Por que cursar uma faculdade de Ciências Contábeis?

4 minutos para ler

Você já deve ter ouvido falar sobre a faculdade de Ciências Contábeis, mas são tantas opções de curso superior que fica até difícil se informar sobre todas elas, não é? Isso é natural, uma vez que o momento de tomar a decisão sobre qual carreira seguir costuma ser bastante atribulado, especialmente para quem ainda está concluindo o Ensino Médio.

Para começar, você precisa saber que esse curso é uma graduação do tipo bacharelado, que forma um profissional muito requisitado no mercado: o contador. É uma área ideal para quem lida bem com os números, tem raciocínio rápido, é organizado e tem um grande senso de responsabilidade.

A seguir, trouxemos mais algumas informações essenciais para ajudá-lo a entender por que essa faculdade tem tudo para ser o caminho certo para você. Confira!

Quais são os conteúdos aprendidos na faculdade de Ciências Contábeis?

Antes de escolher o curso superior, um aspecto que jamais pode deixar de ser analisado é a grade curricular. Afinal, se o aluno vai passar anos frequentando essas aulas, é melhor ter certeza de que se identifica com o conteúdo delas.

O curso começa com disciplinas mais abrangentes e relacionadas à Matemática, à Economia e ao Direito. Em seguida, têm início as disciplinas específicas da área da Contabilidade. Conheça algumas delas:

  • Auditoria;
  • Contabilidade de Custos;
  • Contabilidade Fiscal;
  • Contabilidade Gerencial;
  • Gestão Financeira e Orçamentária;
  • Gestão de Patrimônios;
  • Mercados Financeiros, Monetários e de Capitais;
  • Perícia Contábil;
  • Responsabilidade Fiscal e Social.

Mas não pense que o curso é só teoria. Essa graduação também contempla conteúdos voltados para recursos tecnológicos, como os softwares de Contabilidade.

Como é a prática profissional nessa área?

Se você pensa no contador como aquele profissional que cuida das declarações de Imposto de Renda, saiba que essa é apenas uma das muitas atividades do formado no curso de Ciências Contábeis. O contador tem possibilidades que vão muito além desse estereótipo. A seguir, listamos as principais áreas nas quais ele pode trabalhar:

Auditoria

Essa é uma vertente focada na fiscalização de outros profissionais da área, incluindo os próprios contadores. Tem o objetivo de identificar sonegação de impostos, desvios e lavagens de dinheiro, entre outros procedimentos indevidos.

Contabilidade Gerencial

Nesse ramo, o profissional atua no controle financeiro de empresas. Seu trabalho gira em torno de receitas, custos, lucros, taxas, impostos e outros aspectos do mundo das finanças.

Perícia Contábil

Essa é uma área na qual o profissional atua junto ao sistema judiciário. Ele tem a função de analisar as movimentações financeiras de uma corporação e emitir pareceres que confirmem ou não a existência de fraude fiscal ou patrimonial.

Quais são as principais vantagens de cursar Ciências Contábeis?

São vários os benefícios que vêm com essa profissão. Confira alguns deles:

A profissão está em alta

Se você quer seguir uma carreira consolidada, a faculdade de Ciências Contábeis pode ser a opção perfeita para você. O profissional é necessário em qualquer empresa, e esse cenário não vai mudar. Em vista disso, o mercado de trabalho absorve muito bem quem escolhe essa profissão.

Campo de trabalho amplo

Além das áreas de atuação que já citamos, o contador tem a oportunidade de se especializar em vários outros segmentos. Ele pode se tornar um analista financeiro, um planejador tributário, um consultor e até mesmo um professor em cursos da área.

Não existe restrição de idade

Ao contrário do que ocorre com outras profissões, o mercado da Contabilidade é receptivo aos profissionais de qualquer faixa etária. Desde que sejam competentes e tenham boa qualificação, as empresas não darão importância à sua idade.

Abarca as áreas de Humanas e Exatas

O curso engloba conhecimentos tanto das Ciências Exatas quanto das Humanas, que aparecem em disciplinas voltadas para a Sociologia e Ética, por exemplo. Assim, é uma boa opção para alunos que se identificam com ambas as áreas.

Depois de todas essas informações, já deve ter dado para perceber que a faculdade de Ciências Contábeis é um caminho seguro e promissor. Para usufruir de tudo o que essa área tem a oferecer, basta escolher uma instituição de ensino superior reconhecida no mercado e que realmente possa prepará-lo para ser um profissional de sucesso.

Gostou deste artigo? Continue conosco e saiba mais sobre o curso de Ciências Contábeis!

Posts relacionados

2 thoughts on “Por que cursar uma faculdade de Ciências Contábeis?

  1. Heya are using WordPress for your blog platform? I’m new to the blog world but I’m
    trying to get started and set up my own. Do you need any html coding expertise to make your own blog?

    Any help would be greatly appreciated!

  2. great issues altogether, you simply received a new reader.

    What would you suggest in regards to your publish that you simply made a few days in the
    past? Any sure?

Deixe um comentário