5 habilidades profissionais valiosas desenvolvidas na faculdade

Sabia que as características e habilidades profissionais mais procuradas pelas empresas, atualmente, podem ser desenvolvidas já na faculdade? Os cursos não são feitos somente para você absorver conteúdos, mas também para aprender a lidar com diversas características do dia a dia profissional, que vão além da profissão escolhida.

E, nesses casos, não importa qual curso você vai escolher. Existe um perfil desejado e procurado pelas corporações, independente da área de atuação. Claro que as habilidade específicas de determinada profissão também são fundamentais, mas se atente também para as características básicas de um profissional qualificado.

Quais habilidades profissionais desenvolver?

Existem inúmeras características e habilidades que são desenvolvidas ao longo da vida profissional de uma pessoa. Mas há aquelas que já se espera de um bom trabalhador antes de ele ingressar no mercado.

Por isso, são características que precisam ser desenvolvidas ainda no período da faculdade, seja nos estágios ou mesmo durante as aulas ou no contato com professores e colegas.

Então, vamos às características que impactam direta e positivamente na rotina de trabalho!

Saber trabalhar em equipe

Não existe hoje, praticamente, nenhum profissional que trabalhe de maneira solitária. Uma das características mais requisitadas por empregadores é saber trabalhar em equipe, unindo as habilidades de diferentes profissionais.

Então, nada de ficar somente no seu mundinho particular. Saber lidar com opiniões diferentes da sua, com pessoas que possuem um outro ritmo de trabalho e outras formas de compreender a execução de tarefas é algo que você tem que aprender.

Aproveite os trabalhos em grupo e as discussões em sala de aula para aprender a lidar com o diferente.

Ser proativo

Saber receber ordens e executá-las é muito importante. Mas saber a hora de agir mesmo que ninguém te solicite é melhor ainda. Profissionais proativos, que conseguem resolver os problemas de maneira rápida, são sempre requisitados.

Para que a proatividade aconteça, é preciso que você busque sempre aprender mais sobre a área em que atua, a empresa e seus colegas de trabalho. Dessa forma, você saberá como pode ajudar. Ir além do seu próprio trabalho e contribuir com as tarefas do outro são um ponto alto no mercado!

Ter flexibilidade

O mercado de hoje não tem muito espaço para aquele profissional que foca, no trabalho, somente naquilo para o que é pago. Claro que você não pode se deixar ser explorado pelo empregador, mas o mínimo de flexibilidade é necessário.

Se um dia precisar ficar até mais tarde ou realizar uma tarefa que não necessariamente é sua função principal, não hesite em fazê-lo. Isso mostra que você é comprometido com a empresa.

Aproveite a faculdade para aprender também a lidar com mudanças repentinas, como de planos, de atuação e por aí vai.

Ter capacidade de liderança

Ser capaz de liderar uma equipe não quer dizer ser uma pessoa autoritária — o famoso mandão. Isso já é passado. O que os empregadores valorizam, atualmente, é mais a responsabilidade e a capacidade de integrar e coordenar uma equipe.

Um bom líder é aquele capaz de identificar as potencialidades de cada profissional e saber como aproveitá-las para o alcance dos objetivos da empresa. É uma pessoa que sabe motivar a equipe e é respeitado por ela.

Não se esqueça também que um verdadeiro líder sabe aceitar a hora de ser liderado!

Ser otimista

Todo mundo sabe que o mercado de trabalho hoje em dia é muito difícil. As empresas passam sempre por altos e baixos. Por isso, os empregadores não querem profissionais que se deixam abater pelas dificuldades.

Um profissional otimista é capaz de encarar as adversidades e de lidar com a rotina pesada e com pressões externas de maneira positiva. Pensamentos de que tudo vai dar errado devem ficar distantes!

Fique atento a todas essas habilidades profissionais e aproveite a faculdade para desenvolvê-las e praticá-las! Se gostou de nossas dicas, curta nossa página no Facebook! Nós sempre postamos informações sobre educação e ensino!

2 thoughts on “5 habilidades profissionais valiosas desenvolvidas na faculdade

1. Oi Clebeson,

Aqui é o Bruno do Blog UniFOA, tudo bem?

Ficamos felizes em saber que nossas informações foram úteis.
      Esperamos ter ajudado.