Como ser mais produtivo nos estudos: 6 dicas para render mais

4 minutos para ler

Muitas vezes, ao se preparar para provas importantes, o estudante fica mais nervoso com a quantidade de matérias para revisar do que com o conteúdo em si. Para driblar essa ansiedade, é fundamental saber como ser mais produtivo nos estudos.

Ao adicionar pequenas e simples ações à rotina, é possível ter um maior domínio sobre as atividades que devem ser realizadas e sobre o tempo disponível para elas.

Pensando nisso, neste post, vamos mostrar 6 dicas para que o seu período de estudos renda ainda mais. Continue a leitura e confira!

1. Cuide da sua alimentação e durma bem

É fundamental que você durma bem para que o organismo possa realizar as funções necessárias. Por isso, não caia no erro de diminuir suas horas de sono para estudar mais. Além disso, lembre-se de que qualidade é tão importante quanto quantidade!

Para aumentar a produtividade nos estudos, é importante cuidar da alimentação também. Tenha em mente que o corpo precisa de energia para funcionar bem, por isso, evite pular refeições e dê preferência a alimentos mais leves e saudáveis. Por fim, não se esqueça de consumir bastante água.

2. Planeje o seu dia com antecedência

Não adianta tentar dormir bem se, ao se deitar, você ainda tiver preocupações sobre o que precisa fazer no dia seguinte. Por isso, o ideal é criar um plano de estudos para o próximo dia antes de dormir, definindo tanto as tarefas que devem ser realizadas como as prioridades. Assim, você terá uma melhor noite de sono e não perderá tempo para se organizar durante a manhã.

3. Acabe com as distrações

O seu local de estudos deve ser organizado e livre de distrações para que o seu foco não se disperse. Portanto, evite deixar a televisão ligada, dê preferência às músicas mais calmas — caso precise de um ruído de fundo — e procure colocar o celular fora do seu alcance. Assim, você não ficará tentado a visualizar suas notificações ou entrar nas redes sociais.

[Guia Prático] 6 Passos para acertar na escolha da profissão

4. Combata a procrastinação

Uma boa forma de combater a procrastinação é utilizar a técnica Pomodoro. Essa ferramenta consiste em determinar períodos para realizar as tarefas e outros para o descanso, mantendo um equilíbrio com o objetivo de aumentar a produtividade.

A seguir, veja como o método funciona:

  • faça uma lista das tarefas que devem ser realizadas;
  • ajuste o cronômetro para 25 minutos e comece a realizar o primeiro item de sua lista;
  • após terminar o primeiro período, faça um descanso de 5 minutos e parta para mais 25 minutos de atividade;
  • após quatro períodos de 25 minutos — e seus respectivos intervalos de 5 minutos —, faça um intervalo maior, de 15 minutos;
  • repita o processo quantas vezes forem necessárias, até acabarem as tarefas de sua lista.

5. Defina as suas prioridades e metas

Definir prioridades e metas é uma ótima forma de combater a procrastinação e manter-se engajado a alcançar seus objetivos. Por isso, procure conhecer as suas necessidades e veja se o tempo que você tem disponível é o suficiente para trabalhar nelas.

Contar com um sistema de metas e recompensas também ajuda a manter o ânimo para seguir o seu cronograma. Portanto, sempre que estabelecer uma prioridade, procure aliá-la a algo prazeroso após a sua conclusão — como um período de descanso ou alguns minutos para conferir as redes sociais, por exemplo.

6. Conheça os seus momentos mais produtivos

Ninguém consegue ficar focado em uma tarefa por muito tempo ou durante o dia inteiro. Por isso, é importante conhecer os seus momentos mais produtivos do dia e concentrar as suas atividades neles. Nesse caso, procure fazer alguns testes para descobrir se os estudos rendem mais durante a manhã, tarde ou noite, e dê prioridade para as matérias mais difíceis nesses horários.

Como vimos, manter a produtividade durante o dia pode ser complicado. Por isso, ao estabelecer o seu método de estudo, lembre-se de utilizar as nossas dicas para garantir que você aproveitará esse momento ao máximo!

Se você achou que este post sobre como ser mais produtivo foi útil e quer outras dicas sobre estudos, aproveite para assinar a nossa newsletter. Assim, você receberá nossas novidades diretamente em seu e-mail!

Posts relacionados

Deixe um comentário