Confira agora 7 tipos de inteligência e saiba qual é o seu

Você já deve ter percebido, ao conversar com os seus amigos e colegas, que algumas técnicas de memorização podem funcionar para algumas pessoas e não para outras. Isso acontece por causa dos diferentes tipos de inteligência de cada um.

Ao saber qual é o seu tipo de inteligência, é possível utilizar as estratégias certas para absorver os conteúdos requisitados, considerando tanto o seu perfil de estudante como as suas necessidades individuais.

Se você tem interesse em descobrir como ser mais produtivo nos estudos, não perca este post. Nele, vamos explicar quais são os principais tipos de inteligência e como saber qual é o seu. Continue a leitura e confira!

Quais são os principais tipos de inteligência?

1. Inteligência lógica

Esse é um dos tipos de inteligência mais conhecidos, pois age como um fator determinante para que a pessoa desenvolva raciocínios lógicos e resolva problemas rapidamente. Por se relacionar com a identificação de padrões, ela apresentará uma boa memória e facilidade para lidar com matemática, assim como organização e disciplina.

2. Inteligência linguística

A linguística nada mais é do que a capacidade de transmitir uma ideia por meio da escrita ou da fala. Portanto, o indivíduo que tem esse tipo de inteligência apresentará maior facilidade para aprender línguas estrangeiras e aprender por meio de textos, redações e debates.

3. Inteligência espacial

Estudantes com inteligência espacial costumam ser observadores, uma vez que apresentam a tendência de associar imagens a conteúdos e processar informações tridimensionais. Dessa forma, aprendem com mais facilidade se utilizarem diagramas e conteúdos multimídia, por exemplo.

Leia também:  2º Congresso “Tudo é ciência” é atração da semana do UniFOA

4. Inteligência motora

A inteligência motora está relacionada à coordenação corporal e cinestésica, assim como aos reflexos apurados e movimentos precisos. Assim, esses alunos terão o aprendizado estimulado sempre que estiverem lidando com o conhecimento de forma prática, como na realização de simulações.

5. Inteligência intrapessoal

A inteligência intrapessoal é encontrada em estudantes mais introspectivos, que costumam ser tímidos e solitários. Por conta disso, eles obtêm melhores resultados no aprendizado se puderem evitar a interação com os demais alunos, como em atividades de escrita e em projetos individuais.

6. Inteligência interpessoal

Por sua vez, a inteligência interpessoal é encontrada naqueles indivíduos que gostam de interagir com os demais, sendo favorecidos por atividades que envolvam outras pessoas, como dinâmicas em grupo e organizações de eventos.

7. Inteligência musical

Por fim, a inteligência musical diz respeito à facilidade de identificar sons e tocar instrumentos musicais. Por isso, ela é encontrada, muitas vezes, em indivíduos emotivos e sensíveis, podendo ser estimulada ao utilizar atividades que trabalhem com elementos sonoros aliados ao aprendizado.

Como saber qual é o seu tipo de inteligência?

Agora que já conhece os principais tipos de inteligência, deve estar se perguntando em qual deles você se encaixa, não é mesmo? Pois saiba que não há um teste padronizado para descobrir essa resposta, uma vez que podemos nos enquadrar em mais de uma dessas categorias.

Leia também:  5 dicas valiosas de como estudar História para o Enem

Portanto, para que consiga aproveitar os seus estudos ao máximo, o ideal é praticar o autoconhecimento. Ver como você resolve problemas e quais são as atividades de que mais gosta podem ajudar nesse momento.

Como vimos, conhecer os principais tipos de inteligência é fundamental para que você consiga aproveitar ao máximo os seus estudos, utilizando estratégias que se encaixem com o seu perfil e as suas necessidades para acabar com a dificuldade de aprendizagem de novos conteúdos.

Se você gostou deste post, aproveite para compartilhá-lo com os seus amigos nas redes sociais. Assim, eles também poderão conhecer esse conceito e utilizá-lo em seus estudos!

COMPARTILHAR

Leia também...

Escolha abaixo a melhor opção

Olá! Sou seu assistente Virtual. Posso te ajudar?

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais.

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas