Solucione as suas dúvidas sobre o que é Ciências Biológicas!

6 minutos para ler
Você gosta de animais e plantas, de ficar em contato com a natureza e pesquisar sobre diferentes formas de vida? Precisa então entender o que é Ciências Biológicas — uma profissão que vai unir essas paixões e ainda oferecer amplas possibilidades de atuação.

O curso de graduação é oferecido nas modalidades bacharelado e licenciatura e sua escolha vai depender de seus objetivos de carreira.

Para ajudar você nesse momento de decisão, preparamos este post que vai tirar suas dúvidas sobre o curso, possibilidades de atuação e sobre o mercado de trabalho. Continue a leitura e descubra se essa faculdade se encaixa no seu perfil!

Afinal, o que é Ciências Biológicas?

A Biologia estuda a vida, os seres vivos macro e microscópicos e suas interações com o meio ambiente — além de pesquisar a origem, o desenvolvimento, a evolução e o funcionamento dos organismos.

É uma área muito abrangente e em crescimento constante, pois está diretamente ligada a questões da atualidade, como pesquisas genéticas, análises de microrganismos causadores de doenças e também aos debates sobre a preservação dos recursos naturais e proteção do meio ambiente.

Que conhecimentos você vai aprender durante a graduação?

Se você tem interesse em realizar essa graduação, precisa decidir qual modalidade seguirá. São duas opções:

Licenciatura

É um curso com um enfoque mais pedagógico, pois é uma formação voltada para quem pretende se tornar professor. Assim, além das disciplinas específicas da Biologia, na licenciatura o aluno aprende sobre didática, metodologia de ensino, filosofia da educação, legislação da educação básica e políticas educacionais.

Com o diploma, você estará apto a dar aulas de Biologia no Ensino Fundamental, Ensino Médio, cursos técnicos e pré-vestibulares. O licenciado pode atuar ainda em projetos de educação não formal, como em museus, parques, unidades de conservação, empresas e escolas.

Bacharelado

Já o bacharelado em Ciências Biológicas tem um enfoque mais voltado à área de pesquisa e para uma atuação mais abrangente — como meio ambiente, laboratórios, centros de pesquisa, indústrias, saúde pública, zoológicos, reservas naturais, entre outras áreas.

A duração média do curso de Ciências Biológicas é de 4 anos independentemente da modalidade escolhida. É importante destacar também que as disciplinas não serão focadas somente na área da Biologia — você também encontrará matérias que englobam Física, Estatística e Química.

Além disso, tanto o aluno da licenciatura quanto do bacharelado precisa fazer o estágio supervisionado obrigatório e realizar o trabalho de conclusão de curso (TCC).

O que um biólogo faz?

Se você está interessado em saber o que é Ciências Biológicas, já percebeu que é um campo profissional muito abrangente. De acordo com o Conselho Federal de Biologia (CFBio), são mais de 80 áreas em que o biólogo pode trabalhar.

Veja algumas opções de atuação nessa carreira:

Bioinformática

É uma área que trabalha para o desenvolvimento de programas de computação para facilitar a pesquisa em Biologia, principalmente na área de Genética e Biologia Molecular. O profissional cria modelos tridimensionais de moléculas e estruturas celulares para facilitar o estudo das funções biológicas.

Biologia marinha

O biólogo marinho faz a coleta e identificação de espécies marinhas para o estudo das relações entre eles e com o ambiente. Além disso, pode atuar com pesquisas e projetos de conservação da vida marinha.

[Guia Prático] 6 Passos para acertar na escolha da profissão

Biologia molecular

Estudo e análise do material genético de seres vivos para compreender a sua formação e possíveis mutações celulares.

Biotecnologia

Manipulação e estudo de organismos em laboratório e pesquisas sobre seu uso para a indústria de alimentos e medicamentos.

Botânica

É o ramo da Biologia voltado para a pesquisa de plantas, sendo assim, é um campo com atuação variada, como o trabalho em laboratórios, zoológicos, museus, herbários, estufas e até órgãos públicos.

O profissional pode pesquisar novos extratos de plantas para medicamentos ou cosméticos, analisar efeitos da poluição e mudanças climáticas em espécies vegetais, entre outras atribuições.

Genética

O biólogo que atua na área da Genética trabalha com pesquisas de mapeamento genético e de uso de células-tronco. Pode realizar exames para diagnósticos de doenças genéticas e análise de DNA para testes de paternidade.

Meio ambiente

O biólogo trabalha com programas de proteção ambiental, avaliação do impacto causado pelas empresas nos ecossistemas e apresentação de relatórios com medidas para redução dos efeitos negativos sobre o planeta.

Ensino

Além de atuar como professor da educação básica, o licenciado em Ciências Biológicas também pode desenvolver ações de educação e conscientização em espaços como museus, parques e unidades de conservação.

Taxonomia

É a área da Biologia que trabalha na identificação de novas formas de vida e sua classificação, individual ou em grupo. É uma área com alta demanda, principalmente no Brasil, país que apresenta uma grande biodiversidade.

Zoologia

Estudo da genética, evolução dos animais, suas relações com o ambiente, além do levantamento da diversidade animal e identificação de novas espécies.

Qual é o perfil desse profissional?

O profissional de Ciências Biológicas deve, em primeiro lugar, gostar de trabalhar com diferentes formas de seres vivos e ter respeito pela natureza. É uma profissão que vai exigir algumas competências, como:

  • ser observador;
  • ser curioso;
  • ser questionador;
  • ter um olhar crítico;
  • gostar de fazer pesquisas.

Para quem quer se tornar um licenciado na área, é importante também ter habilidades de comunicação, paciência e gostar de ensinar e de trabalhar com crianças e jovens.

Como está o mercado de trabalho para os biólogos?

Para os profissionais com bacharelado em Ciências Biológicas, uma das áreas em maior crescimento é a ambiental. Graças à preocupação global com a adoção de medidas que reduzam os danos ao meio ambiente, as empresas e órgãos públicos estão em busca de especialistas que estejam à frente dos projetos e políticas de sustentabilidade.

O trabalho do biólogo também tem se destacado na área da saúde, principalmente no trabalho de pesquisa com células-tronco. E, para os licenciados, a demanda por profissionais é frequente tanto nas escolas públicas quanto particulares.

Agora que você já sabe o que é Ciências Biológicas e como a profissão pode ser promissora, tanto para os bacharéis quanto para os licenciados na área, comece então a se programar para cursar essa graduação e ter uma carreira de sucesso!

Gostou do nosso post? Quer ficar por dentro de outras dicas sobre cursos superiores e mercado de trabalho? Então, assine agora mesmo a nossa newsletter!

[eBook] Guia Definitivo da Orientação Vocacional
Posts relacionados

Deixe um comentário