Saiba como está o mercado de trabalho para Nutrição

4 minutos para ler

A preocupação com a saúde e qualidade de vida faz com que, cada vez mais, as pessoas busquem uma alimentação saudável. Mas essa não é tarefa fácil, diante de tantos produtos industrializados e facilidades dos fast-foods.

Nesse contexto, ganha destaque a procura pelos serviços do nutricionista que, de acordo com as características do paciente, elabora um cardápio adequado. Além da área clínica, o profissional pode também fazer orientação e acompanhamento nutricional de atletas.

No entanto, essas são apenas algumas das oportunidades para essa carreira. Neste post mostramos as áreas de atuação e o mercado de trabalho para Nutrição. Confira e veja como essa graduação pode ser a melhor escolha para você!

Quais são as características de um nutricionista?

nutricionista estuda as propriedades nutricionais dos alimentos e utiliza esses conhecimentos para auxiliar as pessoas a modificarem ou melhorarem hábitos alimentares. Portanto, ele está preparado para prescrever e acompanhar dietas. O foco é sempre associar um cardápio equilibrado para a promoção da saúde.

Nesse trabalho, é preciso que o profissional:

  • goste de trabalhar com pessoas;
  • seja empático para conseguir se colocar no lugar do paciente e entender suas necessidades;
  • tenha flexibilidade para atender diferentes demandas e tipos de público;
  • seja comunicativo;
  • saiba como motivar seus pacientes a não desistirem das dietas para que o resultado seja alcançado;
  • esteja sempre atualizado em sua área.

Como está o mercado de trabalho para Nutrição?

O mercado de trabalho para essa carreira está em alta, principalmente pelo aumento da obesidade. Um levantamento do Ministério da Saúde mostrou que a obesidade no Brasil evoluiu de 11,8% para 19,8% entre os anos de 2006 e 2018.

[Guia Prático] 6 Passos para acertar na escolha da profissão

Esse dado mostra que é preciso adotar cardápios mais saudáveis não só na casa da pessoas, mas também em escolas, empresas, hotéis e restaurantes. Por isso, o trabalho do nutricionista é fundamental.

Áreas de atuação

Acompanhe abaixo as áreas em que o nutricionista pode atuar:

  • clínica — atendimento a pacientes para elaborar e orientar uma alimentação específica. É a área para quem quer empreender, ou seja, abrir o próprio consultório;
  • nutrição hospitalar — elaboração de cardápios para pacientes e supervisão de equipes da cozinha industrial de hospitais e clínicas médicas;
  • nutrição em saúde coletiva — trabalho no setor público com comunidades, asilos, escolas, unidades básicas de saúde e programas de saúde da família;
  • alimentação coletiva — elaboração de cardápios e supervisão de equipes da cozinha de indústrias, restaurantes, hotéis e spas;
  • nutrição esportiva — elaboração de plano alimentar para atletas e equipes com o objetivo de melhorar a performance;
  • indústria de alimentos — o nutricionista pode trabalhar no controle de matérias-primas, rotulagem de produtos, testes em cozinhas experimentais, entre outras atribuições.

Como escolher a melhor faculdade para essa graduação?

Se você se interessa pela carreira de Nutrição, precisa escolher uma instituição de ensino superior (IES) bem avaliada pelo Ministério da Saúde (MEC). 

curso de Nutrição do Centro Universitário de Redonda (UniFOA) se destaca por conta dos professores qualificados. Além disso, oferece vários laboratórios, todos bem equipados para que o aluno coloque em prática a teoria aprendida em sala de aula.

Como se vê, o mercado de trabalho para Nutrição está aquecido. Então, se você busca uma carreira promissora na área de saúde, vai se dar bem fazendo esse curso, principalmente se escolher uma IES de qualidade, como o UniFOA.

O que achou do nosso post? Quer acompanhar outros conteúdos como este? É só seguir o UniFOA no FacebookTwitter e Instagram!

Posts relacionados

Deixe um comentário