Quais atividades para portfólio são importantes para um publicitário?

3 minutos para ler

Em algumas áreas, apresentar somente o currículo não basta para demonstrar seu talento e experiência: é imprescindível a criação de um portfólio. É o que ocorre com o Design, Arquitetura, Fotografia e Publicidade, campos em que o candidato precisa mostrar sua criatividade e potencial por meio dos trabalhos já realizados.

Mas como um publicitário pode fazer essa apresentação? Quais atividades para portfólio são válidas para se destacar nessa carreira? Se você busca essas respostas, vai gostar de conferir o nosso post. Continue a leitura e descubra o melhor jeito de montar esse material para encantar agências e clientes!

O que é e para que serve um portfólio?

O portfólio é um material (físico ou online) que vai reunir seus melhores trabalhos. Trata-se de uma demonstração prática de suas habilidades, o que será fundamental para conseguir uma vaga de emprego ou atrair clientes.

É, portanto, um meio de fazer a divulgação dos serviços que você realiza. Dessa maneira, o candidato não apenas vai escrever no currículo que tem experiência em trabalhar com redes sociais — com o portfólio ele vai mostrar um exemplo real de algo que desenvolveu, o que vai comprovar suas competências na área e também o seu talento.

Qual é a importância do portfólio na área de Publicidade?

Existem alguns segmentos em que demonstrar as soft skills, como a criatividade, é tão ou mais importante quanto ter um currículo impecável. Esse é o caso da área da Publicidade, em que fazer um portfólio é essencial para que os clientes e agências conheçam o trabalho do candidato. 

Imagine que o profissional desenvolveu uma campanha de sucesso para uma empresa X. Se ele apenas relatar ou descrever o que fez, perderá a oportunidade de valorizar seu trabalho. Nesse caso, é recomendado que o profissional apresente as peças e anúncios criados para mostrar as estratégias que utilizou e por que seu serviço tem um diferencial.

Desse modo, as atividades para portfólio para o publicitário podem incluir as melhores experiências na área, como a criação de campanhas e de peças publicitárias, definição de logotipos, desenvolvimento de embalagens de produtos, trabalhos em redes sociais, entre outros projetos relevantes.

Caso você seja recém-formado, é válido colocar nesse material alguns trabalhos acadêmicos importantes, como é o caso do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Como elaborar um bom portfólio e se destacar na Publicidade?

Veja a seguir algumas dicas para produzir um bom portfólio e valorizar seu trabalho:

  • selecione os melhores trabalhos e não todos que você já produziu, pois é importante ser objetivo;

  • organize o portfólio destacando os materiais mais relevantes;

  • inclua no material uma sessão para apresentar você, seus objetivos e qualificações;

  • facilite a navegação pelo portfólio, separando, por exemplo, os trabalhos por categorias;

  • utilize imagens de qualidade, afinal um dos diferenciais desse material é o apelo visual;

  • mantenha o portfólio sempre atualizado, ou seja, nunca deixe de rever os trabalhos e acrescentar suas novas criações de destaque.

Agora que você já sabe quais atividades para portfólio são importantes para destacar o trabalho do publicitário, não perca tempo. Crie um site ou escolha uma plataforma para a divulgação do seu material e consiga as melhores oportunidades no mercado.

Quer ficar por dentro de outras dicas para alavancar sua carreira? É só assinar a nossa newsletter e acompanhar as novidades do blog!

 

Posts relacionados

Deixe um comentário