8 temas de redação para o Enem que você precisa ficar de olho

7 minutos para ler

 prova de redação costuma ser uma das mais temidas nos vestibulares. Afinal, não é nada simples escrever um longo texto sobre um assunto definido, o que faz com que muitos estudantes prefiram as questões de múltipla escolha. Entretanto, é sempre importante pensar nos temas de redação para o Enem porque essa nota pode fazer a diferença!

É impossível fugir da redação e, para conseguir uma boa nota e conquistar sua aprovação, você vai precisar se dar bem nela. Sendo assim, é melhor começar a se preparar desde já. Então, que tal conhecer alguns assuntos que têm chance de cair na prova deste ano?

Quais temas podem aparecer na redação?

Não é preciso prever o futuro para apostar em temas quentes para a prova. Na verdade, basta conhecer um pouco sobre o estilo que é cobrado no Enem: a proposta de redação geralmente parte de um assunto de impacto social, que ocorra no Brasil e esteja relacionado aos Direitos Humanos.

Se essas informações não dizem exatamente o tema que você pode esperar na prova, elas, pelo menos, orientam bastante. A seguir, confira alguns assuntos que cumprem esses requisitos e podem aparecer no seu exame.

1. Crise política no Brasil

Os últimos anos foram de intensa disputa política no país. Esse contexto pode gerar não apenas um, mas vários temas de redação para o Enem. A prova pode pedir, por exemplo, que os estudantes dissertem sobre a polarização entre grupos políticos.

O exame pode propor, ainda, que você escreva sobre os conflitos e a instabilidade nas instâncias governamentais. Outros assuntos interessantes para abordar são as reformas apresentadas pelo governo federal (como a trabalhista e a da previdência).

Os escândalos de corrupção também são uma possibilidade para a prova. Podem ser abordados detalhes sobre o processo de impeachment, a prisão de políticos importantes ou a relação entre grandes empresários e membros dos Poderes Executivo e Legislativo.

2. Epidemias e movimento antivacina

Esse é um assunto que tem preocupado órgãos de saúde e chamado a atenção de toda a população. Nos últimos anos, vimos novas doenças se alastrando. Além disso, estamos sendo ameaçados por problemas que já estavam erradicados no país, como a febre amarela, o sarampo e a poliomielite.

Nesse sentido, há a questão do movimento antivacina, o qual se baseia na crença de que as imunizações são responsáveis não por prevenir, mas sim por causar as doenças e até mesmo o autismo. Embora a teoria seja negada pelos especialistas, cada vez mais pessoas parecem aceitá-la como verdade, recusando as vacinas e impedindo os próprios filhos de serem imunizados.

Logo, esse é um tema muito atual e relevante, com grandes chances de ser cobrado no Enem. Nesse caso, é preciso ter atenção, pois a redação pede uma análise da situação e propostas de intervenção que solucionem o problema.

3. Mobilização política na internet e fake news

As últimas eleições e eventos políticos foram marcados por grande movimentação on-line. As pessoas usam suas redes sociais para emitir opiniões, discutir assuntos e até combinar manifestações. Com isso, surgiu também um fenômeno curioso: a propagação de fake news, ou notícias falsas.

Esse tema, com certeza, tem relevância para a prova do Enem. Além de ser atual, ele afeta diretamente a maior parte da população. A influência das mídias na vida dos brasileiros também pode inspirar outras propostas de redação.

4. Impacto humano no meio ambiente

Esse é um tema de grande interesse para a sociedade e que tem sido bastante discutido recentemente. Tragédias ambientais, como as causadas pelo rompimento de barragens, o desmatamento e as queimadas na Amazônia e no Cerrado, além do aquecimento global, são alguns exemplos de como a ação humana afeta o meio ambiente.

[Guia Prático] 6 Passos para acertar na escolha da profissão

Por ser um assunto tão amplo e urgente, o Enem pode aproveitar a oportunidade de levantar um debate por meio da sua proposta de redação. Então, é melhor se atualizar em relação a isso.

5. Mobilidade urbana

Mais um dos prováveis temas de redação para o Enem, a mobilidade urbana representa um importante desafio em uma sociedade que vê a frota de veículos aumentar continuamente. Para completar, as dificuldades do sistema de transporte coletivo dá ainda mais destaque ao tema.

Diante desses problemas, meios de transporte alternativos, como os de aplicativo, ganham espaço e geram controvérsia. Assim, há diversos pontos de vista que podem ser explorados dentro desse assunto.

6. A violência no Brasil e a redução da maioridade penal

Os altos índices de violência no nosso país levantam vários questionamentos acerca de como combater esse grave problema. Nesse contexto, a redução da maioridade penal costuma ser apontada por alguns grupos como uma possível alternativa, enquanto outros argumentam contra essa ideia.

Em vista disso, existe uma forte possibilidade de que o tema seja o foco da redação deste ano. Afinal, é um assunto complexo e de extrema relevância para a sociedade.

7. Combate à depressão

A depressão, um transtorno que atinge milhões de pessoas de qualquer idade em todo o mundo, está entre os temas de redação para o Enem por sua gravidade e, consequentemente, pela necessidade de discutir sobre esse assunto. Sabe-se que a única maneira de combater a doença é buscar ajuda profissional, mas o estigma em torno dela dificulta esse processo.

Desse modo, a proposta de redação pode abordar, por exemplo, os efeitos do problema e as estratégias para conscientizar a população. Você deve ter, portanto, um bom conhecimento do assunto para desenvolver uma argumentação pertinente.

8. Controle parental na internet

Os riscos aos quais crianças e adolescentes estão expostos ao acessar a internet, algo que já faz parte da sua rotina, faz com que o controle parental possa aparecer na prova de redação do Enem. O tema inclui questões como o acesso a conteúdos impróprios por meio de vídeos, jogos e aplicativos, o perigo de que o menor seja alvo de criminosos e a invasão de privacidade por parte dos pais.

Em uma sociedade cada vez mais conectada, o tema é mais atual do que nunca. Logo, prepare-se para eventualmente falar sobre ele no Enem.

Como fazer uma boa redação?

Independentemente de serem esses ou outros assuntos, você precisa estar preparado para fazer uma boa prova. Para conquistar isso, é importante, claro, estudar Português e treinar a escrita. Assim, elabore redações e leve para um professor ou amigo mais experiente corrigir.

Outra dica é se manter sempre atualizado sobre as notícias que podem inspirar a prova de redação do Enem. Como o exame cobra temas de relevância social, estudar os assuntos que estão em alta ajuda a ter um amplo repertório para o exame. Um dica é treinar com as provas anteriores, para conhecer o estilo da banca.

Na hora da prova, não se esqueça de ler a proposta com atenção e utilizar os textos de apoio a seu favor. Faça um rascunho e passe a limpo com calma, para evitar erros por causa da pressa. Essas dicas ajudam a conseguir um bom resultado em qualquer um dos temas de redação para o Enem.

Gostou da nossa lista de temas? Para continuar pesquisando sobre o Enem e garantir um ótimo desempenho no exame, leia também o nosso post com 9 dicas para fazer uma boa redação!

[eBook] Guia Definitivo da Orientação Vocacional
Posts relacionados

2 thoughts on “8 temas de redação para o Enem que você precisa ficar de olho

  1. Great site. Plenty of useful info here. I’m sending it to a
    few friends ans additionally sharing in delicious.
    And naturally, thank you for your effort!

Deixe um comentário