Assessoria de imprensa: o que é e como trabalhar?

A assessoria de imprensa é uma profissão que existe há mais de 100 anos e está em crescimento no Brasil. Nesse contexto, se você tem afinidade com a leitura e a escrita e já se interessou por cursos como o Jornalismo e a Publicidade e Propaganda, esse ramo despertará a sua atenção.

E aí, quer entender mais sobre o que é e quais são as funções de um(a) assessor(a) de imprensa? Então continue lendo este post!

Conceito e atribuições da profissão

A assessoria de imprensa é o trabalho de construção, fortalecimento e manutenção de uma imagem pública positiva por meio da divulgação de informações. Esse serviço é requerido por empresas públicas e privadas, entidades não governamentais e até mesmo por celebridades.

Nesse sentido, a missão desse profissional é conectar o seu cliente aos veículos de comunicação, tais como canais de televisão, sites, jornais e revistas. Para tanto, um assessor deve conhecer a fundo quem ele representa, seus objetivos e dificuldades. Dessa forma, terá a oportunidade de divulgar informações coerentes para criar uma visibilidade positiva perante a sociedade.

Ainda assim, vale ressaltar que um dos principais desafios da assessoria é divulgar conteúdos relevantes para ganhar espaço na mídia. Uma das alternativas é por meio de press releases, ou comunicados oficiais, que tratam acerca de acontecimentos mas também são utilizados para anunciar eventos e lançamentos.

Por fim, um assessor também tem a responsabilidade de manter contato constante com jornalistas, repórteres e veículos de imprensa, acompanhando o fluxo de informações emitidas. Além do mais, ele deve conhecer a fundo os interesses do público-alvo e antecipar oportunidades ou situações de risco para o cliente.

Leia também:  Histórias de Aço: Estudantes de Publicidade e Propaganda e de Jornalismo lançam podcast sobre Volta Redonda

Formação necessária e qualificações

Na maioria das empresas, para fazer parte da assessoria de imprensa, exige-se como formação necessária o curso de Jornalismo, inserido na área de comunicação social. Além do mais, espera-se de um bom assessor características como agilidade, proatividade e organização.

Tudo isso porque essa profissão envolve muito dinamismo, grande volume de informações e velocidade de divulgação em sua rotina. Sendo assim, ser um profissional curioso, disposto a aprender e realizar um bom trabalho são fatores diferenciadores no mercado de trabalho.

Ademais, atualmente, uma das exigências mais comuns é o domínio das redes sociais. Isso porque são nichos de comunicação utilizados por uma parcela considerável da sociedade. Ainda nessa perspectiva, é imprescindível que o profissional da área tenha conhecimento de ferramentas como o Word, PowerPoint e Excel, uma vez que precisará trabalhar com planilhas, criação de textos e apresentações.

Mercado de trabalho e suas transformações

Para quem deseja trabalhar nesse segmento, o momento é positivo. Isso passa pelo crescimento do empreendedorismo no Brasil, o que abre novas oportunidades para a área, e também pelo grande fluxo de informações nos meios de comunicação, o que gera a necessidade de profissionais qualificados para filtrar esse excesso e confirmar sua veracidade.

Outra perspectiva a se observar está nas mudanças promovidas pela tecnologia na profissão. Nessa lógica, o meio digital possibilitou a aproximação do povo com as figuras públicas e, mais do que nunca, é crucial saber como estabelecer uma relação positiva entre esses dois. Para tanto, vale se utilizar das novas mídias em constante crescimento, tais como blogs, canais no YouTube e perfis no Instagram e Facebook.

Leia também:  Estudantes de Jornalismo participam de evento nacional da ABERJE

Assim como qualquer outra profissão, a assessoria de imprensa exige dedicação e organização. No entanto, para quem deseja seguir esse ramo, qualidades como a comunicação, empatia e o domínio de meios digitais são essenciais.

Então, se este conteúdo sobre a assessoria de imprensa foi relevante para você, confira também as nossas dicas sobre as profissões em alta para 2019 e planeje sua carreira!

assessoria de imprensa

COMPARTILHAR

Leia também...

Escolha abaixo a melhor opção

Olá! Sou seu assistente Virtual. Posso te ajudar?

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais.

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas