Conheça 5 tipos de trabalhos acadêmicos e suas principais diferenças

3 minutos para ler

Ao entrar na faculdade, é preciso fazer diferentes tipos de atividades, essenciais para a formação profissional. Assim, os trabalhos acadêmicos ajudam na formação do estudante, garantem a ampliação dos conhecimentos e disseminam as descobertas feitas nas instituições de ensino.

Os trabalhos entregues seguem um padrão mais formal de redação, que respeita as diretrizes da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Isso garante que pessoas de qualquer lugar do país compreendam as informações apresentadas e identifiquem as fontes pesquisadas.

Na maioria dos casos, os trabalhos podem ser usados para publicação em periódicos, obtenção de nota nas disciplinas ou mesmo para os seus estudos pessoais. Para ter um bom desempenho na graduação, é importante conhecer os formatos de trabalhos acadêmicos mais frequentes.

Confira nas próximas linhas os 5 tipos de trabalhos acadêmicos e suas particularidades.

1. Resumo

O resumo é um tipo de trabalho acadêmico muito frequente. Nele, você apresenta as principais ideias de um texto ou obra de maneira bastante objetiva. A recomendação é que o resumo tenha aproximadamente 30% do tamanho do material original. Assim, se o texto tiver 10 páginas, o resumo terá 3.

Ele pode ter diferentes enfoques, como os conceitos da obra e a metodologia utilizada, ou ser mais geral. Também é possível fazer o resumo crítico, em que se apresenta a opinião a partir da leitura. No entanto, deve-se optar por essa abordagem apenas quando ela é solicitada no trabalho, pois o resumo normalmente deve ter uma visão objetiva.

[Guia Prático] 6 Passos para acertar na escolha da profissão

2. Resenha crítica

A resenha crítica é similar ao resumo, porém, é mais aprofundada. Além da leitura da obra, ela apresenta informações sobre o autor, contextualização histórica, interpretação das informações e relação com outros textos. Dessa forma, a resenha crítica tem mais de uma referência.

3. Fichamento

Esse recurso contribui com os demais trabalhos acadêmicos, pois ele ajuda a organizar as leituras. No fichamento, você destaca trechos importantes dos textos, de maneira estruturada. Assim, no momento da escrita de um trabalho, as referências já estarão prontas para serem consultadas.

4. Artigo científico

Os artigos científicos são frequentes na vida dos universitários, que precisam ler e produzir textos nesse formato durante o curso. Eles tratam de um tema de maneira mais completa, com diferentes métodos. Podem provocar reflexão, mostrar os resultados de alguma ação, relacionar autores, entre outras funções. São muito presentes em apresentações de congressos e publicações em revistas.

5. Monografia ou TCC

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é entregue ao final de uma graduação ou de uma especialização, como resultado dos conhecimentos adquiridos com os estudos. Ele pode ter diferentes formatos, que variam conforme a área.

O mais aceito é a monografia, que apresenta de maneira analítica um tema, com a base teórica consolidada. Porém, também é possível que o TCC seja um produto, como site, documentário, livro etc.

Os trabalhos acadêmicos são importantes para aprofundar os conhecimentos e ajudam na formação profissional. Na maioria das vezes, os cursos contam com encontros sobre a realização dos trabalhos, para tirar as dúvidas que surgirem durante o processo.

Ajude outras pessoas a conhecerem mais sobre os trabalhos acadêmicos compartilhando este texto em suas redes sociais!

Posts relacionados

Deixe um comentário