Aulas práticas: veja agora como aproveitar esse aprendizado

3 minutos para ler

Ao começar a faculdade, é comum o estudante ficar ansioso pelas aulas práticas. Afinal, esse será o momento de aplicar os conhecimentos adquiridos durante o curso e se sentir mais próximo de sua futura profissão.

Porém, para chegar nesse momento da graduação, é preciso passar pelas aulas teóricas e pelo longo caminho em busca do saber. Felizmente, muitas instituições já oferecem uma grade curricular mais balanceada entre teoria e prática, para garantir que o aluno consiga desenvolver-se de forma mais completa.

Se você tem dúvidas sobre o que são as aulas práticas, não perca este post. Além de explicarmos esse conceito, também vamos mostrar algumas dicas para colocar o aprendizado em prática e desfrutar dessas disciplinas da melhor forma possível. Continue a leitura e confira!

Como funcionam as aulas práticas na faculdade?

Normalmente, as aulas teóricas apresentam conceitos abstratos sobre determinados tópicos presentes no curso. Como contraponto, as aulas práticas servem para aproximar esses assuntos dos estudantes, desenvolvendo-os melhor e oferecendo aos alunos a chance de vivenciar a teoria.

Dessa forma, possibilita-se não apenas o trabalho em equipe, mas também o desenvolvimento do senso crítico e o incentivo à criação de hipóteses por parte dos estudantes.

Como colocar o aprendizado em prática?

Viu só como as aulas práticas são importantes não apenas no que diz respeito ao aprendizado, como também à futura carreira do estudante? 

Por conta disso, a seguir, vamos mostrar algumas opções para aliar a teoria vista durante o curso à prática. Confira!

[Guia Prático] 6 Passos para acertar na escolha da profissão

Trabalho freelancer

Hoje em dia, é possível trabalhar como freelancer nas mais diversas áreas, como design, tradução, produção de texto, criação de conteúdo etc. Além de colocar os conhecimentos em prática, essa opção permite ganhar experiência de trabalho e, até mesmo, aumentar os seus rendimentos.

Estágio

Seja voluntário, seja remunerado, uma coisa não muda: o estágio supervisionado ainda é a melhor forma de ganhar experiência profissional durante a faculdade e aperfeiçoar os conhecimentos necessários para seguir uma determinada carreira. 

Projeto de extensão

As aulas práticas também podem ser encontradas na forma de projetos de extensão. Normalmente de cunho social, eles são ótimas formas de desenvolver ações que ofereçam um retorno à comunidade. 

Por isso, essas experiências, além de serem ricas, ainda servem como diferencial no currículo e ajudam a desenvolver habilidades complementares.

Monitoria

As monitorias são ótimos laboratórios para aqueles estudantes que querem trabalhar com educação. Isso porque eles poderão se candidatar com os professores para auxiliá-los em sala de aula, podendo, até mesmo, tirar dúvidas dos outros alunos sobre determinados pontos da disciplina.

Como vimos, as aulas práticas são fundamentais para que o estudante não apenas aplique os conhecimentos obtidos durante o curso, mas também para que ele se sinta mais próximo da sua futura profissão, podendo decidir qual caminho seguir após formado. Por isso, é fundamental considerar a grade curricular do curso que você pretende fazer, antes de escolher a instituição de ensino em que estudará.

O UniFOA oferece aulas práticas diferenciadas, para garantir um aprendizado excepcional aos seus alunos. Entre em contato conosco e saiba mais!

Posts relacionados

Deixe um comentário