Home Recursos Humanos Vestibular

Recursos Humanos: entenda a demanda por esse profissional no mercado

Se você está terminando o Ensino Médio e pensa em prestar vestibular, certamente já se sentiu indeciso diante do grande número de cursos que são oferecidos pelos centros universitários. Muitas vezes, é difícil ter certeza sobre qual graduação escolher e conseguir informações sobre como será sua atividade profissional após finalizá-la.

Por isso, vamos apresentar alguns dados sobre o curso Recursos Humanos, e sobre como é sua inserção no mercado de trabalho. Confira, abaixo, algumas de suas principais características:

1. O que é o Recursos Humanos e como ele atua dentro da empresa?

O Recursos Humanos é um dos setores mais importantes dentro de uma instituição, pois sua função é mediar os interesses da empresa e de seus funcionários. O profissional da área pode atuar em diversos segmentos, tais como:

• Seleção de novos funcionários;
  • Treinamento;
  • Avaliação de produtividade;
  • Segurança do trabalho;
  • Direitos trabalhistas;
  • Salários e folhas de pagamento;
  • Gerenciamento de cargos;
  • Motivação;
  • Solução de conflitos;
  • Desligamento de funcionários.

O Recursos Humanos, portanto, é um dos grandes responsáveis pelo bom funcionamento da empresa: é ele quem planeja e seleciona novos colaboradores, proporciona o treinamento necessário para que realizem suas funções, identifica e promove líderes, calcula os salários e benefícios de cada um e garante que todos estejam realizando suas tarefas da melhor maneira possível.

A função do RH é atuar diretamente na manutenção de um ambiente de trabalho saudável e sem grandes conflitos.

2. Como o Recursos Humanos influencia no sucesso de uma empresa?

O Recursos Humanos é uma área estratégica, que permite a obtenção de melhores resultados. Isso acontece porque é o RH quem, primeiramente, seleciona e contrata os profissionais mais capacitados e qualificados, que devem apresentar afinidades com as estratégias e características do local.

Além disso, o RH pode gerenciar os trabalhadores e criar técnicas que os mantenham motivados e produtivos, aumentando sua eficiência. Ele consegue, assim, auxiliar a empresa na conquista de metas e objetivos de curto a longo prazo, que tem influência direta em seu crescimento.

3. Por que o profissional de Recursos Humanos tem sido cada vez mais valorizado no mercado?

O Recursos Humanos tem ganhado cada vez mais valor justamente pela importância que ele apresenta no crescimento da empresa e em seu bom gerenciamento.

Essa área tem sido vista como essencial pelos empresários do Brasil e do exterior, que veem a importância de investir no desenvolvimento humano (e não mais apenas em equipamentos e tecnologia) para melhorar a  produtividade e qualidade do serviço.

O RH é, portanto, uma área em constante expansão no mercado de trabalho, devido à procura cada vez maior das corporações por profissionais capacitados que possam auxiliar em suas estratégias.

Porém, ao pensar em fazer esse curso, é importante ser cuidadoso ao escolher a instituição em que vai cursá-lo, pois esta representa um grande papel na sua formação e na carreira que você vai seguir.

Há muitos centros universitários de excelência e credibilidade que formam tecnólogos qualificados e que atendem às necessidades das empresas. Além disso, algumas faculdades oferecem disciplinas semipresenciais, que permitem que os estudantes conciliem o estudo e outras atividades.

Esse post te ajudou a entender a carreira de Recursos Humanos? Então, compartilhe-o com seus amigos nas redes sociais!

Deixe um comentario