Como a prática de exercícios físicos pode ajudar nos estudos?

Para cuidar da saúde e viver bem, não tem segredo: é importante ter uma alimentação equilibrada e hábitos saudáveis, que incluam a prática de exercícios físicos. Mas você sabia que mexer o corpo pode dar aquela forcinha também para os estudos?

Se você está se preparando para o Enem ou vestibular, deixe o sedentarismo de lado. Uma pesquisa de 2014 da Universidade Autônoma de Madri mostrou que o exercício físico na infância e na adolescência pode ajudar no rendimento escolar.

Quer entender melhor como a atividade física pode ser benéfica para o seu cérebro e ajudar nos estudos? Confira nosso post!

Melhora a capacidade cognitiva e raciocínio

A prática de exercícios físicos aumenta a produção de neurotransmissores, que atuam na comunicação entre as células neurais. Assim, o cérebro melhora o desempenho e fica mais preparado para armazenar informações.

O resultado é a melhora da capacidade cognitiva, raciocínio e também memória. Tudo o que você precisa para se sair bem no vestibular.

Acelera o metabolismo

Mexer o corpo vai acelerar o metabolismo, melhorando as funções do organismo, principalmente os sistemas circulatório e respiratório. Com isso, o transporte de oxigênio e de nutrientes que fornecem energia é facilitado, trazendo mais disposição para os estudos.

Alivia o estresse

Pressão para entrar logo na faculdade, vários conteúdos para revisar, dúvidas quanto ao futuro profissional — são vários fatores que deixam o estudante ansioso e estressado. Só que estar com a cabeça cheia não ajuda em nada na hora de se preparar para o vestibular, certo?

Por isso, o exercício físico é tão importante. Com ele, o corpo libera o hormônio endorfina, que traz a sensação de bem-estar. Assim, você fica mais tranquilo, com bom humor e cheio de disposição.

Ajuda na concentração

Para conseguir entender as matérias é preciso concentração. E é nisso que a atividade física pode ajudar, já que ela faz o corpo liberar serotonina — substância que deixa o cérebro em alerta. Desse modo, fica mais fácil manter o foco nos estudos.

Traz mais confiança

A prática de uma atividade física pode melhorar ainda sua autoestima, já que você está realizando algo pensando em sua saúde e bem-estar. Tudo isso pode trazer mais segurança e confiança na sua vida — fatores fundamentais para o bom desempenho nas provas do Enem e vestibular.

Garante uma boa noite de sono

Por fim, é importante destacar que se exercitar vai garantir também uma boa noite de sono. Seu corpo e mente ficarão mais relaxados e seu cérebro poderá assimilar melhor tudo o que foi estudado enquanto você dorme.

Além disso, com um sono reparador, você acorda cheio de energia no dia seguinte para repassar as matérias.

Viu só como você deve incluir os exercícios físicos na sua rotina de preparação para o vestibular? É fundamental cuidar do corpo e mente para conseguir se concentrar melhor e, assim, repassar todo o conteúdo sem estresse.

Gostou das nossas dicas para se dar bem nas provas? Fique por dentro de outros posts como este — é só seguir as nossas páginas no Facebook, Instagram e Twitter!

2 thoughts on “Como a prática de exercícios físicos pode ajudar nos estudos?

1. Ótimas dicas!!! Parabéns pelo post!!! Definitivamente um depende do outro porque no final formam um só, realmente o corpo humano é algo admirável , mas infelizmente a maioiria ignora o básico do complexo.