Quais são os 5 desafios de um recém-formado e como superá-los?

4 minutos para ler

Fazer uma graduação é sempre um grande passo! Por isso, concluí-la é motivo de comemoração. Acontece que o diploma na mão nem sempre significa um ingresso imediato no mercado de trabalho ou a decolagem da carreira. Sim, existem grandes desafios para um recém-formado.

Conquistar seu espaço em meio a um cenário de disputa pela empregabilidade e chamar atenção com um currículo ainda em construção são alguns deles. A boa notícia é que, se você souber quais são esses desafios, pode se preparar para eles e começar sua carreira na direção certa. Veja!

1. Montar um currículo atrativo

Muitos recém-formados, especialmente aqueles que terminam sua primeira graduação, sentem dificuldade para chamar a atenção de recrutadores com um currículo ainda sem muitos atributos. A formação superior é essencial, mas as empresas podem exigir outros diferenciais, como experiência profissional.

Por isso, vale a pena aproveitar o período da faculdade para ter vivências bem-vindas no currículo, como:

  • estágios;
  • trabalhos voluntários;
  • participação em empresa júnior;
  • intercâmbio acadêmico;
  • experiência com pesquisa acadêmica etc.

Outro diferencial no currículo é o domínio de uma língua estrangeira. Caso possa fazer um curso, ótimo! Se não puder, também é possível aprender muito de forma autodidata, por exemplo, buscando recursos de ensino sobre Inglês ou Espanhol online.

2. Construir networking

Outro desafio é construir uma rede de contatos. Afinal, você é um profissional recente na sua área e pode não ter circulado o suficiente para estabelecer networking. Se quiser melhorar esse aspecto, vale a pena participar de eventos e workshops desde a graduação, manter um bom relacionamento com seus professores e investir em um perfil atrativo no LinkedIn.

3. Pôr a formação em prática

Há uma grande diferença entre a teoria e a prática. O mercado de trabalho exige não apenas conhecimentos específicos da sua área, mas habilidades como relacionamento interpessoal, boa comunicação e capacidade de trabalhar em equipe.

[Guia Prático] 6 Passos para acertar na escolha da profissão

A fim de melhorar essa adaptação da sala de aula para o exercício da profissão, o estágio é uma ótima pedida, mesmo que não seja obrigatório no seu curso. Outra dica interessante é procurar programas de trainee, os quais proporcionam grandes aprendizados práticos e são voltados justamente aos recém-formados.

4. Conseguir boas oportunidades

Para quem conquistou o diploma há pouco tempo e ainda está ganhando experiência, pode ser um desafio e tanto conquistar as vagas dos sonhos. Afinal, a competitividade é grande e é natural que as melhores oportunidades sejam destinadas a profissionais que já estão há mais tempo na estrada.

A dica para superar esse desafio é, novamente, caprichar na construção de um currículo atrativo desde a graduação. Além disso, faça uma maratona de preparação para os processos seletivos, de forma a ter um ótimo desempenho e se destacar.

5. Continuar estudando

Por fim, um dos maiores desafios de um recém-formado é não se acomodar. Isso mesmo! Ao conseguir o primeiro emprego na sua área, muitas pessoas ficam estagnadas Para construir uma carreira de sucesso e ter realização profissional, é importante buscar o aperfeiçoamento constantemente.

Assim, mesmo que você consiga uma ótima oportunidade quando sair da faculdade, não descarte a possibilidade de fazer uma segunda graduação, uma pós ou algum curso de extensão. A formação continuada serve para reciclar seus conhecimentos, descobrir caminhos novos e continuar crescendo.

E aí, gostou de conhecer os principais desafios de um recém-formado? Como vimos, começar a carreira exige mais do que o diploma de graduação. Por isso, comece a pensar desde já em formas de destacar seu perfil e conquistar uma posição competitiva no mercado.

Então, que tal conhecer suas oportunidades para melhorar ainda mais sua formação? É fácil: entre em contato conosco e continue seus estudos no UniFOA!

Posts relacionados

Deixe um comentário