Vestibular online: saiba como funciona e veja dicas para ir bem

O período de estudar para passar no vestibular é estressante para o futuro universitário; afinal, há uma série de pressões. Porém, se souber onde focar o tempo e a energia, terá uma grande vantagem.

Quem já passou por essa etapa sabe que, para se preparar para o vestibular online ou presencial, não basta estudar os conteúdos que serão cobrados nas provas dissertativas ou de múltipla escolha: também é preciso treinar o formato de redação exigido pela instituição de ensino.

Pensando nisso, neste post, vamos explicar qual é a importância de se preparar para o vestibular e como se dar bem na redação. Além disso, vamos mostrar como funciona o vestibular online do UniFOA.

Tem interesse no assunto? Então, continue a leitura!

Qual é a importância de se preparar para o vestibular?

Evitar o estresse no vestibular é fundamental para se dar bem na prova. Para isso, é preciso se preparar para o exame:

• estudando o conteúdo cobrado;
  • ficando por dentro das atualidades;
  • conhecendo todas as particularidades do processo seletivo.

Estudar o conteúdo abordado costuma ser o que todos os vestibulandos já fazem. Porém, muitos deles, durante a preparação, acabam deixando de fora as atualidades. Esse é um erro grave, pois esse conteúdo tem sido cada vez mais cobrado nas provas.

Portanto, procure sempre acompanhar as principais notícias sobre o Brasil e o mundo em jornais, revistas e, até mesmo, na televisão e na internet. Porém, dê preferência às fontes confiáveis para evitar cair em fake news!

É importante também ter atenção às particularidades do processo seletivo para o qual você está se preparando. Algumas instituições, por exemplo, dividem o vestibular em duas fases, enquanto outras selecionam os seus futuros estudantes apenas com uma prova e uma redação. Há, ainda, aquelas que aproveitam a nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) para a admissão. Por isso, fique de olho no regulamento!

Como funciona o vestibular online do UniFOA?

O UniFOA oferece duas possibilidades de ingresso para aqueles que desejam estudar no centro universitário: utilizando a nota do Enem ou realizando uma redação na plataforma da instituição.

Em tempos de pandemia, o vestibular online oferece uma excelente vantagem: a de não precisar se deslocar até um determinado endereço para a realização da prova. Além disso, o UniFOA reserva 50% das vagas de todos os seus cursos para essa forma de ingresso.

Se optar por essa modalidade, o vestibulando terá até 2 horas para entregar um texto de 1.700 a 3.000 caracteres sobre um tema que será sorteado no início do processo seletivo. A redação terá peso 100, sendo necessário fazer no mínimo 20 pontos para participar da seleção.

Como se dar bem na redação?

Viu só como é importante dedicar uma parte da sua preparação para o treino da redação? Um texto bem feito pode colocar você no ensino superior, em busca da carreira dos sonhos!

Quer saber como se dar bem nessa produção? Confira algumas dicas a seguir!

Pratique o modelo da redação

Nem todos os vestibulares do país cobram o mesmo formato de redação. Normalmente, pedem um texto dissertativo e argumentativo, mas podem optar por uma carta de apresentação, uma resenha ou um artigo. Por isso, é importante atentar às instruções do edital.

Faça simulados

Assim como um atleta treina para obter bons resultados nos esportes, o vestibulando precisa praticar as redações sempre que puder, simulando a capacidade de argumentar sobre diversos temas dentro do tempo estipulado. Uma excelente forma de fazer isso é utilizando as propostas de anos anteriores.

Capriche na gramática e na ortografia

Por fim, lembre-se de ter bastante cuidado com a gramática e a ortografia ao escrever. Afinal, na hora da correção, a banca examinadora poderá descontar pontos por conta de erros desse tipo. Como os vestibulares são processos seletivos concorridos, esse pode ser o diferencial que fará com que você consiga ou não a sua vaga!

Como vimos, o vestibular online é uma ótima alternativa para conquistar o seu lugar no ensino superior, principalmente em tempos de pandemia. Portanto, verifique os editais das instituições de ensino de seu interesse e comece agora mesmo a se preparar!

Se você deseja prestar o vestibular online do UniFOA, acesse o nosso Portal do Candidato e veja todas as informações!

7 thoughts on “Vestibular online: saiba como funciona e veja dicas para ir bem

1. I like the helpful info you provide in your articles. I will bookmark your blog and
    check again here frequently. I am quite certain I
    will learn lots of new stuff right here! Best of luck for the next!

2. I was pretty pleased to find this web site. I need to
    to thank you for ones time due to this fantastic read!!

I definitely appreciated every little bit of it and i also have you book marked to see new information on your
    website.

3. Great blog! Is your theme custom made or did you download it from somewhere?
    A theme like yours with a few simple tweeks would really make my blog jump out.

Please let me know where you got your theme.
    Kudos

4. Does your website have a contact page? I’m having a tough time locating it but, I’d like to
    shoot you an email. I’ve got some ideas for your blog you might
    be interested in hearing. Either way, great website and I look forward to seeing it expand over time.

5. Wow that was strange. I just wrote an incredibly long comment but after I
    clicked submit my comment didn’t appear. Grrrr… well I’m not
    writing all that over again. Anyways, just wanted to say
    fantastic blog!

6. Does your blog have a contact page? I’m having trouble locating
    it but, I’d like to send you an e-mail. I’ve got
    some recommendations for your blog you might be interested in hearing.

Either way, great blog and I look forward to seeing it improve over time.