5 filmes sobre faculdade e vida universitária para assistir e se preparar

Assistir a séries e outros programas divertidos é uma das táticas mais eficazes para aliviar o estresse diário. Quem está em fase de preparo para o vestibular, inclusive, pode aproveitar esse momento de lazer vendo filmes sobre faculdade.

Ainda que muitos títulos relacionados à vida universitária sejam produções internacionais, é possível aplicar alguns de seus ensinamentos na rotina de estudantes brasileiros.

Que tal conferir as sugestões que temos para você? Continue a leitura e prepare a pipoca!

1. Universidade Monstros

Nada melhor que começar com uma animação cheia de referências ao mundo no ensino superior. Lançado em 2013, esse filme é uma sequência de Monstros S.A. e mostra os desafios enfrentados pelos amigos Mike e Sullivan.

Em meio a cenas engraçadas, incluindo reuniões da fraternidade, torneios e festas, os estudantes da Universidade Monstros competem para definir quem será considerado o aluno mais assustador da instituição.

2. A Rede Social

Seu objetivo é buscar inspiração para ser mais produtivo sem deixar o equilíbrio de lado? Então, talvez goste desse filme inspirado na história do criador do Facebook.

O enredo mostra a trajetória de Mark Zuckerberg (interpretado por Jesse Adam Eisenberg) na Universidade de Harvard, quando a ideia da famosa rede social ainda era um simples projeto.

A Rede Social (2010) levanta reflexões sobre o impacto da rotina acadêmica na construção das pessoas, em seu modo de ver o mundo e de fazer as coisas. Vale a pena entender como o empresário enfrentou os desafios até alcançar o sucesso.

3. Ela e os Caras

Quem procura filmes sobre faculdade em forma de comédia romântica pode apostar nesse título de 2007. Ele aborda o ingresso de Sydney White (Amanda Bynes) na universidade, na qual pretende frequentar uma fraternidade específica.

Proibida de participar do grupo, a protagonista passa a dividir o espaço de moradia com vários garotos. No longa Ela e os Caras, você acompanhará os esforços da estudante e de seus colegas para revolucionar o sistema da instituição de ensino.

4. Gênio Indomável

Nesse filme de drama, lançado em 1998, somos apresentados a um jovem que trabalha como servente de uma universidade. Trata-se de Will Hunting (Matt Damon), que, aos poucos, revela ter excelentes habilidades para a matemática.

Por conta de problemas com a polícia e de seu temperamento difícil, a personagem principal encontra dificuldades para tirar proveito de todo o seu potencial. É a partir daí que começa a fazer terapia com Sean Maguire (Robin Williams).

Ambos atores se destacaram em Gênio Indomável, e o roteiro da obra foi premiado com um Oscar e um Globo de Ouro.

5. Vizinhos

Nessa produção de 2014, você vai se deparar com pessoas que têm estilos de vida bem diferentes: de um lado o casal Mac (Seth Rogen) e Kelly Radner (Rose Byrne), de outro o estudante universitário Teddy Sanders (Zac Efron).

Como indica o próprio título, os protagonistas de Vizinhos passam a morar muito próximos. Isso exigirá do casal muito jogo de cintura e um bom plano para lidar com os eventos barulhentos promovidos pelo jovem e seus colegas.

Como viu, há tipos e gêneros para todos os gostos. Lembre-se de que algumas vivências podem ser similares às dos brasileiros e servir de exemplo para que você chegue à graduação pronto para encarar a nova rotina.

Se você tem um grupo de estudos, vale até convidar os amigos para ver os filmes sobre faculdade e transformar essa rotina em um momento alegre para todos. Então, adicione os títulos à sua lista e defina qual assistir primeiro.

E já que o assunto é se preparar para os estudos de maneira inusitada, confira 5 podcasts que vão ajudar você no vestibular!