Empresa júnior: quais os motivos para participar?

Quando você pensa na faculdade, imagina apenas as salas de aulas, laboratórios e bibliotecas? Um espaço voltado somente para os estudos? Pois saiba que no curso superior você pode também empreender. Isso mesmo! Ao participar de uma empresa júnior, você vai aprender na prática tudo o que viu na teoria.

Ganha a experiência de gestão, de como funciona o ambiente corporativo e começa a se preparar para o mercado de trabalho. Quer entender melhor como funciona esse tipo de atividade? Então continue a leitura e descubra todos os benefícios de participar de uma empresa júnior.

O que é uma empresa júnior?

Uma empresa júnior é uma associação civil que não tem a finalidade do lucro. Funciona dentro da instituição de ensino superior, sendo formada e gerida exclusivamente pelos estudantes. O interessante é que eles devem participar de um processo seletivo para ingressar nessa organização e podem assumir diversos cargos.

A ideia é que eles trabalhem com projetos de consultoria relacionados a sua área de atuação, oferecendo esses serviços para a comunidade. É, portanto, uma vivência prática importante para quem ainda está na faculdade, mas já precisa se preparar para o mercado de trabalho.

Como funciona?

Os alunos que participam da empresa júnior recebem a orientação e acompanhamento dos professores e podem elaborar projetos e oferecer esses serviços para a comunidade, como empresas, ONGs, startups etc. Como não visam ao lucro, acabam trabalhando com valores bem abaixo do mercado.

Leia também:  Em busca do seu ‘norte’: dicas para quem não se identifica com a graduação atual

Quem contrata o serviço dos alunos consegue alta qualidade com um preço bastante acessível. Assim, ganham os alunos, com a experiência adquirida, e os clientes da empresa júnior, ao conseguirem orçamentos mais vantajosos.

Quais as principais vantagens de participar?

Por que participar de uma empresa júnior? Veja alguns dos benefícios a seguir.

Praticar o que se aprende em sala de aula

A melhor maneira de assimilar de fato o que foi aprendido em sala de aula é com a prática. E esse é o diferencial dessa atividade: como funciona como uma empresa de verdade, o aluno pode aprender fazendo, ou seja, ponde a mão na massa e experimentando como é a rotina e os desafios do mercado de trabalho.

Vivenciar o empreendedorismo

Como o estudante pode assumir diferentes cargos diretivos, aprende sobre gerenciamento de pessoas, de finanças, planejamento estratégico, liderança, marketing e relacionamento com clientes, conceitos importantes do empreendedorismo. Dessa maneira, ao final da graduação, ele já está mais preparado para abrir sua própria empresa e conhece as habilidades para assumir cargos de gestão.

Melhorar o currículo

A grande queixa de muitos recém-formados é a dificuldade de arranjar emprego pela falta de experiência. Participar da empresa júnior é uma forma de resolver essa questão, pois o aluno pode colocar essa experiência no currículo e sair na frente dos outros candidatos.

Fazer networking

O contato com profissionais de outras empresas e até mesmo com os alunos da própria empresa júnior permite ampliar o networking. Essa rede de relacionamento profissional pode ser de grande valia na hora de receber uma indicação para uma vaga de emprego ou para conseguir uma parceria se o aluno tiver a ideia de abrir o próprio negócio, por exemplo.