A importância da tecnologia para o desenvolvimento da odontologia

4 minutos para ler
Powered by Rock Convert

 

A tecnologia na odontologia está transformando a realidade dos consultórios e do trabalho dos dentistas. Os procedimentos estão cada vez mais seguros, rápidos e indolores, uma evolução não só para os pacientes como também para os profissionais da área.

Novidades como as lentes de contato dentais e câmeras intra orais permitem que odontologista realize seu trabalho de forma menos invasiva e bem mais eficiente. A profissão está passando por evoluções já há alguns anos, mas o ritmo tem acelerado e a cada dia uma inovação chega aos consultórios.

Neste artigo, vamos falar um pouco sobre como a tecnologia na área de odontologia está se desenvolvendo em ritmo acelerado.

Entregue seu sorriso à inovação

Muita gente não tem uma imagem muito boa dos consultórios de dentistas: há alguns anos, os procedimentos eram considerados muito dolorosos, especialmente por quem já não cuidava tão bem dos dentes e já apresentava cáries.

Infelizmente, os odontologistas de hoje herdaram uma reputação que não condiz com a realidade dos consultórios. A cada dia, eles estão mais modernos e equipados. Os equipamentos melhoraram muito e as técnicas acompanharam essa evolução. Um tratamento hoje é bem diferente de como era há algumas décadas.

Um exemplo claro disso é o escaneamento oral e a odontologia 3D, baseada em CAD/CAM. Com eles, é possível projetar os dentes de um paciente em uma imagem 3D completa no computador, permitindo que eles sejam examinados em todos ângulos possíveis.

[Guia Prático] 6 Passos para acertar na escolha da profissãoPowered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

O escaneamento oral é realizado com uma câmera intra oral que capta todos movimentos e traços da boca, permitindo até que o dentista simule a mordida e a oclusão do paciente.

E não para por aí. Com essa mesma tecnologia, também é possível projetar próteses no computador e trazê-las para o mundo real com uma impressora 3D, aplicando-as sobre dentes naturais parcialmente dentários ou em implantes.

Em um passado não tão distante assim essas próteses de dentes eram feitas de metais como o ouro. Já faz um bom tempo que materiais mais avançados são utilizados para esse fim, mas novidades não param de aparecer nessa área e hoje temos a zircônia e a porcelana, dois tipo de material para próteses e reparações que são resistentes e esteticamente agradáveis, porque são brancos.

Tecnologia na odontologia estética

Hoje, quem vai ao dentista visando melhorar a aparência dos seus dentes conta com uma ampla gama de opções de tratamentos. Mas antes de escolher qualquer um deles, ele pode realizar o planejamento digital do sorriso com softwares especializados, que vão permitir que odontologista e paciente escolham intervenções e simulem os resultados de forma visual.

Com uma imagem digital de si mesmo com as melhorias aplicadas, o paciente tem mais clareza do que será realizado e quais serão as consequências.

E uma das opções novas que está se tornando cada vez mais popular são as facetas de cerâmica ultrafinas, também chamadas de lentes de contato dentais. Esse tratamento consiste em aplicar peças de 0,2 mm à 0,5 mm de espessura nos dentes que vão ocultar fraturas, má formações, espaços exagerados entre a dentição, cáries e dentes escuros.

As lentes de contato dentárias causam impacto mínimo no dente e podem, inclusive, servir para realizar ajustes finos na oclusão e melhorar a mordida, se tornando mais que um detalhe estético.

E esses foram apenas alguns dos exemplos da evolução da tecnologia na odontologia e como procedimentos e consultórios estão se transformando. E você, já notou alguma mudança na tecnologia na última vez que foi ao dentista? Compartilhe com a gente nos comentários!

[eBook] Guia Definitivo da Orientação VocacionalPowered by Rock Convert
Posts relacionados

Um comentário em “A importância da tecnologia para o desenvolvimento da odontologia

Deixe um comentário