Como funciona o vestibular UniFOA? Confira este guia

6 minutos para ler

O momento de entrar na faculdade costuma causar certa ansiedade nos estudantes, afinal, é um passo significativo para o começo da vida profissional. Ao mesmo tempo, ele é marcado por dúvidas, sendo as principais delas sobre os processos de provas e de matrícula. Por isso, antes de confirmar qualquer inscrição, sugerimos a você ficar por dentro de como funciona o vestibular UniFOA.

Além do mais, vale lembrar que, mesmo durante a pandemia, nem todas as instituições conseguiram se adaptar às novas exigências, obrigando os estudantes a ficarem com o ensino defasado.

No UniFOA foi diferente. Houve adaptação desde o começo, deixando os alunos à frente no mercado de trabalho. Para ajudar você a ficar por dentro dos pontos mais importantes, conversamos com Mayara Laísa, assistente administrativa no CRM do UniFOA, que nos trouxe algumas informações pertinentes. Continue!

Qual é a composição do vestibular UniFOA?

O UniFOA, até antes da pandemia, realizava o Vestibular em duas modalidades, o presencial e a outra modalidade usada era o aproveitamento da nota do ENEM. Na primeira modalidade, o candidato precisava fazer duas provas, uma Prova de Redação e uma Prova Objetiva, respondendo a questões objetivas e encontrando a melhor resposta, dentro de cinco alternativas.

Para obter um bom resultado no teste, exigem-se noções de atualidades no vestibular, interpretação de texto, gramática, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Biologia, Química, Física e Matemática. A redação também compõe a prova e precisa ser muito bem escrita, a fim de garantir as melhores posições.

O que é avaliado no vestibular online UniFOA?

Agora, durante a pandemia, o UniFOA adotou o vestibular online. “Não só a gente, mas muitas instituições precisaram adaptar o procedimento, já que, devido ao distanciamento social, o vestibular tradicional precisou ser suspenso. Essa mudança foi bastante importante, pois contribuiu para conseguirmos dar continuidade aos cursos”, afirma Mayara.

Devido à adaptação para o meio digital, a prova também precisou se adequar. “Com exceção de Medicina, que o vestibular é 100% pela utilização da nota do Enem, no último semestre, o sistema de avaliação para os demais cursos passou a ser, além da utilização da nota do ENEM, também a Prova de Redação Online, que pode abranger diferentes temas. No entanto, é possível que, nos próximos, algumas questões objetivas comecem a fazer parte”, conta a assistente administrativa

Mesmo sendo novidade, o vestibular online já apresenta suas vantagens. Entre elas, podemos citar a facilidade de poder fazer a prova no momento mais adequado e no conforto de casa, sem a preocupação com as situações típicas do vestibular tradicional, como engarrafamento, atrasos, o lanche e demais regras do edital.

Como é a inscrição do vestibular UniFOA e qual é o tempo de duração da prova?

Tanto para o vestibular utilizando a nota do ENEM ou Prova de Redação Online, o candidato realiza a inscrição pelo site do UniFOA no Portal do Candidato. Ao final da inscrição, será gerado um resumo com os dados gerados pelo candidato, para a confirmação.

No ato da inscrição o candidato que optar em participar do vestibular utilizando a nota do ENEM precisa informar o Número de Inscrição do ENEM.

[Guia Prático] 6 Passos para acertar na escolha da profissão

A prova de Redação Online pode ser realizada logo em seguida, a critério de cada um. De qualquer forma, é importante prestar atenção no prazo para realização da prova, que costuma terminar no último dia de inscrição.

“Assim, a pessoa pode se inscrever no primeiro dia de inscrição, mas optar por fazer a prova só no último. Ao selecionar a opção para a realização da prova, o candidato recebe todas as informações mais relevantes sobre as regras da prova. Ao clicar no botão ‘iniciar’, recebe o tema e tem duas horas corridas para concluir, salvar e enviar”, esclarece Mayara.

Quanto tempo demora para sair o resultado?

A ansiedade em saber o desempenho é tão grande, que os dias até parecem mais longos, não é? No entanto, de acordo com Mayara, não há necessidade de muita espera. “Costumamos especificar essas datas no edital do vestibular. O resultado não chega a sair logo depois de terminar a prova, mas também não é preciso esperar um prazo longo. Varia de uma semana a dez dias”.

Como se dar bem no vestibular UniFOA?

De modo a garantir um bom resultado, é recomendado fazer um cronograma de estudos, definindo matérias e horários. Para treinar as questões objetivas, a maneira mais indicada é realizar um simulado do vestibular. Aqui, existe a possibilidade de resgatar provas passadas da instituição ou de montar um simulado personalizado, separando questões de cada disciplina.

Independentemente se for o vestibular online ou o tradicional, é fundamental fazer uma boa redação. Para isso, é possível treinar antes, escrevendo em casa. Em geral, os temas têm relação com acontecimentos do momento, portanto, não deixe de acompanhar notícias e de ler diferentes pontos de vista sobre determinada situação.

