Veja como otimizar os estudos para se dar bem nas provas

3 minutos para ler

Não importa se você está se preparando para prestar vestibular ou se já está cursando uma graduação, o fato é que a quantidade de tópicos que precisam ser estudados parece sempre ser maior do que o tempo disponível para o aprendizado, não é mesmo?

Por isso, saber como otimizar os estudos é fundamental para que você consiga dar conta de todo o conteúdo e possa se dar bem nas provas. Porém, apesar de ser algo simples, ainda há muitas pessoas que não sabem como conseguir manter o foco no que importa.

Pensando nisso, neste post, vamos mostrar algumas dicas para ajudar você a aprimorar os seus estudos e conseguir a aprovação necessária para o sucesso acadêmico. Continue a leitura e confira!

Defina um cronograma de estudos

O primeiro passo é definir um bom cronograma de estudos. Para isso, considere o tempo diário que você tem disponível para o aprendizado e os tópicos que precisam ser revisados. 

Depois de determinar a quantidade de horas, distribua os conteúdos entre os dias da semana, de forma a não deixar o estudo cansativo ou estressante.

Deixe o ambiente organizado

Outra dica importante sobre como otimizar os estudos é escolher um ambiente silencioso e organizado para essa atividade. Pense que é importante ter todo o material necessário à disposição e com fácil acesso, para evitar constantes pausas — que podem levar à perda de foco.

[Guia Prático] 6 Passos para acertar na escolha da profissão

Elimine as distrações

As distrações, principalmente aquelas causadas por aparelhos eletrônicos, são as principais inimigas do estudante. Afinal, elas podem facilmente roubar a atenção que deveria estar voltada completamente ao aprendizado.

Para evitar que isso aconteça, procure manter televisões e rádios desligados, assim como deixar o celular no modo silencioso e fora de alcance. Caso não precise dele para estudar, o ideal é ficar longe também do computador, principalmente das redes sociais.

Utilize técnicas de estudo eficientes

Muitas pessoas estudam melhor por meio de resumos, outras já preferem fichamentos. Há, ainda, aquelas que se dão melhor com mapas mentais. Não importa qual seja a técnica, descubra qual é a mais eficiente para o seu tipo de aprendizado e utilize-a ao seu favor!

Conte com a tecnologia

Apesar de a tecnologia facilitar a perda de foco nos estudos devido às inúmeras distrações oferecidas, ela também pode se tornar uma aliada se você souber utilizá-la corretamente. Isso porque há vários aplicativos disponíveis que podem ajudar a otimizar os seus estudos, como aqueles que utilizam a técnica Pomodoro.

Reserve momentos para o descanso

Por fim, nossa última dica para ser mais produtivo nos estudos é não se esquecer de reservar um tempo para o descanso. Afinal, é durante o sono que o nosso corpo se recupera e o cérebro transfere para a memória de longo prazo tudo aquilo que foi aprendido durante o dia.

Como vimos, saber como otimizar os estudos é fundamental para dar conta de todos os tópicos necessários ao aprendizado e se dar bem nas provas do vestibular ou da faculdade. Por isso, não perca mais tempo e coloque agora mesmo as nossas dicas em prática!

Se você ainda não sabe onde estudar, acesse o nosso site e aproveite para conhecer as opções de cursos superiores do UniFOA!

Posts relacionados

Deixe um comentário