Como funciona o curso de bacharelado em Engenharia Mecânica?

4 minutos para ler

Durante a preparação para o vestibular, é normal ficar em dúvida sobre qual carreira seguir. Afinal, há uma grande variedade de cursos e instituições de ensino para escolher, com suas particularidades e benefícios.

Aqueles estudantes que gostam de Matemática, por exemplo, podem se interessar em seguir alguma das carreiras em Engenharia. Uma das opções nessa área é o bacharelado em Engenharia Mecânica, que forma profissionais para atuar desde o projeto até a operação e manutenção de sistemas mecânicos.

Se você ficou interessado nesse curso, continue a leitura deste post. Nele, vamos explicar como é o bacharelado em Engenharia Mecânica, como é o mercado de trabalho no Brasil e qual é a importância de estudar em uma boa instituição de ensino. Confira!

Como é o mercado de trabalho de Engenharia Mecânica no Brasil?

A Engenharia Mecânica forma profissionais responsáveis por desenvolver projetos e atuar na construção, na análise e na manutenção de sistemas mecânicos para as mais diversas indústrias — como da aviação, automobilística e de exploração de petróleo. Por isso, essa é uma profissão essencial para desenvolver economicamente o país.

Devido à possibilidade de atuar em variados setores, principalmente por conta de sua formação ampla, a Engenharia Mecânica é uma profissão que está em alta no Brasil, tanto no setor público como no privado.

Para se destacar no mercado de trabalho, o diferencial está no domínio do inglês, assim como na formação especializada, como mestrado e doutorado. Além disso, espera-se que o perfil de um engenheiro seja o de um profissional que tenha:

  • raciocínio lógico e analítico;
  • boa orientação espacial;
  • capacidade de trabalhar em equipe, de liderança e de negociação.

Segundo o site Vagas.com, um Engenheiro Mecânico ganha, em média, R$ 7.631. Já o salário de um estagiário pode chegar a R$ 1.746.

[eBook] O guia completo do futuro estudante de engenharia

Como é o curso de Engenharia Mecânica?

O curso de Engenharia Mecânica é oferecido na forma de bacharelado, com duração média de 5 anos. Assim como ocorre com as outras Engenharias, essa graduação tem a sua grade dividida em três tipos de conteúdos:

  • básicos — como Administração, Economia, Cálculo e Estatística;
  • profissionalizantes — como Desenho Técnico, Computação Gráfica, Termodinâmica, Mecânica Geral e Manutenção;
  • específicos — como Projetos de Máquinas e Materiais de Construção Mecânica.

Para obter o diploma, o aluno deverá cumprir o estágio obrigatório supervisionado de, no mínimo, 160 horas. Além disso, deverá ter o trabalho de conclusão de curso (TCC) aprovado.

Além do diploma de ensino superior reconhecido pelo MEC, também é preciso contar com a inscrição no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) para atuar profissionalmente.

Qual é a importância de estudar em uma boa instituição de ensino?

Agora que você já sabe sobre o curso, a carreira e o mercado de trabalho para a Engenharia Mecânica, deve estar considerando essa opção para o seu futuro. Ao escolher a instituição de ensino, saiba que é importante levar em conta alguns fatores.

Primeiramente, é necessário que o curso seja reconhecido pelo MEC, para que o diploma seja válido no território nacional. Além disso, é preciso verificar se a instituição conta com um corpo docente preparado e se oferece instalações apropriadas para o curso de Engenharia.

Dessa forma, é possível garantir um bom aprendizado para que você possa desfrutar de boas oportunidades no mercado de trabalho.

Como vimos, o bacharelado em Engenharia Mecânica é uma ótima possibilidade de carreira para aqueles estudantes que gostam de matérias de exatas e querem ter a possibilidade de trabalhar em diferentes indústrias.

Se você ficou interessado no curso de Engenharia Mecânica, entre em contato conosco e veja como podemos ajudá-lo a seguir essa carreira!

Posts relacionados

Deixe um comentário