Como se comportar na entrevista de estágio? Confira 8 dicas de ouro

9 minutos para ler

O estágio é uma etapa importante da graduação — em alguns cursos é obrigatório — por funcionar como um treinamento para a vida profissional. Isso explica porque tantos estudantes cumprem essa etapa antes de terminar a faculdade, seja para aprender coisas novas, seja para aplicar a teoria vista em sala de aula.

De fato, é uma oportunidade e tanto para colocar os conhecimentos em prática e chegar ao mercado com uma noção sobre os desafios da rotina de trabalho. Mas você sabe o que fazer quando esse importante momento chegar?

Neste post, listamos 12 dicas de como se comportar na entrevista de estágio. Quer começar sua vida profissional com o pé direito? Confira quais são elas e aproveite-as para conquistar a sonhada vaga!

1. Informe-se sobre a empresa

Antes de qualquer coisa, é necessário identificar suas empresas favoritas e pesquisar sobre cada uma delas. Procure informações em páginas diferentes e explore o próprio site da organização, a fim de entender seu tamanho, tempo de existência, produtos e serviços que oferece, entre outros dados.

Pesquisar sobre a trajetória da empresa mostrará que você tem real interesse pelo trabalho que ela realiza. Inclusive, pode ser um diferencial em relação a outros candidatos, visto que, em algumas instituições, as vagas de estágio são limitadas e bastante concorridas.

2. Vá ao local com antecedência

Todo primeiro contato flui melhor quando as pessoas estão tranquilas. Uma boa maneira de manter essa sensação é ir ao local da entrevista com, pelo menos, meia hora de antecedência. Dessa forma, você terá tempo suficiente para respirar, descansar após o trajeto e se familiarizar com o ambiente da empresa.

Do ponto de vista dos entrevistadores, chegar antes do horário marcado mostra seu comprometimento em garantir que tudo saia conforme planejado. Além do mais, tenha em mente que imprevistos podem acontecer com qualquer um. Assim, ao sair de casa minutos antes, você terá condições de contornar possíveis problemas.

Para não perder a hora e acordar com disposição antes do encontro, ocupe o tempo do dia anterior com atividades que ajudem a relaxar. Ao praticar exercícios, por exemplo, você gasta mais energia, melhora a qualidade do sono e controla a ansiedade.

3. Vista-se de maneira adequada

A vestimenta ainda é determinante na imagem que você deseja transmitir. Portanto, é possível usar peças específicas a seu favor e evitar combinações que possam causar estranhamento.

É claro que algumas empresas exigem roupas mais formais; já outras permitem um visual simples e despojado. Em todo caso, sempre é bom se vestir de maneira discreta, evitando peças muito curtas, acessórios chamativos, tecidos desbotados e/ou amassados.

Cuidados com a higiene e a apresentação em geral também contam muito. Assim, lave o rosto, escove os dentes, dê um trato no cabelo e certifique-se de que as unhas estão em dia (limpas e cortadas). Perfumes e loções fortes devem ser evitadas.

4. Tome cuidado com a postura

Uma dica relevante para qualquer pessoa que quer saber como se comportar na entrevista de estágio é estudar alguns truques de linguagem corporal. A postura, tipo de olhar e certos movimentos são capazes de transmitir mensagens distintas, dependendo do modo como são utilizados.

Muitos estudantes tendem a cruzar os braços ou a segurar as laterais da cadeira em situações de nervosismo, como forma de proteção. O problema é que tais gestos têm relação com sensações negativas, como insegurança e impaciência, e devem ser evitados.

Outras atitudes, por outro lado, podem passar boas impressões, como:

  • cumprimentar com um leve sorriso;
  • manter a coluna ereta e as pernas descruzadas;
  • inclinar-se em direção ao entrevistador ao ouvir perguntas;
  • gesticular enquanto fala;
  • deixar a cabeça erguida.

5. Fique longe das distrações

A tecnologia faz parte do dia a dia da maioria das pessoas, tanto que é difícil encontrar alguém que saia de casa sem o inseparável smartphone. Ainda que a presença do aparelho em diversas situações tenha se tornado comum, vale tomar cuidado para que bipes, músicas ou vibrações não atrapalhem o andamento da entrevista.

Para evitar problemas, desligue o celular ou coloque-o em modo silencioso antes de entrar na sala onde ocorrerá a conversa. Jamais use o dispositivo na frente dos entrevistadores e, se tiver algum papel em mãos (bloco de notas ou fôlder da empresa, por exemplo), evite se distrair com as informações contidas nele.

6. Fale a verdade com clareza

Em uma entrevista, todos os atos, gestos e atitudes do candidato são analisados e levados em consideração para definir se a vaga será ou não merecida. Isso também inclui as palavras e o modo como a pessoa se expressa.

Sabendo disso, comece falando claro e devagar, de modo que os ouvintes possam entender tudo. Uma dica é ficar de olho na respiração para não atropelar as palavras e passar a imagem de despreparo.

