Como aproveitar bem e aprender mais com as aulas remotas?

3 minutos para ler

O mundo mudou, e hoje a tecnologia passou a fazer parte também da educação. A possibilidade estudar em casa, com as aulas remotas, seja para quem vai prestar vestibular, seja para quem já está na faculdade, traz uma série de vantagens.

Mas tem uma galera que ainda não fica confortável com o aprendizado a distância: é difícil se organizar e até se concentrar para acompanhar as disciplinas. Então, o que fazer?

Se você busca essa resposta, vai gostar de conferir o nosso post. Continue a leitura e anote algumas dicas para ter um bom rendimento com as aulas ao vivo e outras atividades no formato digital!

Prepare um local de estudos em casa

O primeiro passo para acompanhar as aulas remotas é ter um local próprio para os estudos. Então, arrume um cantinho com uma mesa e cadeira para deixar o computador, livros, cadernos, canetas e outros materiais.

É uma forma de ter conforto para estudar e manter suas coisas sempre organizadas, evitando perder tempo para procurar um texto que foi pedido pelo professor, por exemplo.

Elabore um plano de estudos

Além de ter um espaço para assistir às aulas e repassar os conteúdos, organize sua rotina, elaborando um plano de estudos. Como fazer? Em uma planilha com os dias da semana e horários, determine em qual horário vai ter as aulas remotas e quais matérias vai estudar cada dia. Isso vai colaborar para que você mantenha o ritmo de fazer as leituras e exercícios, sem deixar nada para trás.

[Guia Prático] 6 Passos para acertar na escolha da profissão

A dica aqui é, se possível, determinar o horário para os estudos que mais combine com seu relógio biológico. Se você tem mais disposição pela manhã, pegue firme nas aulas e conteúdos nesse período para ter uma produtividade maior.

Peça ajuda se ficar com dúvidas nas aulas remotas

Para muita gente, é estranho não ter o professor ao lado, presencialmente apresentando a matéria. Porém, o fato de ter aulas remotas não o impede de entrar em contato com professores, tutores e até colegas, caso surja alguma dúvida.

No caso das aulas ao vivo, você pode pedir o esclarecimento no momento da explicação. Nas gravadas, o caminho é encontrar os principais canais de contato da plataforma de ensino e apresentar suas dificuldades o quanto antes para que o professor possa auxiliar.

Faça da tecnologia uma aliada

Que tal enxergar a tecnologia como uma aliada para os estudos? As aulas remotas permitem que você estude do conforto da sua casa, ou seja, que não gaste tempo e dinheiro se deslocando até a instituição de ensino. Além disso, aporta uma flexibilidade para acompanhar as matérias nos horários que deem mais certo para você.

Outro ponto importante é que essa vivência digital vai contar pontos lá na frente, quando você estiver no mercado de trabalho. Isso porque você vai ficar à vontade para lidar com diferentes aplicativos ou softwares.

Com o crescimento das aulas remotas, cada vez mais alunos precisam se adaptar a esse formato de aprendizagem. Um conselho importante é investir em uma Internet de qualidade para acessar as aulas ao vivo e carregar vídeos com tranquilidade.

Quer conhecer uma instituição de ensino que valoriza a boa experiência do aluno com o ensino digital? Entre em contato com o UniFOA e fique por dentro dos nossos cursos!

Posts relacionados

Deixe um comentário