Como a faculdade ajuda a melhorar a empregabilidade? Entenda

3 minutos para ler

Falar que o mercado de trabalho é concorrido não é uma novidade, certo? No entanto, é possível sair à frente ao ter um curso superior, já que a formação dá uma força para a empregabilidade.

Isso mesmo! A graduação vai preparar você com o conhecimento e habilidades técnicas para que possa ser empregado sem dificuldades. Quer entender de que maneira a faculdade pode ajudar você a ter sucesso? Confira o post que preparamos para você!

Aumenta a chance de se posicionar no mercado de trabalho

As empresas recebem uma quantidade enorme de currículos todos os dias, então, é preciso se destacar, demonstrando que você está preparado para a vaga. Sendo assim, ter o ensino superior como qualificação já vai fazer você ser notado, conseguindo ser selecionado para os processos seletivos.

Isso porque o recrutador sabe que você tem conhecimento e competências para preencher aquela posição, facilitando sua entrada no mercado de trabalho.

Auxilia a encontrar oportunidades com melhor remuneração

A faculdade auxilia ainda a conquistar oportunidades que oferecem salários mais altos, permitindo que você alcance seus objetivos pessoais mais rapidamente. É que os anos de graduação são valorizados pela empresa — uma pesquisa mostrou que, para cargos de assistente e operacionais, ter o curso superior eleva em 25% o salário.

Falando em remuneração, saiba ainda que ter o diploma superior é pré-requisito para participar de diversos concursos públicos, vagas que também oferecem bons salários, além da estabilidade no emprego.

[Guia Prático] 6 Passos para acertar na escolha da profissão

Potencializa o networking 

Fazer faculdade é também uma maneira de construir uma grande rede de contato profissional. É que você passa a se aproximar de colegas e professores da mesma área que a sua. Assim, pode trocar conhecimento, ficar por dentro de tendências e de boas oportunidades, inclusive, recebendo indicações para participar de entrevistas de emprego.

Ajuda no empreendedorismo

É comum associar a empregabilidade somente a conquistar uma vaga em uma empresa. Contudo, dá para pensar também em alcançar seu espaço no mercado que, dependendo do seu perfil, pode ser por meio do empreendedorismo.

Os conhecimentos e habilidades adquiridos na graduação dão aquele empurrão para você tirar sua ideia do papel e começar a planejar um negócio. Aqui, o networking que comentamos há pouco também pode ajudar, propiciando que você comece uma empresa por meio de parceria com outros colegas.

Desenvolve habilidades pessoais

Por último, precisamos destacar que, além do conhecimento e aulas práticas que a faculdade oferece, ela também desenvolve habilidades ligadas ao comportamento e relacionamento interpessoal, entre elas:

  • flexibilidade;
  • proatividade;
  • liderança;
  • criatividade;
  • trabalho em equipe.

São pontos valorizados pela empresa e que vão ajudar você a se sair bem nos processos seletivos e a ser bem-visto no dia a dia de trabalho (depois de contratado).

Agora, você já sabe como a faculdade é essencial para sua empregabilidade. Então, pesquise sobre instituições de ensino superior de referência, como o UniFOA, que tem a melhor infraestrutura e formação para que você brilhe no mercado de trabalho.

Quer conhecer os cursos de graduação do UniFOA? Entre em contato com a nossa equipe e fique por dentro das diferentes opções que oferecemos, para você começar sua carreira com o pé direito!

Posts relacionados

Deixe um comentário