[Guia Prático] 6 Passos para acertar na escolha da profissão

Se possível, memorize o nome do entrevistador para não precisar perguntar a todo momento. Além disso, não responda o que você não sabe. É melhor ser sincero e estar aberto ao aprendizado do que ser desonesto.

7. Mantenha um clima cordial

Ser honesto e transparente não significa emitir opiniões sem pensar nas consequências. Em uma entrevista, é importante focar nas questões essenciais, evitando discussões que saiam do tema, argumentações ou comentários que gerem desconforto.

Procure manter a cordialidade do início ao fim, respeitando os profissionais à sua frente e equilibrando os momentos de ouvir e falar. Não desvie o olhar no momento em que o entrevistador fizer as perguntas, pois isso pode transparecer falta de confiança ou insegurança.

8. Mostre vontade de aprender

Essa é uma atitude bem-vista por muitas empresas, afinal, prova que o estágio será uma parceria benéfica para ambas as partes. Não tem segredo: se você procura uma boa oportunidade, faça valer cada momento na busca pela vaga.

Mostre ao entrevistador que tem disposição para ajudar no que for preciso. Se achar necessário, apresente as habilidades e conhecimentos que pretende desenvolver durante o processo, provando que a vontade de obter novos aprendizados supera qualquer falta de experiência.

9. Não invente competências

Outra dica de como se comportar na entrevista de estágio é não inventar competências. Muitos estudantes querem impressionar e acabam falando que dominam determinado idioma ou um software específico sem ter esse conhecimento.

É importante destacar que suas habilidades devem estar listadas em seu currículo. Portanto, o recrutador já terá uma noção sobre suas aptidões. Mas vamos supor que ele acredita que você possua determinada competência — mas que, na verdade, não tem. Agora, imagine se, na hora de começar o estágio, você for cobrado sobre isso? Vai pegar muito mal para sua imagem, não é mesmo?

Então, caso o entrevistador comente sobre a necessidade de dominar o inglês, por exemplo, você pode dizer que não tem fluência na fala, mas está estudando para melhorar. Essa atitude demonstra vontade de aprender e valoriza a sua imagem.

10. Não critique estágios anteriores

Nem sempre as nossas experiências profissionais são positivas. Muitas vezes, ocorre algum desentendimento com um colega ou superior, alguma avaliação negativa por parte do gestor a respeito do seu trabalho, entre outras questões.

No entanto, caso você tenha tido alguma dessas vivências em seus estágios anteriores, não critique a empresa ou outro profissional. O entrevistador quer saber apenas o que você aprendeu nessa oportunidade ou se você se destacou em algum projeto.

Quando você fala mal de uma experiência profissional anterior, passa a ideia de que tem esse costume e que não sabe valorizar suas oportunidades ou reconhecer seus erros. E a empresa que está oferecendo o estágio não vai querer um candidato assim para compor seu time de colaboradores, concorda?

11. Não seja apático

Geralmente, o processo seletivo para um estágio é bastante concorrido, e as empresas avaliam com bastante critério os currículos que serão selecionados para a etapa de entrevista.

Dessa maneira, o mínimo que um recrutador espera é que você esteja animado com a vaga, já que ele está oferecendo uma boa oportunidade para você começar sua carreira.

Pensando nisso, como se comportar na entrevista de estágio? Demonstrando interesse pela organização e pelo aprendizado que você terá. Por isso, evite ficar muito tempo calado — faça perguntas, procure descobrir como é a rotina dos estagiários e deixe claro por que você é o candidato ideal para a vaga em questão.

Depois de saber o resultado da entrevista, caso não seja escolhido, entre em contato com a empresa e peça um feedback para que você possa se preparar melhor para futuras oportunidades.

12. Tenha cuidado com o vocabulário

Você já deve estar cansado de saber que seu currículo deve ser impecável em relação ao português, certo? Então saiba também que esse mesmo cuidado vale para o seu vocabulário. Você será analisado pelo recrutador e pode perder pontos, caso:

  • cometa erros na hora de se expressar;
  • fale gírias ou palavrões;
  • utilize um linguajar muito informal;
  • seja irônico ou exagere no humor fora de hora.

Para que o nervosismo e a ansiedade não sejam seus inimigos, treine o que vai falar em casa em frente ao espelho ou peça para algum amigo fazer um vídeo dessa simulação da entrevista com o smartphone.

Pronto! Você já sabe como se comportar na entrevista de estágio e pode buscar a oportunidade que dará preparo para exercer a profissão escolhida. Lembre-se de que a opinião de colegas que passaram por esse processo também funciona como um ótimo complemento das dicas que listamos aqui.

Gostou das nossas informações para mandar bem na hora de conversar com o recrutador? Compartilhe este post com seus amigos nas redes sociais para que eles também fiquem por dentro do que podem ou não fazer nesse momento!

Posts relacionados

Um comentário em “Como se comportar na entrevista de estágio? Confira 8 dicas de ouro

Deixe um comentário