Passei no vestibular, e agora?

Depois de tanta dedicação, você merece comemorar! Esse é um passo importante para as futuras conquistas e que torna aqueles objetivos mais concretos. Agora, será preciso realizar a matrícula no UniFOA portando:

  • Documento de identidade e CPF, seu e do fiador, se for o caso;
  • Comprovante de residência, seu e do fiador;
  • Título de eleitor, com comprovante de votação da última eleição ou justificativa;
  • Documento que prove estar em dia com o Serviço Militar;
  • Certidão de nascimento ou casamento;
  • Diploma ou histórico escolar no ensino médio e comprovante de conclusão, que satisfaça as exigências do MEC;
  • Foto digital recente 3X4;
  • Comprovante de pagamento da primeira parcela.

As aulas no UniFOA, por enquanto, estão acontecendo online. “Estamos usando a plataforma do Teams. Lá são criadas turmas conforme a disciplina e o horário de aula normal, e o aluno tem acesso pelo aplicativo.

No próprio sistema, o professor interage com os estudantes compartilhando sua tela com slides, filmando a lousa e disponibilizando outros materiais, por exemplo. Também temos o AVA, ambiente virtual de aprendizagem, no qual podem ser postadas as atividades que vão compor a nota”, evidencia Mayara.

Aulas online têm a vantagem de estimular, no estudante, a aquisição de habilidades importantes para o mercado de trabalho. Por isso, a procura por elas têm aumentado. Alguns exemplos de ganhos são: autonomia, comprometimento, responsabilidade e protagonismo.

O ensino superior é importante a quem deseja boas conquistas na vida e melhores chances no mercado de trabalho. Só para você ter uma ideia, trabalhadores com diploma na mão podem ganhar cerca de 140% a mais. Portanto, o vestibular UniFOA é uma oportunidade, já que a instituição dispõe de professores de qualidade e está preparada para desenvolver profissionais mais competitivos.

Gostou de ficar por dentro das informações? Aproveite, faça sua inscrição no vestibular UniFOA e fique mais perto de conquistar seus sonhos!

[eBook] Guia Definitivo da Orientação Vocacional
Posts relacionados

19 thoughts on “Como funciona o vestibular UniFOA? Confira este guia

  1. Hey would you mind sharing which blog platform you’re working
    with? I’m looking to start my own blog in the near future but I’m having a tough time deciding between BlogEngine/Wordpress/B2evolution and Drupal.
    The reason I ask is because your layout seems
    different then most blogs and I’m looking for something unique.
    P.S Apologies for being off-topic but I had to ask!

  2. Do you mind if I quote a few of your posts as long as I provide
    credit and sources back to your webpage? My blog site is in the exact
    same niche as yours and my users would genuinely benefit from some of the information you present here.

    Please let me know if this ok with you. Many thanks!

  3. Hey There. I found your blog using msn. This is a really well written article.
    I’ll be sure to bookmark it and return to read more of your useful information. Thanks for the post.
    I will definitely return.

  4. Having read this I believed it was really informative. I appreciate you taking the time and energy to put this information together. I once again find myself spending way too much time both reading and leaving comments. But so what, it was still worth it! Marta Ogden Mehalek

  5. Fantastic goods from you, man. I have consider your stuff prior to and
    you’re just extremely wonderful. I really like what you’ve received right here, really like what you’re saying and the way
    wherein you are saying it. You are making it
    enjoyable and you continue to care for to stay it sensible.

    I can not wait to learn far more from you. This
    is actually a terrific site.

  6. This is the perfect site for anybody who would like to find out about this topic.
    You understand so much its almost tough to argue with you (not that I personally will need to…HaHa).

    You definitely put a brand new spin on a topic which
    has been written about for years. Excellent stuff,
    just excellent!

  7. Good day very nice web site!! Man .. Beautiful ..

    Wonderful .. I will bookmark your site and take the feeds additionally?
    I’m happy to seek out numerous useful info right here within the post, we want work out extra techniques in this regard, thank
    you for sharing. . . . . .

  8. Pretty section of content. I just stumbled upon your site and in accession capital to assert that I acquire actually enjoyed account your blog posts. Nicole Krishnah Dumm

  9. If you are going for best contents like I do, only go to see this web page all the time because it presents feature contents, thanks Janella Burk Bettzel

  10. I would like to thank you for the efforts you have put in writing this website. I am hoping the same high-grade web site post from you in the upcoming also. Actually your creative writing abilities has encouraged me to get my own blog now. Actually the blogging is spreading its wings rapidly. Your write up is a great example of it. Viva Gael Jeffcott

  11. I will immediately snatch your rss as I can not find your e-mail subscription hyperlink or newsletter service. Do you’ve any? Please permit me recognise in order that I may just subscribe. Thanks.

Deixe um comentário