Aplicativos para estudantes: 12 dicas imperdíveis!

6 minutos para ler

Está difícil largar o smartphone e se concentrar em livros e apostilas? Saiba que a função do dispositivo vai além da diversão: é também um grande aliado em relação ao vestibular. Isso porque existem aplicativos para estudantes capazes de proporcionar aquela forcinha com os estudos.

Em vez de usar o dispositivo como forma de procrastinação, basta inserir a tecnologia na sua rotina de estudos de maneira inteligente: assista a videoaulas, organize leituras ou realize simulados do Enem e outros vestibulares! Existem muitas opções que podem ajudar você nessa missão, sabia?

Aproveite para conhecer nossas sugestões de apps para estudantes, que servem como garantia de um aprendizado mais dinâmico e interativo! Acompanhe os tópicos a seguir e confira cada um deles.

1. Aprovado

O Aprovado é um ótimo recurso destinado à montagem de um cronograma de estudos organizado e eficiente, sendo um ponto de partida essencial para uma rotina produtiva. O app registra os horários marcados pelos estudantes e cria um histórico que traduz o seu desempenho geral ou segmentado por matéria. Uma dica imperdível para quem prioriza organização!

Disponível para Android e iOS.

2. Duolingo

Quem deseja se aperfeiçoar no aprendizado de língua pode utilizar o Duolingo e treinar escrita, escuta, fala e tradução dos idiomas: inglês, espanhol, francês, alemão e italiano. É um curso grátis na palma da sua mão, que vai ajudar bastante no estudo para o vestibular e para a vida.

Disponível para AndroidiOS e Windows Phone.

3. Stoodi

Trata-se de um app para estudantes que abrange todas as matérias básicas do Ensino Médio, sendo muito utilizado por quem está se preparando para o Enem e outras provas similares. Com a sua ajuda, o usuário pode acessar resumos, fazer exercícios e assistir aulas. Os planos pagos oferecem benefícios extras, como correção de redações e aulas ao vivo.

Disponível para Android e iOS.

4. Estuda.com

É uma plataforma repleta de questões do Enem e de vestibulares, as quais o aluno pode escolher por disciplina e área específica. Conta ainda com videoaulas, resumos e sugestão de temas para redação. O interessante é que o estudante pode conferir sua performance e saber se está, de fato, aprendendo.

Disponível para AndroidiOS e Windows Phone.

5. Evernote

Para organizar os seus estudos, você pode contar com o Evernote. É um aplicativo ideal para os estudantes fazerem anotações das matérias, gravar áudios de aulas, salvar arquivos de textos em PDF e até apresentação de slides. É como um caderno online que ajuda o aluno a estudar de onde estiver.

Disponível para Android e iOS.

6. Física Interativa

Para aqueles que precisam focar nos estudos de Física, essa é uma ótima opção. O app reúne aulas gratuitas sobre conteúdos do Ensino Médio e que também servem para quem vai fazer provas como o Enem. Além disso, são disponibilizados diversos exercícios com resolução passo a passo.

Disponível para Android.

7. Nova Ortografia

Se tem uma coisa que costuma causar algumas confusões entre muitos estudantes é o Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa — obrigatório no Brasil desde 2016. Ficar por dentro das mudanças adotadas é muito importante para escrever uma boa redação. Portanto, nada melhor do que contar com uma ferramenta específica, como o Guia Prático da Nova Ortografia desenvolvido pela Michaelis.

[Guia Prático] 6 Passos para acertar na escolha da profissão

Disponível para Android e iOS.

8. PhotoMath

O PhotoMath é um mágico das equações matemáticas e apresenta soluções a partir da captura fotográfica dos smartphones, ou seja, é um ótimo aplicativo para auxiliar estudantes. Basta posicionar a câmera no problema a ser resolvido que o app em pouco tempo oferece uma resolução. É uma alternativa válida para momentos de incerteza, mas deve ser usado com cautela, de modo a não atrapalhar o aprendizado.

Disponível para iOS e Android.

9. Semper

A proposta desse app é “aprender sem esforço”, sendo considerado um slogan bastante atrativo a quem está cheio de materiais para estudar. O aplicativo funciona como um passatempo educativo, pedindo ao usuário do smartphone que responda questões de modo a desbloquear a tela do aparelho e poder acessar seus arquivos.

As perguntas seguem o formato de múltipla escolha e abordam temas variados, como conhecimentos gerais, matemática e idiomas. Não deixa de ser um jeito de manter o cérebro sempre ativo, não é verdade?

Disponível para Android.

10. Trello

Se você precisa colocar em ordem as suas tarefas e estabelecer prioridades, provavelmente vai gostar do Trello. Ele funciona como um gerenciador de projetos, sendo usado por pessoas e empresas no mundo inteiro.

A plataforma é bastante agradável e versátil, simplificando a visualização de todas as atividades acrescentadas pelo usuário e enviando lembretes sobre as urgências. Esse app pode ajudar bastante os estudantes na hora de organizar tudo o que precisa ser cumprido por dia, como exercícios, revisões ou leituras, além de outros compromissos pessoais.

Disponível para Android e iOS.

11. Wattpad

Antes de comprar um livro para os estudos, dê uma espiadinha no Wattpad. O app é uma plataforma que disponibiliza o acesso gratuito aos mais variados tipos de livros. E o melhor: como forma de deixar a leitura no smartphone agradável, você pode ajustar brilho, fonte e a cor do papel. É possível ainda deixar comentários.

Disponível para AndroidiOS e Windows Phone.

12. AppBlock

Se uma das suas maiores dificuldades de rendimento nos estudos é por conta das distrações da internet, esse aplicativo é feito para você. Sabemos que a tentação é grande de saber notícias, conversar com os amigos e dar uma olhada nas redes sociais.

Por isso, o AppBlock permite ao usuário bloquear aplicativos que tiram o seu foco na hora de estudar ou até mesmo criar um bloqueio geral do aparelho durante um determinado período. É uma alternativa ideal de app para estudantes mais dispersos.

Disponível para Android.

Se você já está animado e pensando na vida universitária, saiba que os aplicativos não vão te abandonar! Existem opções que também podem acompanhar você na faculdade. O UniFOA, por exemplo, disponibiliza um app para estudantes, disponível para Android, iOS e Windows Phone, no qual o aluno pode acompanhar sua frequência e suas notas.

Enfim, não precisa deixar o smartphone de lado na hora de estudar. Pelo contrário, agora você já sabe que os aplicativos para estudantes podem fazer a diferença e facilitar na hora do aprendizado ou de revisar conteúdos destinados ao Enem e outras provas.

Que tal conhecer mais uma ferramenta tecnológica capaz de contribuir para os seus estudos? Confira nosso post sobre os podcasts que vão ajudar você a arrasar no vestibular!

[eBook] Guia Definitivo da Orientação Vocacional
Posts relacionados

2 thoughts on “Aplicativos para estudantes: 12 dicas imperdíveis!

Deixe um comentário