Como usar o LinkedIn para conseguir oportunidades profissionais?

3 minutos para ler

Muito além de momentos de descontração, as redes sociais também podem ajudar a encontrar oportunidades. Nesse sentido, é importante saber como usar o LinkedIn, pois ele é excelente para quem procura o crescimento profissional desde a graduação.

Essa rede é mais voltada para relações de trabalho. É o lugar ideal para mostrar as suas habilidades para possíveis empregadores ou pessoas relacionadas à área de interesse. Ele ajuda encontrar novos contatos, fator essencial para quem deseja se destacar na carreira, e também pode ser usado como um portfólio.

Quer construir um perfil relevante no LinkedIn e se sobressair na sua área? Continue a leitura e confira dicas valiosas.

Tenha um perfil atualizado

Para mostrar que você se empenha e conhecer novas pessoas, é importante ter um perfil atualizado no LinkedIn. Não basta fazer um cadastro com todo o cuidado e deixar a conta lá parada por semanas.

A dica é registrar os cursos que fizer, compartilhar os eventos que participar e interagir com outras pessoas. Na rede social também existem grupos temáticos e publicação de textos que você pode acompanhar.

Conecte-se com pessoas da sua área

Conectar-se com outras pessoas é fundamental para o seu perfil crescer. Porém, é importante se aproximar de quem realmente agregue à carreira. É interessante procurar por professores e colegas da graduação, além de acompanhar profissionais de referência naquele ramo, até que a rede se amplie.

Uma dica importante de como usar o LinkedIn para conseguir novos contatos de trabalho é personalizar o convite de conexão. Mostre para a pessoa o que vocês têm em comum na hora da abordagem, o que já cria uma aproximação e deixa a mensagem menos genérica.

[Guia Prático] 6 Passos para acertar na escolha da profissão

Capriche no resumo do perfil

O seu perfil precisa mostrar mais sobre você e indicar qual a sua especialidade. Por isso, o resumo deve ser escrito cuidadosamente. Esse espaço suporta até 2000 caracteres, portanto, use-o com sabedoria.

É importante que você se apresente, conte um pouco sobre os elementos mais relevantes da sua trajetória, fale das pretensões e motivações profissionais, além de deixar dados para contato.

Escolha as fotos com cuidado

As fotos usadas no perfil e na capa são o primeiro contato com as pessoas, portanto, precisam ser escolhidas com muito cuidado para causarem um impacto positivo. Para o perfil, escolha uma imagem que demonstre profissionalismo e que esteja alinhada com a sua área de atuação.

O nível de formalidade varia conforme a sua proposta, porém, a simplicidade é sempre uma boa alternativa.

A capa é outra oportunidade de mostrar mais sobre você e despertar a curiosidade do visitante. Use esse espaço para demonstrar os seus valores ou algo da rotina de trabalho. O LinkedIn também permite acrescentar imagens de eventos, o que é excelente para manter a rede atualizada.

Como vimos, saber como usar o LinkedIn é ótimo para quem pretende ampliar as possibilidades profissionais e aprender mais sobre a área de atuação. É importante buscar se relacionar com os contatos e evitar deixar o perfil de lado para não perder o que já foi construído.

Gostou das dicas? Acompanhe mais informações sobre carreira assinando a nossa newsletter.

Posts relacionados

Deixe um comentário