4 técnicas de redação para você melhorar a sua nota na prova

3 minutos para ler

Uma boa escrita e a clareza para organizar as ideias é essencial para ter destaque em avaliações. Para isso, é possível usar algumas técnicas de redação, que ajudam a se sair bem com as produções de texto. Elas são ótimas para quem tem dificuldades com esse tipo de atividade, mas também são indicadas para aqueles que gostam de escrever e querem se aprimorar.

A redação é, sobretudo, uma questão de prática, portanto, se o desejo é dominar essa habilidade, o melhor caminho é exercitando a escrita frequentemente. Porém, o ideal é que isso seja feito a partir de boas estratégias, que ajudam a evoluir sempre.

Quer aprender mais sobre as ferramentas para produzir ótimos textos? Continue a leitura e confira 4 exemplos.

1. Elaborar um projeto do texto

Elaborar um projeto é uma ótima técnica de redação, pois faz com que ela fique bem organizada e que transmita a mensagem desejada. Com isso, você não perde tempo de escrita com coisas que não são relevantes, além de evitar fugir do tema.

Antes de começar, pense no tamanho do texto que construirá e o que pretende abordar nesse espaço. Atente à estrutura pedida e siga as orientações na elaboração do esboço. Essa técnica torna a escrita muito mais concisa e facilita bastante a construção, o que ajuda a ganhar tempo.

2. Observar as características da redação

Cada redação tem suas características e os processos seletivos têm exigências diferentes quanto a isso. Na maioria das vezes, o gênero textual pedido é o dissertativo-argumentativo. Esse é o caso de grandes exames, como o Enem.

[Guia Prático] 6 Passos para acertar na escolha da profissão

É importante conhecer o que caracteriza esse gênero e também atentar para as orientações de cada avaliação. Algumas esperam elementos específicos, como a proposta de intervenção do Enem ou a exigência de título em alguns vestibulares. É fundamental observar todas as instruções atentamente para adequar o seu texto.

3. Analisar as palavras-chave do tema

Caso tenha uma proposta de redação, como acontece nos processos seletivos, é bom destacar as palavras mais importantes sobre o assunto. Elas orientam a sua produção, pois mostram os aspectos que deverão ser abordados.

Perceba que, por exemplo, para escrever uma redação sobre o tema “Os desafios do combate às Fake News é preciso falar não apenas do problema das notícias falsas, mas de quais são as dificuldades de combatê-las.

4. Pensar nas referências para a argumentação

Um bom texto precisa estar embasado por uma argumentação forte. Nesse sentido, contar com referências de fontes confiáveis e relevantes é essencial. É interessante saber o que pretende defender desde a elaboração do projeto.

A dica para ter uma visão crítica sobre temas diversos é acompanhar os principais acontecimentos do Brasil e do mundo, preferencialmente a partir de diferentes canais, que compartilhem informações seguras.

Como vimos, as técnicas de redação podem ajudar muito a melhorar os seus textos, o que aproxima você da sonhada aprovação. Vale reforçar: é importante que a escrita se torne parte da rotina e que você observe essas estratégias na hora da produção. Assim, suas habilidades ficarão cada vez mais desenvolvidas.

Procurando o curso ideal para você? Entre em contato com a UniFOA e conheça nossas opções.

[eBook] Guia Definitivo da Orientação Vocacional
Posts relacionados

Deixe um comentário