5 formas de ingressar na faculdade: veja como realizar esse sonho!

4 minutos para ler

Sonha em ter o diploma de ensino superior? Então, além de descobrir sua área de interesse com um teste vocacional, é preciso estudar bastante e se informar sobre as diferentes formas de ingressar na faculdade.

Com essa pesquisa, você descobre os períodos em que essas seleções ocorrem e como são as provas, além de poder se organizar e se preparar melhor para essa etapa.

Para ajudar você, preparamos este post! Continue a leitura e descubra qual a importância de fazer uma graduação, por quais meios você pode ingressar nesses cursos, além de dicas do que avaliar ao escolher a instituição de ensino. Não perca!

Por que fazer uma graduação?

Para dar o primeiro passo na construção da sua carreira, você precisa fazer uma graduação. Num curso de ensino superior, você adquire o conhecimento e as habilidades necessários para conseguir as melhores vagas de emprego, conquistar um cargo público ou ainda empreender.

Em resumo: seu futuro profissional depende do ensino superior. Por isso, não perca tempo e escolha o curso que mais se encaixa no seu objetivo de carreira. Pesquise ainda as modalidades de graduação, como a tecnológica, licenciatura ou bacharelado.

Quais as principais formas de ingressar na faculdade?

A seguir mostramos como você pode entrar no ensino superior, mesmo se o seu orçamento estiver apertado para custear as mensalidades.

1. Sisu

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é um programa do Ministério da Educação (MEC) que utiliza as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para o ingresso dos estudantes em instituições públicas de ensino superior. Para participar, o candidato não pode ter zerado na prova de redação.

É um processo bastante concorrido, que exige que o aluno tenha obtido uma pontuação alta no exame para conseguir a vaga.

[Guia Prático] 6 Passos para acertar na escolha da profissão

2. Prouni

O MEC oferece também o Programa Universidade para Todos (Prouni): são bolsas parciais e integrais destinadas a candidatos de baixa renda para que possam estudar em instituições privadas.

Um dos requisitos é a pontuação obtida no Enem, que precisa ser superior a 450 considerando a média das provas. Além disso, o aluno não pode ter tirado zero na redação.

3. Fies

Outro programa do MEC é o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), voltado para financiar o curso de graduação em instituições particulares. O financiamento leva em conta a renda familiar do aluno.

Para participar, é preciso ter nota superior a 450 pontos na média de provas do Enem, além de não ter zerado na redação.

4. Vestibulares próprios

É importante ficar atento aos vestibulares de instituições de ensino particulares. Cada uma adota requisitos e formato de prova próprios. Algumas delas acabam até utilizando a nota do candidato no Enem, permitindo a entrada direta na faculdade, ou seja, sem a necessidade de se submeter a uma avaliação.

5. Bolsas de estudo

Muita gente consegue passar no vestibular, mas não obtém o financiamento do governo. Nessas situações, você pode pesquisar por faculdades que oferecem bolsas de estudos, que podem ser de monitoria, iniciação científica, entre outras.

Como escolher uma boa instituição de ensino?

Para fazer um curso superior de qualidade, é necessário saber como escolher a instituição de ensino. Confira algumas dicas:

  • autorização do MEC — o primeiro passo é pesquisar se a instituição de ensino tem autorização do órgão federal para funcionar e oferecer o curso do seu interesse;
  • infraestrutura — avalia salas de aulas, laboratório, bibliotecas, auditórios, tecnologias e outros pontos que vão fazer a diferença em sua formação;
  • corpo docente — é importante que os professores sejam mestres e doutores em sua área de formação para que possam oferecer um ensino completo e de qualidade;
  • matriz curricular — analise ainda o conteúdo programático do curso, verificando se os assuntos são atualizados e se ele mescla disciplinas teóricas e práticas para que você saia preparado para o mercado de trabalho.

Agora que você já conhece as formas de ingressar na faculdade, viu que é possível fazer o curso superior sem que a mensalidade pese no seu bolso. Pesquise bastante as opções de cursos disponíveis e escolha a que mais tenha a ver com seu perfil!

Quer fazer a graduação em uma instituição de ensino de referência? Entre em contato com o UniFOA e conheça diferenciais e cursos oferecidos!

[eBook] Guia Definitivo da Orientação Vocacional
Posts relacionados

Deixe um comentário