Como funcionam as provas online em aulas remotas?

4 minutos para ler

Com o mercado de trabalho tão concorrido, torna-se cada vez mais importante contar com uma boa formação como diferencial perante a concorrência. Nesse cenário, apoiado pelas rotinas cada vez mais corridas, ganham espaço os cursos de graduação a distância.

Permitindo que o estudante possa se dedicar ao aprendizado quando e onde estiver, a Educação a Distância (EAD) surge para oferecer àqueles que já trabalham a oportunidade de ter um diploma de nível superior, valorizando o currículo.

Porém, ainda há muitas pessoas que têm dúvidas sobre esse formato de curso, principalmente em relação à prova online.

Pensando nisso, neste post, vamos explicar como funcionam as avaliações dos cursos a distância e por que é importante entender esse processo e escolher uma boa instituição de ensino. Continue a leitura e confira!

Como funcionam as provas online em aulas remotas?

Ainda que o curso seja a distância, normalmente, as provas são realizadas de forma presencial. Afinal, essa é a única forma de garantir que o estudante esteja realmente preparado para avançar no curso, dominando os assuntos já trabalhados — e não apenas procurando pelas respostas no material de estudos.

Além dessa opção, há outras formas de avaliar o aprendizado do estudante, como por meio de provas online, trabalhos e exercícios, participação em fóruns, realização de atividades complementares e estudos de caso. No UniFOA, por exemplo, o modelo de avaliação utilizado é o AVD, que utiliza atividades diversas para verificar o entendimento do aluno.

[Guia Prático] 6 Passos para acertar na escolha da profissão

Por que é importante entender o funcionamento da prova online?

Saber como funciona a prova online é importante para que você possa se preparar para obter um bom desempenho, ao conhecer o formato do exame, a linguagem utilizada e o conteúdo que costuma ser cobrado.

Com esse tipo de informação, é possível criar uma organização dos estudos que permita a você, no momento da avaliação, raciocinar de acordo com o que é esperado, sem nervosismo ou esquecimentos ao constituir as suas respostas.

Caso o resultado não esteja de acordo com o almejado, a instituição poderá oferecer tutorias, materiais de apoio ou outras ferramentas para ajudar o aluno a ser mais produtivo nos estudos.

Qual é a importância de escolher uma boa instituição de ensino?

Agora que você já sabe como funciona a prova online e por que é importante entender o seu funcionamento, que tal fazer um curso de nível superior a distância? Se estiver confortável para dar esse passo, saiba que é preciso tomar alguns cuidados antes de realizar a sua matrícula, como optar por uma boa instituição de ensino.

Para isso, analise as estruturas físicas e virtuais oferecidas aos alunos e a opinião de outros estudantes sobre a qualidade do ensino. Também sugerimos pesquisar as especializações do quadro de docentes e, por fim, verificar que o curso escolhido seja reconhecido pelo MEC. Dessa forma, você terá a certeza de que fez um bom investimento para a sua carreira no futuro, oferecendo mais oportunidades para que ela seja bem-sucedida.

Como vimos, entender como funcionam a prova online de cursos a distância é fundamental para se preparar corretamente e obter um bom desempenho na avaliação. Por isso, não perca tempo: escolha o curso ideal, veja como é esse procedimento na instituição de ensino em que você pretende estudar e comece a se preparar agora mesmo!

Se você gostou deste post, aproveite para nos seguir nas redes sociais: estamos no Instagram, no Facebook e no Twitter!

Posts relacionados

6 thoughts on “Como funcionam as provas online em aulas remotas?

  1. I don’t even know how I ended up here, but I thought this post was good.

    I do not know who you are but definitely you are going to a famous
    blogger if you are not already 😉 Cheers!

  2. Hello, Neat post. There’s an issue with your web site in web
    explorer, might test this? IE nonetheless is the market leader and a good
    component of other people will miss your excellent writing due to this problem.

  3. This is really interesting, You’re a very skilled blogger.
    I have joined your feed and look forward to seeking more of your
    great post. Also, I’ve shared your website in my social networks!

Deixe um comentário