Vestibular

Saiba como conseguir e usar resumo de obras literárias para estudar

Quando você está se preparando para fazer uma grande viagem, a melhor estratégia para garantir que esta seja uma experiência inesquecível é investir em um bom planejamento e pensar em todos os detalhes do seu passeio: dos valores e documentos necessários às informações de hospedagem e itinerário.

E agora, vamos mostrar como este mesmo princípio também pode ajudá-lo a utilizar um resumo de obras literárias para potencializar seus estudos na hora de se preparar para a prova de literatura do vestibular. Confira!

Em primeiro lugar, reúna o máximo de informações

Antes de arrumar as malas e iniciar a sua viagem, é muito importante conhecer o maior número de detalhes sobre o lugar para onde você vai e estabelecer a sua trajetória para evitar surpresas desagradáveis no meio do caminho.

Da mesma forma, é indispensável que você conheça a lista de livros exigidos pela faculdade e leia todas as obras na íntegra com bastante atenção: procure entender o contexto histórico em que foram escritas, conheça a fundo a narrativa e seus personagens, pesquise sobre os autores e suas influências e aprofunde seus conhecimentos.

Selecione o que for mais importante

Depois de realizar uma pesquisa completa sobre o destino da sua viagem, a próxima etapa é fazer um mapa para guiar o seu percurso e listar informações como pontos turísticos a serem visitados, bons restaurantes, lugares para se hospedar e tudo aquilo que for importante para garantir o sucesso da sua jornada.

Seguindo esta lógica para seus estudos, comece construindo um mapa mental para visualizar os pontos mais significativos de cada obra, destaque os trechos essenciais da narrativa, estabeleça correlações entre eles, e, por fim, anote aquelas informações-chave que lhe ajudarão a lembrar de passagens específicas da história.

Elabore o seu resumo de obras literárias

Com as principais informações em mãos e tudo organizado, é só cair na estrada! Ou melhor, é só escrever o seu resumo. E para ajudá-lo nesta parte do processo, destacamos alguns fatores que devem ser considerados neste momento:

  • releia suas anotações sobre a obra para verificar se estão realmente coerentes e se certificar de que nenhum trecho importante foi esquecido;

  • pense em como você contaria a história do livro para outras pessoas, a partir das suas anotações, e reescreva a narrativa com as suas próprias palavras;

  • organize seu texto com parágrafos simples e curtos e, para proporcionar uma leitura mais rápida, faça uso de tópicos, listas ou destaque os elementos principais em negrito ou com cores diferentes.

Desta forma, você poderá estudar de uma forma mais dinâmica e assimilar os conteúdos com maior facilidade, além de desenvolver habilidades que serão muito úteis nas provas de redação, como interpretação de textos, capacidade de síntese e organização de pensamentos.

E para que seus resumos sejam mais eficazes, fique atento às aulas, compareça aos plantões para tirar suas dúvidas e conte sempre com o apoio dos professores para deixar as suas anotações ainda mais completas.

Gostou das nossas dicas para elaborar o seu resumo de obras literárias? Deixe o seu comentário ao final do post e conte para gente o que você achou dessa técnica de estudo.

Deixe um comentario