O que é uma clínica-escola e como auxilia no treinamento profissional?

3 minutos para ler

O aprendizado teórico é importante na graduação, porém só ele não é suficiente para preparar o estudante para o mercado de trabalho. No caso de profissões da saúde, é interessante escolher uma faculdade que tenha uma clínica-escola.

Dessa maneira, o aluno vivencia a prática da carreira, atendendo de verdade os pacientes. Quer entender melhor quais as características desses espaços e como funcionam os atendimentos? Confira nosso post e descubra ainda as vantagens de aprender na clínica-escola!

O que é uma clínica-escola?

É um ambiente preparado para que sejam realizados atendimentos de saúde para a comunidade interna e externa da instituição de ensino. Essa é a forma de a faculdade, além de oferecer um treinamento profissional para alunos de Odontologia e outros cursos, atender às pessoas gratuitamente.

Com isso, o atendimento em clínica-escola acaba fazendo parte da grade curricular do curso, sendo uma oportunidade para os estudantes da área da saúde atenderem pacientes na prática.

Como funcionam os atendimentos?

É importante destacar aqui que todos os atendimentos e procedimentos realizados pelos alunos têm a supervisão de um professor da área. Afinal, eles estão aprendendo e precisam tirar suas dúvidas.

Assim, torna-se uma experiência para saber como atender os pacientes, lidar com materiais e outros instrumentos e conhecer diferentes casos clínicos. Para um estudante de Medicina, por exemplo, essa é a possibilidade de viver uma rotina igual àquela que ele vai encontrar quando ingressar, de fato, no mercado de trabalho.

Quais as vantagens para os alunos?

Escolher uma faculdade que tem uma clínica-escola para os alunos atenderem à comunidade traz uma série de ganhos para a formação e carreira. Veja a seguir!

[eBook] Guia da Graduação em Medicina

Preparação para o mercado de trabalho

A primeira vantagem é se preparar para o dia a dia e desafios do mercado de trabalho. É que não dá para saber como vai ser essa rotina e qual deve ser a conduta profissional somente por meio de livros ou aulas em laboratório, não é mesmo?

Por isso, a clínica-escola propicia um atendimento de verdade dos pacientes, sempre sob supervisão, exigindo um comprometimento real do aluno.

Aprendizado prático com a rotina da profissão

Aprender como atender as pessoas, responder às queixas e outras indagações é algo que o aluno vai conseguir ao participar da clínica-escola. Ele também vai saber como fazer as técnicas, utilizar equipamentos e outros materiais para prestar um serviço seguro e de qualidade.

Desenvolvimento pessoal

Saber lidar com a pressão de um serviço de saúde e com qualquer imprevisto que puder ocorrer vai contribuir para o desenvolvimento pessoal do futuro médico ou dentista.

Facilidade para escolher a área de atuação

Por último, a experiência com a clínica-escola vai permitir que o estudante da saúde atue em diferentes segmentos da sua profissão. Dessa maneira, ele descobre a área de atuação que tem mais afinidade, direcionando melhor seu plano de carreira.

Viu só como esse espaço de aprendizado prático é importante em faculdades que oferecem cursos na área da saúde? No UniFOA, os alunos de Medicina e Odontologia podem ter uma formação diferenciada na clínica-escola da instituição. Esse é um ambiente completo e equipado para atender a comunidade com qualidade e que permite a vivência prática da profissão.

Gostou das informações do nosso post? Então conheça melhor toda a infraestrutura que o UniFOA oferece aos alunos!

Posts relacionados

Deixe um comentário