Aprenda como elaborar um currículo criativo e completo

4 minutos para ler

Na hora de buscar um emprego, é fundamental ter uma boa apresentação. Para isso, saber como elaborar um currículo que seja completo, organizado e atrativo faz toda a diferença. Assim, você chama a atenção dos recrutadores e fica mais perto da contratação.

Nesse sentido, não basta apresentar as informações mais importantes sobre você; é preciso demonstrar já nesse primeiro contato a eficiência, a credibilidade e a objetividade, que são muito valorizadas no mercado de trabalho.

Quer saber como elaborar um ótimo currículo e aumentar as suas chances de conseguir uma entrevista? Continue a leitura e confira dicas essenciais.

Ofereça informações completas

Ao preencher o currículo, é preciso inserir informações completas, que ajudem os recrutadores a conhecerem mais sobre você e a sua história profissional. O primeiro passo é oferecer dados atualizados, como:

  • nome completo;
  • data de nascimento;
  • estado civil;
  • endereço;
  • dados para contato.

As informações sobre as suas experiências também devem trazer todas as referências. Para os cursos, por exemplo, é preciso especificar a sua duração e a instituição em que foram realizados. Da mesma forma, os empregos anteriores devem ter o tempo de atividade e as funções desempenhadas.

[Guia Prático] 6 Passos para acertar na escolha da profissão

Respeite uma estrutura

O preenchimento desse documento de maneira organizada deve respeitar uma estrutura. O importante é que você siga uma hierarquia de informações, com destaque ao que está mais alinhado à vaga desejada. Uma sugestão de estrutura é a seguinte:

  • cabeçalho — suas informações pessoais e para contato;
  • objetivos — área de atuação e pretensões para a carreira. Esse campo é essencial para quem está à procura do primeiro emprego;
  • qualificações — habilidades que fazem com que você esteja apto para a função;
  • formação acadêmica — graduações, pós-graduações, cursos profissionalizantes, entre outros;
  • conhecimentos técnicos — domina algum conhecimento que ajuda na função? Acrescente nesse campo;
  • experiência profissional — seus trabalhos anteriores;
  • idiomas — cursos e nível de proficiência em outros idiomas;
  • informações complementares — outros dados importantes, como intercâmbios etc.

Selecione as informações mais relevantes

Uma dica é criar uma apresentação personalizada para a vaga desejada. Isso porque nem sempre as experiências são relevantes para um currículo coeso. Se você tem habilidades com música, por exemplo, pode ser interessante para trabalhos com crianças, mas não necessariamente para cargos administrativos. Selecione as informações que fazem mais sentido em cada área e explore seu potencial específico.

Ofereça informações verdadeiras

Uma dica essencial de como elaborar um currículo é prestar apenas informações verdadeiras. Destacar as suas habilidades é importante, mas inserir qualificações que não são reais pode prejudicar a sua contratação. No momento da entrevista, essas controvérsias são facilmente detectadas.

Tenha atenção aos erros

Erros de ortografia, alinhamento ou digitação podem causar má impressão em seu currículo. Por isso, é importante fazer revisões cuidadosas e, se possível, pedir para outras pessoas também conferirem. Além disso, evite informar dados como gênero e número de documento, e só insira foto se for um requisito da vaga. Para o e-mail, é preciso que ele não tenha apelidos, adjetivos ou diminutivo.

Portanto, observar as dicas de como elaborar um currículo ajuda a transmitir uma boa impressão aos recrutadores e aumentar as chances de conseguir a vaga. Você também pode encontrar alguns modelos para áreas específicas, para tornar o seu currículo mais alinhado com o cargo pretendido.

Para ter sucesso no mercado de trabalho, é importante investir nas suas qualificações. Garanta a formação em uma instituição responsável e reconhecida, como o UniFOA. Acesse nosso site e confira os cursos.

Posts relacionados

Deixe um comentário