Quer saber como passar em Medicina de primeira? Veja 5 dicas!

Muitos alunos que estão prestando o Enem ou o vestibular se perguntam: como passar em Medicina de primeira? Afinal, a concorrência é acirrada, então, como se preparar para tirar uma nota alta e ser aprovado?

Organizando a rotina e adotando estratégias para o seu cronograma de estudos, dá para assimilar bem as matérias e fazer uma boa redação.

Quer saber quais táticas adotar para conseguir a tão sonhada vaga no curso de Medicina? Fique por dentro das 5 dicas que reunimos para você!

1. Dê preferência aos conteúdos mais relevantes

Há muitos tópicos que você vai precisar estudar e, como o tempo é curto, o importante é ver o que é mais relevante, ou seja, que tem mais chance de cair. Para isso, faça um levantamento dos assuntos mais cobrados, pesquisando as provas anteriores, e foque nesse conteúdo.

É claro que é preciso repassar todos os temas, de todas as disciplinas, mas dá para dedicar mais horas àqueles com maior probabilidade de aparecerem na prova.

Além das matérias, tire um período do dia para acompanhar as notícias nacionais e internacionais, pois são assuntos que podem ser pedidos nas questões e que também vão ajudá-lo a se sair melhor na redação.

2. Adote o hábito de fazer resumos

Os alunos que buscam dicas de como passar em Medicina de primeira precisam criar o hábito de fazer resumos. É uma maneira de absorver melhor os assuntos, pois você precisa ter atenção ao que está lendo para depois extrair o que é mais importante de cada tema e passar para o papel.

Sem contar que, quando você tem os resumos, facilita bastante o momento da revisão, pois as informações principais já estão separadas, o que ajuda a ganhar tempo nessa maratona de estudos.

[eBook] Guia da Graduação em Medicina

3. Não encare os estudos como uma obrigação

Tem que ter muita disposição para estudar para o vestibular de Medicina! Por isso, procure ter outra perspectiva sobre essa atividade: tenha em mente que é algo que faz parte do seu dia a dia, e não uma obrigação cansativa.

Quando estiver muito difícil manter o foco, respire fundo, coloque sua música preferida ou busque formas mais interativas de estudar, como videoaulas que você encontra no YouTube. A tecnologia é uma grande aliada nessa hora.

4. Mantenha uma boa regularidade nos estudos

É necessário que os estudos para o vestibular se tornem um hábito, então, crie um cronograma com os horários para fazer as leituras e os exercícios e tenha disciplina de cumprir o que foi proposto.

Com isso, você se acostuma a estudar, entra no ritmo e vai conseguir ter a concentração para absorver os conteúdos de forma eficiente e ser aprovado no vestibular de Medicina.

5. Prepare o seu psicológico

Por último, é fundamental cuidar da sua saúde mental nesse processo de estudos, que vai exigir bastante de você. Apesar de todo o seu esforço para assimilar bem os conteúdos, entenda que você está disputando um vestibular muito concorrido. Portanto, mesmo que não passe de primeira, não quer dizer que não se dedicou.

O importante é não desistir e não deixar de incluir as faculdades particulares nos seus planos de fazer a graduação em Medicina: você vai encontrar uma ótima infraestrutura e professores qualificados para concretizar seu sonho de carreira.

Gostou das dicas de como passar em Medicina de primeira? Esteja preparado para enfrentar uma maratona de estudos, mas, mesmo diante do cansaço, não perca a motivação, pois você vai se sair vitorioso com seu esforço!

Quer saber mais sobre o assunto? Descubra como fazer Medicina com a nota do Enem!