Entenda o que são Metas SMART e como aplicá-las em sua rotina!

8 minutos para ler

Já ouviu aquela frase que diz que o sucesso é 10% inspiração e 90% transpiração? Ela é atribuída a Thomas Edison, que viveu entre os séculos XIX e XX; contudo, não poderia ser mais atual. Se você deseja conquistar algo, seja o que for, precisa definir o que é preciso fazer para alcançar esse objetivo, em vez de simplesmente esperar que aconteça. É justamente para isso que as metas SMART funcionam.

As metas SMART são uma ferramenta muito poderosa para aproximar você daquilo que almeja, pois, ao analisar racionalmente o seu objetivo e detalhar algumas questões estratégicas, fica mais fácil estabelecer os meios para chegar lá. O mais legal de tudo é que esse planejamento pode ser aplicado tanto na vida pessoal quanto na profissional.

Mas, afinal, o que são as metas SMART? Continue conosco, pois explicaremos o que cada letrinha significa e, ainda, como colocá-las em prática!

S — Specific (específica): o que você quer fazer?

Essa é a primeira letra da sigla e não é à toa. Para você alcançar um objetivo, é preciso saber exatamente o que você quer. Parece muito óbvio, não é mesmo? Então, veja só a seguinte frase: “Ano que vem vou prestar mais atenção à minha saúde”.

Percebe o quão vaga é essa afirmação? Estabelecer uma meta específica significa definir, de forma clara, direta e nada subjetiva, os resultados do seu desejo. Para ficar mais fácil compreender, vamos supor que você queira perder peso.

Uma meta SMART específica seria: “Quero perder 10 quilos em 12 meses”. Só tendo isso em mente já faz pensar “o que é preciso fazer para atingir o meu objetivo?”. Esse é o ponto fundamental para ter sucesso em qualquer área da vida: sabendo o que se quer, podemos começar a investigar e a planejar os meios para tê-lo.

Responder algumas perguntas ajuda bastante na definição da meta específica:

  • O que você espera alcançar com essa meta?
  • Por que você deseja isso?
  • Quem será o responsável por ela?
  • Onde essa meta vai levar você após ser alcançada?
  • Quando você pretende atingir isso?
  • De que forma o objetivo vai ser alcançado?

E lembre-se do que disse Lewis Carroll: “Se você não sabe aonde quer ir, qualquer caminho serve.”

M — Measurable (mensurável): como você saberá quando chegou lá?

Dizer que uma meta é mensurável significa que você tem a possibilidade de observar e monitorar seu progresso e, em determinado ponto, identificar quando ela foi atingida. Afinal, de nada adianta ter um plano de ação e colocá-lo em prática se não puder acompanhar se está dando certo ou não.

Aliás, é isso que permite fazer mudanças no planejamento. Se voltarmos ao nosso exemplo, percebemos que a meta é mensurável, pois estipulamos perder 10 quilos em 12 meses. Para acompanhar o progresso, basta medir o peso inicial e o peso na data estipulada como prazo para a realização.

Caso você não esteja percebendo a perda de peso proposta, é preciso pensar em alternativas que o levem a isso. Por exemplo, caminhar 30 minutos três vezes por semana talvez não seja suficiente; tentarei caminhar 30 minutos por dia. E por aí vai.

Responder a três perguntas auxilia a estabelecer uma meta mensurável:

  • Qual resultado eu espero com a meta?
  • Como esse resultado pode ser medido?
  • Em quanto tempo ele deve ser atingido?

A — Achievable (alcançável): como o objetivo pode ser alcançado?

Aqui, você precisa separar o que é fantasia e o que é realidade. Ou seja, estabelecer um objetivo viável, que possa ser alcançado com esforço e dedicação.

[Guia Prático] 6 Passos para acertar na escolha da profissão

Isso significa que a meta deve ser alcançável com os recursos humanos, financeiros e materiais que você dispõe. Vamos voltar ao nosso exemplo? Perder 10 quilos em 12 meses não é impossível, concorda? Isso já define a meta como alcançável.

Agora, pense no que você precisa fazer para chegar onde você quer. Por exemplo, “não tenho condições de pagar uma academia”, muito bem, então que tal caminhar na rua? Subir as escadas do prédio ou descer algumas paradas de ônibus antes? Alguns minutos de exercícios aeróbicos em casa podem ajudar também, não é mesmo?

