UniFOA

Vida de universitário: como conciliar responsabilidades e diversão?

vida-de-universitario-como-conciliar-responsabilidades-e-diversao.jpeg

Já falamos aqui no blog sobre como equilibrar lazer e estudo na fase pré-vestibular. No texto de hoje, vamos trazer dicas que se aplicam melhor ao momento seguinte da sua formação escolar. Afinal, não só de cadernos é feita a vida de universitário.

É importante falar sobre esses momentos separadamente, porque a vivência na faculdade é muito diferente da vivência da escola ou do cursinho. Junto ao acúmulo técnico e profissional que um curso superior permite, está a possibilidade de conhecer pessoas muito diferentes de você e de se enriquecer culturalmente.

Trouxemos no post de hoje 5 dicas infalíveis para ajudar você a conciliar o melhor os dois mundos, o estudo e a diversão. Confira!

1. Planeje o seu estudo

Esse sempre será o primeiro passo, a dica primordial para estudar de forma eficiente. Você precisa criar um cronograma realista, ou seja, que abra espaço para as suas outras atividades e que reflita o seu hábito de estudo.

Não adianta fazer um cronograma de trinta horas de estudo semanais se hoje você só tem o hábito de estudar quinze. Fortaleça seu foco devagar para não se frustrar com metas inalcançáveis.

Fique atento também para privilegiar os seus horários mais produtivos do dia. Se você sente que compreende melhor suas leituras no horário da tarde, por exemplo, deixe suas outras atividades para o horário da manhã e deixe a tarde livre para estudar.

2. Planeje também o seu lazer

Quando for pensar na sua programação semanal, leve em consideração que você precisa relaxar também. Incorpore na sua rotina atividades físicas e culturais para gastar a energia do seu corpo e arejar a sua mente.

É importante que essas atividades também sejam planejadas, pois caso elas se choquem com seu horário de estudo, você pode realocá-las para outra hora e isso não comprometerá suas metas. Eventos de última hora devem ser evitados ao máximo!

3. Divida suas tarefas em tarefas menores

Essa é uma ótima forma de manter o controle das suas metas. Em vez de planejar, por exemplo, terminar de ler um livro até o fim do mês, divida os capítulos por semana e atribua datas limite para cada capítulo ao longo do mês.

Tarefas pequenas são a melhor arma contra a procrastinação. Você não precisa esperar os últimos cinco dias do mês para lembrar que não leu nada do livro ainda. Ao fim de cada semana você consegue acompanhar o seu progresso e descobrir se está dando conta ou não das suas atividades acadêmicas.

4. Encontre um grupo de estudo

Na faculdade, os conteúdos ficam mais complexos e a cobrança é maior. Por isso, ter pessoas a quem recorrer no caso de dúvidas ou mesmo para aprofundar as discussões, além dos professores e monitores, é muito importante.

Ao correr das disciplinas você encontrará colegas com um perfil de estudo parecido com o seu. Proponha a eles um grupo de estudo. Além de ajudar e ser ajudado com as dúvidas, estudar com outras pessoas pode ser uma grande motivação. Fica mais fácil levantar da cama no final de semana se você sabe que tem gente esperando você pra estudar, não é?

No caso de o seu curso ter muitos trabalhos em grupo, essa dica se torna muito mais importante. Você pode ter com esses colegas um grupo mais ou menos fixo para os trabalhos em grupo. Como você já conhece as suas dinâmicas de estudo e já compartilha horários com eles ficará muito mais fácil entregar um bom trabalho.

5. Se prepare para as aulas

Muitos estudantes não fazem bom uso do tempo em sala de aula e depois se apertam nos estudos. Não esqueça que o tempo da aula também é um tempo de estudo e por isso exige foco e, principalmente, preparação.

Utilize os cronogramas de cada aula para fazer uma leitura prévia da matéria antes que o professor fale sobre ela. Parece trabalho dobrado, mas não é! Por incrível que pareça, você economizará tempo dessa forma.

Com uma leitura prévia você será capaz de formular dúvidas mais objetivas e comentários mais certeiros. Dessa forma também vai ficar mais fácil prestar atenção.

Gostou das dicas? Acha que algum amigo pode se beneficiar delas também? Então não deixe de compartilhar nosso post nas suas redes sociais!

Deixe um comentario