Saiba quais são as 5 maiores tendências para designers!

O design é uma área que exige que os profissionais estejam sempre antenados, por dentro de todas as novidades e tendências. Afinal, o designer é ele mesmo responsável por ditar moda e definir os novos rumos da área.

Então, quais são, atualmente, as maiores tendências para designers? As estratégias, procedimentos e estilos que você absolutamente deve conhecer? Profissionais atuantes, apaixonados pela área e estudantes de design se preparando para entrar no mercado de trabalho, o post de hoje é para vocês! Venham com a gente e fiquem atentos.

1. Sites leves

Uma pesquisa da Compuware mostrou que 7 em cada 10 usuários aguarda apenas 5 segundos para que uma página da internet carregue.

Além disso, 71% dos entrevistados afirmaram esperar a mesma velocidade da internet, independentemente do aparelho utilizado. Ou seja, para o usuário, sites acessados em tablets, smartphones e computadores devem carregar com a mesma rapidez.

Para que isso seja possível, o design das páginas deve ser leve. Otimize o uso de imagens e outros recursos audiovisuais, empregando-os somente quando for realmente necessário. Dessa forma, você garante o acesso ao site da maneira esperada pelo usuário, impedindo-o de ir embora antes mesmo de ele acessar o conteúdo do site.

2. Cores vibrantes e chamativas

Sabe aquele visual minimalista e repleto de cores frias que estamos habituados a ver em filmes de ficção científica ambientados no futuro? Ele é tão característico que, logicamente, foi (e ainda é) utilizado por muitas empresas de tecnologia.

Entretanto, quando o assunto é design da vida real, esse visual clean quase que unanimemente remete à Apple. Portanto, é preciso buscar uma identidade própria. Assim, em 2017, o cinza, o preto e o branco começam a ficar para trás, enquanto cores vibrantes, divertidas, irreverentes e chamativas ganham espaço.

A ideia é realmente chamar a atenção, capturando o olhar por meio da inovação e da ousadia das cores. Portanto, abuse do neon e não tenha medo de ousar! Também é interessante aplicar essa tendência ao minimalismo clássico, utilizando cores vibrantes sobre fundos neutros.

A tendência garante uma identidade exclusiva da sua marca, fazendo com que as cores escolhidas por você tornem-se uma referência na mente dos clientes.

3. Fontes fortes

A tipografia é um elemento fundamental para atrair a atenção do público. Entretanto, com a saturação de conteúdo, torna-se cada vez mais complicado fazer isso com rapidez. A solução é a tendência das fontes fortes, que quebram a monotonia e atraem os olhares instintivamente.

Utilize a tipografia também para guiar o olhar do público pelo conteúdo, orientando-o sobre a importância de cada elemento exclusivamente pelo tamanho e tipo de fonte utilizado. A necessidade por fontes fortes é resultado também da definição cada vez maior das telas dos dispositivos móveis, pois o design precisa acompanhar esse avanço.

4. Fotos espontâneas

Qualquer pessoa que entenda minimamente de design, ou mesmo que esteja apenas acostumada à navegar pela web, certamente reconhece as tradicionais stock images.

Tratam-se daquelas fotos clássicas de pessoas em escritórios, abraçadas, comendo, conversando, enfim, realizando diversas atividades cotidianas de maneira genérica. Afinal, elas precisam ser básicas para poderem ser utilizadas pelo maior número de clientes possíveis e por um longo período de tempo.

Entretanto, as stock images não combinam com a procura do público atual por identidade e personalidade. Portanto, deixe a perfeição de lado e procure utilizar fotos espontâneas em seu site. Elas realmente vão transmitir os sentimentos desejados ao público.

5. User Experience Design

O usuário de hoje busca uma experiência memorável e única. Assim, a última das grandes tendências para designers é o User Experience Design, o design preocupado com a experiência do usuário.

Aqui, o design não tem função apenas estética ou funcional, mas de realmente interagir com e engajar o usuário. As necessidades e desejos do consumidor tornam-se fundamentais, trazendo uma maior interação entre cliente e marca.

Gostou de conhecer os rumos do design? Tem amigos ou conhecidos que também se interessam pela área? Então, compartilhe este post nas suas redes sociais sobre as tendências para designers!