Entenda a importância de ter um plano de carreira pessoal

4 minutos para ler

Como você imagina seu futuro? Com o que gostaria de trabalhar? Em qual tipo de empresa? Se você ainda está perdido quanto aos rumos que pretende dar para sua vida profissional, talvez seja a hora de parar, refletir sobre suas ambições e montar um plano de carreira pessoal.

Muita gente pensa que elencar metas é uma estratégia somente para grandes executivos. Esse planejamento é, na verdade, obrigatório para quem busca ter sucesso e, para isso, precisa conseguir se organizar para realizar seus objetivos.

Quer entender o que é o plano de carreira pessoal, sua importância e como construir esse guia? Acompanhe nosso post e veja como tomar as rédeas do seu futuro profissional!

O que é um plano de carreira pessoal?

É um guia que vai nortear as metas para a sua carreira a curto, médio e longo prazo. A partir dele, você saberá as etapas que precisa cumprir para cada conquista, que pode ser conseguir o diploma de graduação, fazer uma pós-graduação, ser admitido por uma empresa, subir de cargo, abrir seu próprio negócio, entre outros.

Um ponto fundamental é que esse plano concilie também sua vida pessoal, afinal, não é nada saudável se dedicar somente aos objetivos profissionais.

Qual é a sua importância?

O plano de carreira pessoal é importante para que, de acordo com o seu perfil profissional, você corra atrás de seu futuro de uma maneira mais consciente. Assim, você tem a noção dos esforços e investimentos que precisa dedicar para cada fase, quais são as ações prioritárias e entende todo o processo de forma ordenada e clara, ou seja, sabe que as coisas não acontecem por pura sorte.

Por exemplo: para conseguir o cargo de uma determinada empresa, você sabe que precisa ter o diploma de graduação e ser fluente em inglês. Dessa maneira, visualiza que as etapas para esse objetivo são fazer um curso superior e um de idiomas e, para isso, pode seguir uma rotina de estudos.

[Guia Prático] 6 Passos para acertar na escolha da profissão

Como montar um plano eficiente?

Agora que você já sabe por que é fundamental ter um plano de carreira pessoal, deve estar se perguntando como montar essa estratégia. Veja, abaixo, alguns pontos importantes.

Autoconhecimento

Antes de colocar todas as suas metas no papel, é preciso que você busque o autoconhecimento e reflita: quais são meus pontos fortes e fracos? O que preciso melhorar? Qual área pretendo estudar? Assim, você consegue enxergar suas potencialidades e dificuldades, o que ajuda na definição de suas metas.

Metas alcançáveis

Falando em metas, é preciso que elas sejam realistas, alcançáveis e que tenham um prazo para serem cumpridas. Você não pode, por exemplo, logo de cara, decidir que quer um cargo de liderança se ainda está fazendo a faculdade, certo? Mas você pode estipular como objetivo ser estagiário da mesma empresa, uma meta possível de ser alcançada.

Adaptações

Um plano organizado contempla objetivos de curto, médio e longo prazo e quais etapas precisam ser vencidas para alcançá-los. Um detalhe importante é saber que essa estratégia não é para ser delimitada uma vez e pronto.

É fundamental fazer revisões e adaptações de acordo com a sua realidade e até mesmo mudanças de ambições. Você pode começar uma faculdade de humanas, mas perceber que gostaria de cursar exatas, por exemplo. Se isso acontecer, é necessário adaptar todo o seu plano.

E aí, está pronto para construir o seu plano de carreira pessoal? Defina onde quer chegar nos próximos anos e corra atrás! O seu futuro profissional está nas suas mãos.

Quer acompanhar outras dicas de carreira? Siga as nossas páginas no Facebook, Twitter e Instagram e fique por dentro de outros posts como este!

[eBook] Guia Definitivo da Orientação Vocacional
Posts relacionados

Deixe um comentário