Quais os principais desafios e benefícios de morar em república?

Morar em república é a solução que muitos estudantes encontram quando precisam sair de casa e começar a sua graduação. Ainda assim, muita gente não sabe exatamente como funciona a rotina de quem divide a casa ou o apartamento com outros estudantes.

Justamente por isso, antes de tomar essa decisão, é preciso saber mais sobre a realidade que esse tipo de convivência oferece, até para que não ocorram arrependimentos futuros. Ficou curioso? Então saiba agora as principais vantagens e conheça também os desafios da vida em república. Confira!

As principais vantagens de morar em república

Veja!

Na economia

A primeira delas é econômica. Dependendo de onde for a sua faculdade, os custos para se manter numa cidade longe da sua casa podem ser maiores do que as suas possibilidades. Sendo assim, morando numa república você pode dividir as despesas e garantir a sua estada sem maiores problemas.

No amadurecimento pessoal

Nessa fase da vida é natural que você tenha alguns costumes muito associados ao seu convívio familiar. Sendo assim, saindo de casa e compartilhando o espaço com outras pessoas, a tendência é que você amadureça, aprendendo a dividir e se integrar coletivamente. No futuro, isso poderá fazer de você uma pessoa mais tolerante com os outros e madura.

No processo de socialização

Quer ter amigos? Então entre em uma república! O convívio diário servirá para tornar mais leve a sua experiência em uma época de muitos estudos, criando condições para que você tenha com quem conversar, dividir experiências e levar a amizade para o resto da vida, algo tão importante quanto qualquer conhecimento científico que você possa conquistar.

As principais desvantagens de morar em república

Veja!

Na organização da casa

É natural que, compartilhando o espaço, você não tenha tanto controle sobre a maneira como as pessoas lidam com questões como a limpeza, por exemplo. Ainda mais numa fase da juventude em que existe a rebeldia e a distância dos pais.

Sendo assim, um ponto negativo nesse tipo de experiência é ter que aturar a desorganização, tão comum em repúblicas.

Nas visitas indesejadas

Sim, este ponto realmente incomoda. Numa fase da vida em que as pessoas deixam as casas dos pais para viver de maneira independente, as visitas indesejadas em repúblicas representam um problema.

Muitas vezes, isso leva a rompimentos sérios de amizades, assim, o ideal é ter regras para evitar constrangimentos, seja diante de festas, seja diante de visitas íntimas.

Na perda de privacidade

Ficar totalmente à vontade como você pode ter o costume de fazer na casa dos seus pais não é muito fácil vivendo em uma república. Nesse ambiente, você pode ter que compartilhar a cozinha, o banheiro e até o seu quarto.

Sendo assim, é necessário se acostumar com a convivência, abrindo mão da privacidade que em muitos casos é desejada e importante para a concentração nos estudos.

Enfim, é preciso saber também que existem outras possibilidades, como alugar kitnets ou seguir na casa dos pais, caso seja possível. Considere as diferentes alternativas e como você acha que pode se adaptar a cada uma delas. Isso será importante para garantir um bom desempenho acadêmico.

Agora que você sabe mais sobre morar em república, não deixe de assinar a nossa newsletter e conferir outras dicas.

Deixe um comentario