Saiba o que é e como funciona uma rádio universitária!

Diante das diversas possibilidades que a área da Comunicação oferece, a rádio universitária é uma iniciativa que tem muito a agregar à formação dos estudantes. Afinal, essa é uma maneira interessante de colocar em prática o que se aprende na graduação.

No contexto universitário, uma rádio serve não só como um canal de comunicação, mas especialmente como um laboratório que envolve toda a comunidade acadêmica. Além disso, também se caracteriza como uma atividade de extensão, uma vez que proporciona entretenimento e informação para a sociedade.

Quer saber mais sobre as rádios universitárias? Então, continue a leitura deste post para entender como elas funcionam e descobrir o que você precisa fazer para adquirir uma experiência como essa!

Como funciona uma rádio universitária?

A rádio universitária é o resultado do trabalho de funcionários, professores e alunos de vários cursos. A produção de conteúdo tem forte participação dos estudantes, tanto dos que ainda estão iniciando a graduação, quanto dos que estão perto de se formar.

São veiculadas notícias relacionadas à própria instituição, mas também sobre o que está acontecendo no país e no mundo. A programação inclui, ainda, outros conteúdos que podem variar desde música até boletins de divulgação científica. O espaço é bastante democrático e a comunidade acadêmica como um todo é estimulada a participar das produções.

Como trabalhar em uma rádio universitária?

Levando em conta o tipo de trabalho que é realizado em uma rádio, esse é o ambiente ideal para alunos dos cursos da área de Comunicação, como os que destacamos a seguir:

Jornalismo

O noticiário é uma parte fundamental da rádio universitária, de modo que os graduandos do curso de Jornalismo têm uma excelente oportunidade de colocar os conhecimentos em prática e se preparar para o mercado de trabalho. É a chance perfeita de absorver melhor o que é estudado em várias disciplinas, como as de Radiojornalismo, Redação Jornalística e Técnicas de Reportagem, Entrevista e Pesquisa.

Ao trabalhar na rádio, o estudante experimenta atividades que fazem parte da atuação de um jornalista. Alguns exemplos disso são a produção de pautas, pesquisa de notícias e checagem de fatos, entrevistas, redação, edição, coberturas de eventos e até mesmo a locução de programas de rádio.

Publicidade e Propaganda

Alunos de Publicidade e Propaganda também se beneficiam bastante da experiência que a rádio universitária proporciona. Até porque, tendo em vista que o rádio é um meio de comunicação amplamente utilizado para a divulgação de marcas, o curso inclui disciplinas como a de Criação e Redação Publicitária em Rádio.

Na rádio, os graduandos conseguem exercitar o que aprenderam sobre criação de peças e campanhas publicitárias. Um exemplo interessante do que pode ser feito nesse contexto é a produção de jingles — aquelas mensagens publicitárias em forma de música que são tão usadas para difundir uma marca.

Você já conhece a Rádio UniFOA?

Depois de entender melhor do que se trata uma rádio universitária, você deve estar curioso para conferir mais de perto como todo o trabalho que descrevemos até aqui se aplica. Para isso, é só acessar a webradio do Centro Universitário de Volta Redonda, primeira da região Sul Fluminense e que já tem mais de 10 anos de atividade.

Rádio UniFOA é uma rádio universitária que oferece conteúdo 24 horas por dia por meio da internet. A programação inclui o Radar News, com notícias nacionais e internacionais, o Som da Ciência e o Boletim de Notícias, que trazem, respectivamente, a divulgação científica e as principais informações referentes à instituição. Para completar, você ainda pode ouvir vários podcasts e muita música. Então, acesse e aproveite!

Ficou interessado nesse tipo de trabalho? Continue se informando sobre a área da Comunicação com o nosso artigo que explica o que se aprende no curso de Jornalismo!