5 técnicas de redação para você arrasar na hora da prova

A preparação para o Enem e para outros vestibulares (de faculdade particular e pública) deve incluir um tempo considerável para a redação a fim de se obter uma boa pontuação no exame.

Saiba que escrever um texto não é um bicho de sete cabeças: basta conhecer bem o português, estar atualizado, saber como colocar as ideias de maneira ordenada no papel e treinar bastante.

Se você é um dos alunos que perde o sono pensando em como vai se sair na hora da dissertação, precisa conhecer estas 5 técnicas de redação. Confira nosso post e descubra como arrasar nessa prova!

Os desafios de se fazer uma boa redação

Apesar de ser um momento da prova em que o aluno tem mais liberdade para criar e expor suas ideias, escrever uma redação é, muitas vezes, motivo de insegurança. Isso porque os maiores desafios nessa parte do exame é entender o tema proposto e organizar as ideias.

O candidato, na ânsia de começar a redigir a dissertação, não consegue se expressar e montar uma boa argumentação, colocando tudo a perder. O problema é que a redação tem um peso grande no Enem e nos principais vestibulares.

Portanto, é fundamental conhecer algumas técnicas para escrever um texto de qualidade e, assim, realizar o sonho de entrar na faculdade.

5 técnicas infalíveis para uma redação de sucesso

Coloque em prática as dicas abaixo e veja como ficará mais simples se dar bem nessa prova.

1. Desenvolva o hábito da leitura

Somente lendo bastante é que você vai aumentar seu vocabulário e entender as regras da norma culta. Desse modo, vai melhorar a ortografia e aprender a usar melhor conectivos, pontuação, entre outras questões gramaticais. A leitura também vai aprimorar sua capacidade de interpretação de textos, ajudando nos seus métodos de estudo.

2. Preste atenção à estrutura do texto

Antes de sair escrevendo a redação na folha de prova, é necessário pensar na sua linha de argumentação e depois montar a estrutura do seu texto seguindo a ordem:

• introdução — é o primeiro parágrafo, momento em que você vai apresentar suas ideias de modo sucinto;

• desenvolvimento — 3 ou 4 parágrafos para explicar seus argumentos;

• conclusão — é o parágrafo final, em que você conclui o raciocínio apresentado.

3. Utilize informações confiáveis

Além de evitar erros de português e de estruturar a redação da maneira correta, é fundamental utilizar informações confiáveis. Então não escreva sobre algo que você ouviu falar, pois, caso não seja verdadeiro, você vai perder pontos na prova.

A dica é se manter atualizado, acompanhando os principais acontecimentos do país e do mundo, principalmente em relação a temas de grande repercussão. É importante ler sites de notícias confiáveis e nunca acreditar em fatos dos quais você desconhece a fonte.

4. Crie uma linha de argumentação

Ao ler o tema proposto, reflita bastante a respeito dos prós e contras do assunto, sobre os acontecimentos que você acompanhou que tenham relação com isso e como você pode criar uma linha de argumentação.

Os avaliadores esperam que você adote uma sequência lógica ao expor e defender suas ideias. Ninguém precisa ser um grande pensador na hora de escrever, basta ter coerência para argumentar.

5. Não fuja do tema

Por fim, você não vai querer tirar zero na redação porque não entendeu o que está sendo solicitado, não é mesmo? Então, tente se acalmar na hora da prova, leia e releia o tema quantas vezes forem necessárias. Se você estiver bem-informado, certamente vai conseguir saber o que esperam de você com a dissertação.

Analise com cuidado o que está sendo pedido, reflita sobre o assunto, anote suas ideias principais, faça o rascunho e só depois passe a redação para a folha de prova.

Agora você já conhece 5 técnicas de redação e sabe como tirar de letra essa parte da prova. Você terá uma boa pontuação na dissertação apresentando suas ideias com clareza e mantendo um raciocínio lógico.

Gostou das nossas dicas? Compartilhe-as com seus amigos nas redes sociais para que eles também consigam se dar bem na redação do vestibular!