Você se encaixa no perfil do contador? Saiba mais sobre a profissão!

Você gosta de trabalhar com finanças e busca uma área com alta empregabilidade? Então considere fazer carreira em Ciências Contábeis. Empresas de todos os ramos e portes precisam desse profissional e há espaço ainda para aqueles que querem empreender e ter o próprio escritório.

Muitos alunos têm interesse nessa área, mas ficam na dúvida sobre qual é o perfil do contador. Que habilidades é preciso ter ou desenvolver?

Se você também tem esses questionamentos, veio ao lugar certo. Neste post, vamos mostrar como é essa faculdade, o perfil do profissional e as possibilidades de atuação. Confira!

Como funciona o curso de Ciências Contábeis?

faculdade de Ciências Contábeis tem duração de 4 anos e a matriz curricular do curso mescla conceitos de Administração, Matemática, Finanças, Direito e Economia. Dessa maneira, o aluno acompanha uma série de disciplinas, entre elas:

• Microeconomia e Macroeconomia;
  • Contabilidade (de Custos, Governamental, Gerencial, Fiscal, Tributária, Social e Ambiental, Internacional);
  • Mercados Financeiros, Monetários e de Capitais;
  • Sistema de Informações Gerenciais;
  • Gestão Financeira e Orçamentária;
  • Prática em Laboratório Contábil (Softwares);
  • Responsabilidade Fiscal e Social;
  • Arbitragens e Controladoria;
  • Auditoria;
  • Gestão de Patrimônios;
  • Perícia Contábil.

Qual é o perfil do contador?

A primeira característica é gostar de Matemática, já que o foco de sua atuação são os números, cálculos, trabalho com tabelas e planilhas. Além disso, é necessário que o contador seja organizado, tenha pensamento analítico, esteja preparado para desafios e para a resolução de problemas.

Outro ponto importante é ter um bom relacionamento interpessoal e habilidades de comunicação e saber utilizar a inteligência emocional no dia a dia corporativo. Muita gente imagina que o profissional vai trabalhar solitário.

Contudo, para realizar seu trabalho, é importante que ele esteja em contato constante com gerentes e supervisores para conseguir as informações de que precisa e também dar as orientações e tirar dúvidas da área contábil. Muitas vezes, o trabalho do contador vai ainda auxiliar a tomada de decisões dos gestores.

Por fim, é preciso se manter atualizado quanto à conjuntura econômica nacional e internacional, legislações tributárias e até mesmo quanto aos softwares que otimizam o trabalho contábil.

Quais são as oportunidades para esse profissional?

Quem faz a faculdade de Ciências Contábeis encontra um mercado de trabalho bastante amplo. Acompanhe abaixo algumas áreas de atuação:

Contabilidade geral

O contador pode trabalhar dentro de empresas (públicas e privadas), como consultor, em escritórios de contabilidade ou empreender e ter seu escritório próprio. Ele é quem trabalha com os dados relacionados às finanças e ao patrimônio, como registro nos livros contábeis, análise das informações, elaboração de balanços financeiros, entre outros pontos.

Auditoria

O profissional realiza uma observação detalhada de todos os registros e transações de uma organização, analisando onde e como os recursos forma empregados, além de identificar falhas nos processos. Seu trabalho é importante para atestar que uma empresa é idônea.

Perícia contábil

Um segmento em alta é o da perícia, em que o contador trabalha com a emissão de laudos para subsidiar decisões da área jurídica. Assim, pode atuar em processos ligados à divisão de bens, dissolução de sociedades, perdas e danos materiais, entre outros.

Viu só como você pode fazer uma carreira de sucesso nas Ciências Contábeis? Como mostramos, para ter o perfil do contador, é fundamental ter algumas habilidades, no entanto, saiba que muitas das competências você vai adquirir no período da faculdade e com a experiência profissional!

Ficou interessado em receber mais dicas de carreira? Então assine a nossa newsletter e fique por dentro de posts atualizados!