11 cursos na área de exatas indicados para quem gosta de matemática

7 minutos para ler

Na hora de escolher uma graduação, quem gosta de fazer cálculos logo pensa em uma faculdade de exatas. Afinal, trabalhar com algo que você tenha afinidade faz toda a diferença. Mas como escolher entre os cursos na área de exatas?

Essa decisão não precisa se restringir à Matemática: as transformações do mundo contemporâneo e as inovações em tecnologia criaram várias profissões das quais você pode gostar.

Assim, a habilidade em calcular e o gosto pelos números são a base para uma série de opções de graduação, cada uma com características e objetivos próprios. Ficou curioso para saber quais são eles? Selecionamos, abaixo, 11 cursos para sua escolha. Acompanhe!

1. Ciências Contábeis

Esse curso tem como base a análise de toda movimentação financeira de uma empresa, englobando seus lucros, suas receitas e suas despesas. Percebeu que Matemática é algo que não vai faltar na rotina desse profissional, certo? E o melhor: essa área está entre as profissões em alta para 2019.

O contador, que é quem se forma em Ciências Contábeis, trabalha controlando os registros financeiros de uma empresa — e também pode prestar serviço para pessoas físicas, como declaração de imposto de renda. Além disso, pode fazer auditoria, isto é, análise dos gastos, custos e investimentos realizados por uma empresa em um determinado período.

2. Física

Analisar os fenômenos da natureza e interpretá-los são os objetivos fundamentais de uma graduação em Física. Essa faculdade de exatas tem disciplinas como Mecânica, Termodinâmica, Análise Vetorial em Física e Álgebra Linear. Ou seja, quem gosta de cálculo vai adorar!

O profissional que deseja seguir essa formação pode escolher entre dois caminhos: o bacharelado e a licenciatura. No primeiro, o estudante se prepara para atuar em laboratórios de pesquisa e outros setores da Física aplicada. Já a licenciatura é voltada para quem quer dar aulas dessa matéria.

3. Ciência da Computação

Entre os cursos na área de exatas não poderia faltar opções que envolvessem computadores, não é mesmo? O avanço tecnológico dos últimos anos não só fez aparecerem novas profissões nesse campo, mas também tornou as carreiras mais atrativas.

O curso de Ciência da Computação é voltado para a concepção e desenvolvimento de softwares e sistemas computacionais. O conhecimento em Matemática será fundamental para entender e desenvolver a linguagem lógica necessária para esse trabalho.

4. Engenharia Aeroespacial

Que tal trabalhar com modelagem de aviões e outros veículos aéreos? Sem dúvida, essa área é muito interessante para os apaixonados por Matemática e Tecnologia. E o melhor: o mercado está em crescimento.

O curso de Engenharia Aeroespacial é voltado para a criação e desenvolvimento de aeronaves e demais veículos aéreos. Entre as disciplinas estudadas durante o curso estão, por exemplo, Álgebra, Geometria Analítica, Equações Diferenciais, Física e Mecânica, além das específicas, como Estruturas Aeroespaciais e Mecânica do Voo.

5. Engenharia de Alimentos

O curso está direcionado para o desenvolvimento de produtos alimentícios, desde sua criação (passando pela fase de testes) até seu produto final no mercado consumidor. Os primeiros anos do curso concentram-se em disciplinas como Cálculo Diferencial e Integral, Química e Física.

O engenheiro de alimentos acompanha e supervisiona todo o processo de um alimento, desde a matéria-prima até sua comercialização; pode atuar também em estratégias de inserção de novos produtos alimentícios no mercado. Assim, essa é uma ótima faculdade de exatas para quem alia o interesse pela Matemática e por esse campo.

[Guia Prático] 6 Passos para acertar na escolha da profissão
[eBook] O guia completo do futuro estudante de engenharia

6. Engenharia de Materiais

Curso que tem por objetivo a produção e a criação de materiais, entre eles, cerâmica, metais e polímeros (utilizados no desenvolvimento de plásticos, pneus, garrafas PET, brinquedos).

Nele, aprende-se tanto sobre o desenvolvimento de produtos que são feitos dessas matérias como a elaboração de materiais novos. Sua atuação profissional está diretamente ligada à indústria, e pessoas com essa formação são fundamentais nesse mercado.

7. Estatística

O seu desejo é mergulhar em pura Matemática durante o curso? Então, a Estatística é uma ótima opção! Ela está voltada para a análise, organização e interpretação de dados sociais e econômicos. Entre as matérias estudadas estão Probabilidade, Estatística Computacional e Cálculo.

Sem esse curso, ficaria impossível saber, por exemplo, qual a situação econômica em determinada região do país, qual a porcentagem da população precisa de mais medicamentos e assistência etc. Por isso, muitas empresas precisam de profissionais com essa formação para avaliar dados de forma correta, implementar banco de dados e realizar pesquisas.

8. Engenharia Elétrica

Não faltam Engenharias entre os cursos na área de exatas. Nessa, o foco é planejar, montar e fazer a manutenção de sistemas de energia elétrica. O profissional trabalha tanto com geração, quanto com transmissão e distribuição dessa energia.

Dessa forma, ele é extremamente necessário para a vida atual, já que, sem a energia, tanto os processos produtivos quanto nossa vida cotidiana ficaria muito difícil. Assim, o engenheiro elétrico pode trabalhar em concessionárias de energia, no ramo da construção civil, em instituições públicas e muito mais.

9. Engenharia Mecânica

Essa é outra faculdade de exatas muito interessante para quem gosta de Matemática e quer trabalhar com coisas práticas. Na Engenharia Mecânica, o estudante se capacita para trabalhar em sistemas mecânicos, como veículos, máquinas, equipamentos, motores etc.

Com isso, você pode perceber a dinamicidade da atuação desse profissional. Praticamente tudo o que faz parte do nosso dia a dia envolve esse conhecimento, desde um ar-condicionado utilizado no seu quarto ao veículo de última geração lançado por uma grande montadora.

10. Engenharia de Produção

Todas as indústrias precisam de profissionais das ciências exatas no seu corpo de funcionários. E um dos mais importantes é o engenheiro de produção. Ele é capacitado para analisar e organizar as linhas de produção em diversas áreas.

Na faculdade de Engenharia de Produção, o estudante tem conhecimentos tanto sobre a parte técnica da Engenharia quanto sobre aspectos da Administração e Gestão de Pessoas. Assim, essa é uma ótima opção para quem quer diversificar além da Matemática.

11. Sistemas de Informação

Por fim, trazemos mais um curso ligado à Computação. Como já dissemos, esse é um mercado muito atrativo para quem gosta da área de exatas. No caso do curso de Sistemas de Informação, o profissional atua no desenvolvimento de sistemas operacionais e na administração de fluxos de dados em uma rede de computadores.

Ele é o responsável por otimizar processos por meio de softwares e trazer mais segurança no armazenamento de informações nos sistemas. Por isso, alguém com essa formação é indispensável em qualquer empresa, seja pública ou particular.

Todos esses cursos na área de exatas têm em sua formação uma sólida base de Matemática. A escolha entre um e outro dependerá de seus interesses e objetivos, em qual (ou quais) campos sonha em atuar. Independentemente de sua escolha sobre fazer faculdadede exatas, não tenha dúvida: a Matemática sempre estará presente!

E então, este post ajudou na sua pesquisa por uma profissão? Aproveite para saber ainda mais baixando nosso e-book com um guia completo sobre estudar Engenharias.

[eBook] Guia Definitivo da Orientação Vocacional
Posts relacionados

Deixe um comentário