O importante é saber que definir uma meta alcançável é se prevenir de futuras frustrações. Por isso, é preciso conhecer as suas limitações e estabelecer um plano de ação condizente com o que você pode arcar, sem se prejudicar tentando alcançar o objetivo.

Aqui, mais do que fazer perguntas, é necessário fazer uma reflexão. Avalie seus pontos fracos e fortes e veja onde você pode investir ou agir para potencializar as suas ações.

R — Relevant (relevante): por que esse objetivo é importante para você?

Qualquer objetivo fica mais fácil de ser alcançado se for importante para quem o estipulou ou para quem mais estiver envolvido no processo. Simplesmente porque a relevância de uma meta traçada tem total relação com a motivação para ir atrás dela.

Essa questão nos leva de volta ao primeiro tópico, no qual fizemos a pergunta “por que isso é importante?”. É essencial destacar que, caso a sua meta seja pessoal, como no nosso exemplo de perder peso, essa resposta deve ser elaborada unicamente com benefícios próprios. Isto é, pelo seu ponto de vista, de que maneira você se beneficiaria com o resultado?

Para ficar um pouco mais fácil, tente responder às seguintes perguntas:

  • Como a meta impacta você?
  • Ela é relevante para você?
  • O momento é adequado ou favorável para você ir em busca da meta?
  • Existem prioridades que podem ser prejudicadas por esse objetivo?

T — Time based (temporal): quando você quer realizar o seu objetivo?

Por fim, para concluir o plano de uma meta SMART, é preciso voltar suas atenções ao calendário e estipular uma data para atingi-la. Esse passo é crucial para o sucesso, pois um objetivo sem prazo de realização cria ótimas condições para a procrastinação.

Geralmente, esse prazo para conclusão do objetivo surge de forma natural na etapa para torná-lo mensurável. Vale destacar, também, que esse limite não precisa ser engessado (a menos que não dependa unicamente de você) e pode receber alguns ajustes, contando que você não estique o prazo constantemente, ok?

Para definir o tempo para cumprir uma meta, é preciso avaliar seu nível de comprometimento com ela. Disso depende o quão rápido você realizará o seu desejo.

Como aplicar as metas SMART na prática?

Ao longo do texto, demos várias dicas para você aplicar as metas SMART na prática. Para ficar ainda mais claro como estabelecer seus objetivos daqui para frente, veja outros exemplos:

Economizar R$ 10 mil para viajar para a Patagônia até junho de 2020

  • é específica, pois estipula a quantia necessária para a viagem;
  • é mensurável, pois você conhece a sua renda e sabe o quanto precisa economizar no período até atingir o valor;
  • é atingível, pois você definiu quantia e prazo que considera viáveis;
  • é relevante, pois você conhecerá um novo lugar, uma nova cultura, e expandirá seus horizontes;
  • é temporal, pois você definiu junho de 2020 como prazo de realização.

Ser aprovado no vestibular para o curso de Medicina do UniFOA

  • é específica, pois você tem em mente o curso e a universidade;
  • é mensurável, pois o seu desempenho pode ser mensurado ao conquistar uma das vagas disponíveis;
  • é atingível, pois com dedicação e esforço, o objetivo pode ser realizado;
  • é relevante, pois essa aprovação pode ser fundamental para a sua carreira;
  • é temporal, pois estipula que a aprovação será no próximo vestibular.

Começar a meditar em até 30 dias

  • é específica, pois se trata de uma atividade bem pontual;
  • é mensurável, pois, mesmo que a mensuração seja subjetiva (como é o caso aqui), você consegue acompanhar a sua evolução;
  • é atingível, pois nada impede que você medite;
  • é relevante, pois, para você, a meditação proporcionará mais qualidade de vida;
  • é temporal, pois há um prazo de 30 dias.

E então, mudou sua visão a respeito das suas metas agora? As metas SMART deixam mais claro para você mesmo o que quer alcançar e, assim, fica mais fácil traçar o plano de ação para ter sucesso.

O mais interessante é que as metas SMART podem ser aplicadas em todas as esferas da vida, para atingir quaisquer objetivos. É uma ferramenta muito simples, porém eficiente que ajuda a ultrapassar qualquer barreira que impeça você de conquistar o que deseja.Você já definiu que precisa juntar uma graninha para realizar um sonho, mas gostaria de não precisar sair para isso? Então, confira as 20 melhores e mais lucrativas opções para trabalhar em casa!

Posts relacionados

Um comentário em “Entenda o que são Metas SMART e como aplicá-las em sua rotina!

Deixe um comentário