A assessoria de imprensa é uma profissão que existe há mais de 100 anos e está em crescimento no Brasil. Nesse contexto, se você tem afinidade com a leitura e a escrita e já se interessou por cursos como o Jornalismo e a Publicidade e Propaganda, esse ramo despertará a sua atenção.
E aí, quer entender mais sobre o que é e quais são as funções de um(a) assessor(a) de imprensa? Então continue lendo este post!
Conceito e atribuições da profissão
A assessoria de imprensa é o trabalho de construção, fortalecimento e manutenção de uma imagem pública positiva por meio da divulgação de informações. Esse serviço é requerido por empresas públicas e privadas, entidades não governamentais e até mesmo por celebridades.
Nesse sentido, a missão desse profissional é conectar o seu cliente aos veículos de comunicação, tais como canais de televisão, sites, jornais e revistas. Para tanto, um assessor deve conhecer a fundo quem ele representa, seus objetivos e dificuldades. Dessa forma, terá a oportunidade de divulgar informações coerentes para criar uma visibilidade positiva perante a sociedade.
Ainda assim, vale ressaltar que um dos principais desafios da assessoria é divulgar conteúdos relevantes para ganhar espaço na mídia. Uma das alternativas é por meio de press releases, ou comunicados oficiais, que tratam acerca de acontecimentos mas também são utilizados para anunciar eventos e lançamentos.
Por fim, um assessor também tem a responsabilidade de manter contato constante com jornalistas, repórteres e veículos de imprensa, acompanhando o fluxo de informações emitidas. Além do mais, ele deve conhecer a fundo os interesses do público-alvo e antecipar oportunidades ou situações de risco para o cliente.
Formação necessária e qualificações
Na maioria das empresas, para fazer parte da assessoria de imprensa, exige-se como formação necessária o curso de Jornalismo, inserido na área de comunicação social. Além do mais, espera-se de um bom assessor características como agilidade, proatividade e organização.
Tudo isso porque essa profissão envolve muito dinamismo, grande volume de informações e velocidade de divulgação em sua rotina. Sendo assim, ser um profissional curioso, disposto a aprender e realizar um bom trabalho são fatores diferenciadores no mercado de trabalho.
Ademais, atualmente, uma das exigências mais comuns é o domínio das redes sociais. Isso porque são nichos de comunicação utilizados por uma parcela considerável da sociedade. Ainda nessa perspectiva, é imprescindível que o profissional da área tenha conhecimento de ferramentas como o Word, PowerPoint e Excel, uma vez que precisará trabalhar com planilhas, criação de textos e apresentações.
Mercado de trabalho e suas transformações
Para quem deseja trabalhar nesse segmento, o momento é positivo. Isso passa pelo crescimento do empreendedorismo no Brasil, o que abre novas oportunidades para a área, e também pelo grande fluxo de informações nos meios de comunicação, o que gera a necessidade de profissionais qualificados para filtrar esse excesso e confirmar sua veracidade.
Outra perspectiva a se observar está nas mudanças promovidas pela tecnologia na profissão. Nessa lógica, o meio digital possibilitou a aproximação do povo com as figuras públicas e, mais do que nunca, é crucial saber como estabelecer uma relação positiva entre esses dois. Para tanto, vale se utilizar das novas mídias em constante crescimento, tais como blogs, canais no YouTube e perfis no Instagram e Facebook.
Assim como qualquer outra profissão, a assessoria de imprensa exige dedicação e organização. No entanto, para quem deseja seguir esse ramo, qualidades como a comunicação, empatia e o domínio de meios digitais são essenciais.
Então, se este conteúdo sobre a assessoria de imprensa foi relevante para você, confira também as nossas dicas sobre as profissões em alta para 2019 e planeje sua carreira!