9 Dicas para fazer uma excelente prova de redação

2 minutos para ler

curso-casando-sem-grana

Alcançar uma boa nota na prova de redação poderá ajudá-lo(a) a garantir uma boa colocação no vestibular, mas é preciso estar atento a alguns aspectos que podem contribuir com o desenvolvimento de um bom texto.

Separamos 9 dicas rápidas e imperdíveis para você se dar bem na redação. 

Dica 01: Leia atentamente a proposta da redação para não fugir do tema.

Dica 02: Seja claro no que pretende dizer. Facilite a leitura evitando uma linguagem difícil, devemos ser objetivos, falar o máximo com o mínimo de palavras.

Dica 03: Demonstre domínio da língua portuguesa. Não cometa erros ortográfico, respeite as normas de acentuação. Evite repetir a mesma palavra várias vezes, nesse caso, procure usar sinônimos.

Dica 04: Evite usar expressões populares como: “tipo assim”, “cara”, tá “ligado”, “né”, entre outros.

Dica 05: Seja autêntico evite frases clichês: nos dias de hoje, desde os primórdios da humanidade; a pergunta que não quer calar.

[Guia Prático] 6 Passos para acertar na escolha da profissão

baixe-agora

Dica 06: Em uma redação é inaceitável expressar qualquer discurso que fira os direitos humanos, seja racial, gênero, idade, credo, religião e cultura.

Dica 07: Demonstre sua capacidade organizar e interpretar as informações presentes no texto relacionando com outras informações previamente conhecidas.

Dica 08: Para iniciar o parágrafo final, evite o uso de conjunções adversativas como: “ora”, “contudo” e “porém”. Elas indicam oposição, tirando a credibilidade de algo dito anteriormente no texto. Busque utilizar conjunções conclusivas como: “portanto”, “desse modo”, “logo”, entre outras.

Dica 09: Faça uma boa revisão do seu texto para evitar desvios de grafia, erros de pontuação e concordância.

Ainda vale lembrar os avaliadores não estão muito preocupados com a sua opinião sobre o tema,  mas sim com a capacidade de organização e raciocínio. Escrever bem é questão de prática.

Aproveite essas dicas para desenvolver a sua escrita!

 

 

[eBook] Guia Definitivo da Orientação Vocacional
Posts relacionados

Deixe um comentário