abordem temáticas ambientais.

3. Diálogo técnico-científico

Para se destacar na carreira, é preciso que o Engenheiro Ambiental seja capaz de dialogar de forma técnica e científica com os demais profissionais da área ambiental. Para isso, é preciso ter um domínio, inclusive, dos jargões do setor.

4. Conhecimento sólido em ciências ambientais

Como esse profissional poderá trabalhar em várias áreas diferentes dentro da Engenharia Ambiental, é preciso que ele tenha conhecimentos e domínio sobre os fundamentos das ciências ambientais, da metodologia científica e dos recursos de informática.

5. Capacidade de argumentação

Por precisar se relacionar com profissionais de outras disciplinas para realizar o seu trabalho, o Engenheiro Ambiental deverá ter uma boa capacidade de argumentação, conseguindo se expressar oralmente e por escrito de forma plenamente satisfatória.

Neste texto, vimos qual é o perfil do Engenheiro Ambiental e o que esse profissional faz em seu trabalho. Além das características destacadas, é importante ressaltar que a paixão pela natureza e o desejo de preservar o meio ambiente também são fatores importantes para essa prática. Agora que você já tem essas informações, poderá decidir de forma mais embasada se essa é a opção certa para alcançar os seus objetivos.

Se já tomou a sua decisão, entre em contato conosco e veja como podemos ajudar você a garantir o seu futuro profissional!

Posts relacionados

Deixe um comentário