Vestibular

Por que aprender outras línguas diferencia o currículo do profissional?

por-que-aprender-outras-linguas-diferencia-o-curriculo-do-profissional.jpeg

A escolha do curso desejado numa faculdade é um momento difícil e que precisa de muita conversa e pesquisa. Mas há uma questão em que só há uma resposta: aprender outras línguas é sim importante, independente da carreira que você decidir seguir.

Hoje, quem não sabe falar outro idioma encontra dificuldade para ter sucesso e até mesmo para estudar. Sem contar que o aprendizado é um verdadeiro exercício para o cérebro, o que vai ajudar em todas as atividades de estudo, tanto na preparação para o Enem como na atividade acadêmica.

Aprender outras línguas vai fazer toda a diferença no currículo profissional. Veja estes 6 motivos!

1. Aumentar a perspectiva de emprego

Você já deve ter lido anúncios de emprego em que uma empresa exige conhecimento de outro idioma. Saber falar outra língua é fundamental para quem procura uma colocação profissional qualificada.

Agora, há empresas que já começam a pedir um terceiro idioma, além do português e inglês, que já é considerado como exigência básica. Então, saber falar esse idioma extra é condição inicial para entrar numa grande empresa.

Se almeja uma boa vaga, pense em aprender uma terceira língua — francês, italiano, chinês, alemão e japonês são as mais solicitadas, principalmente por causa do mercado externo.

2. Subir na carreira

Entrar numa grande empresa, daquelas que dão suporte para o crescimento profissional do novo contratado, é um grande mérito. Mas, da mesma forma que a empresa investe e aposta em você, ela quer retorno, espera que você também se prepare para o futuro.

Subir na carreira e assumir cargos de chefia, de gestão de pessoas e negócios exigem preparação extra, que passa por aprender outras línguas. Pense em você daqui a dez anos. Se você se imaginou como um executivo, é porque nesse tempo você estudou línguas.

3. Estagiar no exterior

Para quem está começando a carreira profissional, uma alternativa de incrementar o currículo com qualidade é fazer estágio no exterior. Muitas empresas promovem intercâmbio com suas sedes em outros países.

Mas para você ter condições de se candidatar a uma vaga assim, você já deve dominar alguma língua ou uma boa parte dela. Uma chance dessa não acontece sempre e pode ser única no início de carreira.

4. Ter autonomia em reuniões

Imagine que você gerencia ou participa de um projeto importante para a empresa. E foi agendada uma reunião com executivos do exterior para explicar como funciona esse projeto.

E todos precisam saber falar inglês, pelo menos, para poder participar da reunião. Se você não souber, não vai nem entrar na sala, para participar, opinar, discutir e mostrar seu trabalho. Pense nisso e nas oportunidades que você pode perder.

5. Viajar a negócios

Muitas empresas participam de feiras, seminários e encontros internacionais, seja para prospectar negócios, aprender sobre algo novo ou expor seus produtos ou serviços. Faz parte do negócio.

Para ir a eventos como esses, só quem fala outra língua. Acredite, não vai ficar bem para você e sua carreira ser constantemente deixado para trás porque não sabe falar outro idioma.

6. Manter-se conectado com o mundo

Hoje, muita coisa que chega a você via redes sociais, por exemplo, não está mais em português. Inglês, espanhol e francês são algumas das línguas bem difundidas na internet ocidental e que fazem parte do cotidiano da rede. Ter domínio de outro idioma permite que você leia e interaja com outros pessoas ao redor do mundo e te mantém informado e apto a participar de tudo que envolva outra língua.

Percebeu a importância de aprender outros idiomas? Curta nossa página do Facebook para acompanhar mais dicas como esta!

 

Deixe um comentario