Como criar um cronograma de estudos eficiente para o vestibular?

A época do vestibular é um momento complicado na vida da maioria dos estudantes uma vez que são depositadas todas as expectativas sobre eles, que acabam sofrendo com a pressão por todos os lados.

Para quem ainda está na escola, a expectativa para entrar na faculdade e mudar de vida é muito grande. Já para quem está no cursinho ou estuda por conta própria, além da vontade de começar a estudar, as aulas preparatórias para o vestibular ficam mais cansativas a cada dia.

Se você está passando por essa situação e quer conquistar a vaga na faculdade que tanto deseja, leia nossas dicas de como criar um cronograma de estudos mais eficiente!

Revise diariamente o conteúdo

Essa dica vale para quem está passando por qualquer uma das situações que descrevemos. Revisar o conteúdo diariamente ajuda na fixação e no acompanhamento da disciplina.

Organize-se para revisar os textos e exercícios passados em sala de aula, pois, além da fixação, essa prática te ajudará a identificar as disciplinas com as quais você tem mais dificuldade de aprendizado e te permite focar na melhoria dos seus pontos fracos.

Elabore um plano de estudos

Essa é uma maneira de organizar de forma eficiente seus estudos e garantir que sua meta seja alcançada. Você pode elaborar da maneira que for melhor para você e de acordo com os compromissos que você tem também.

Contudo, em termos de controle, o mais aconselhável é que seja realizado um planejamento semanal com a listagem dos dias e horários que você tem disponíveis para o estudo, assim como as disciplinas que serão revisadas durante esse período. Tente priorizar as matérias mais difíceis e também aquelas que têm peso maior na sua nota final no vestibular.

Inclua no planejamento o horário de descanso entre um período de estudo e outro, pois esse intervalo é fundamental para a melhor absorção e fixação da matéria.

Organize o material

Manter a concentração é difícil, não é mesmo? Agora imagine ter que levantar de tempos em tempos para pegar um material para a disciplina que você está estudando no momento ou até mesmo ter que parar durante um intervalo maior para procurar aquele livro que tem exercícios importantes? Isso gasta muito tempo e prejudica o andamento do seu estudo.

Portanto, organize seu material antes mesmo de começar e tenha por perto tudo o que for necessário para o dia. A organização do ambiente de estudos como um todo também é importante para o andamento do processo.

Faça simulados

Aproveite ao máximo os simulados oferecidos pela sua escola ou pelo cursinho que você frequenta, pois esses simulados te permitem avaliar seu conhecimento. Se quiser ir além dos simulados oferecidos pelas instituições de ensino, busque provas anteriores aplicadas na faculdade em que você tem interesse.

Essa prática te ajuda a entender melhor qual é a linha de raciocínio seguida pelos avaliadores e, dessa maneira, direcionar seu estudo para as disciplinas em que as notas forem menores. O melhor dia para a realização desse simulado é no fim do seu plano de estudos, ou seja, numa sexta feira ou em um sábado depois de já ter revisado toda a matéria da semana, por exemplo.

A regularidade da realização dos simulados ajuda na avaliação do seu progresso semanal e no replanejamento do estudo da semana seguinte.

Viu como a organização e o cronograma de estudos podem te ajudar a conquistar a vaga que você tanto deseja? Para ter acesso a mais posts como esses e saber mais dicas, siga nossa página no Facebook!