Entenda como a extensão universitária pode ajudar na sua formação

9 minutos para ler

Você provavelmente já ouviu falar em extensão universitária. Mas sabe qual é o objetivo desse tipo de ação? Ampliar o conhecimento, aprender sobre diferentes assuntos e obter uma formação mais completa são alguns dos propósitos alcançados pelo estudante que participa de projetos de extensão.

Trata-se de um aprendizado extracurricular, ou seja, que ocorre fora da sala de aula e, essencialmente, envolve a comunidade externa, pois projetos destinados somente à comunidade interna são considerados como atividades complementares. Os benefícios são diversos e o resultado final é o crescimento pessoal, acadêmico e social do aluno. E, claro, é um meio de acelerar o caminho até a carreira que você almeja!

Quer saber quais são as vantagens dos cursos de extensão e como isso pode favorecer o seu futuro profissional? Continue a leitura!

O que é extensão universitária?

As universidades fundamentam suas atividades em três pilares: ensino, pesquisa e extensão. Os dois primeiros incluem ações internas desenvolvidas na instituição e necessárias para a formação do aluno.

Os cursos de extensão, por sua vez, são linhas de aprendizado complementar importantíssimas para enriquecer o aproveitamento acadêmico. O objetivo é ampliar o conhecimento, acrescentar experiências e oferecer suporte para a evolução cultural, social e profissional do estudante.

A extensão universitária é oferecida à sociedade como um complemento dos conteúdos aprendidos no curso superior. No entanto, o público-alvo é bem abrangente e inclui alunos que estão na graduação, estudantes já formados e aqueles que ainda não entraram para a universidade. Nesse último caso, é também uma forma de o futuro discente estabelecer um contato inicial com o ambiente acadêmico.

O curso de extensão é uma alternativa de aprendizado que permite ao estudante:

  • acompanhar as atualizações e demandas do mercado;
  • desenvolver competências técnicas, humanísticas e interpessoais;
  • explorar temas e conceitos vinculados à sua área de formação;
  • aprimorar capacidades específicas para sua atuação profissional.

Essa também é uma oportunidade de viver experiências construtivas que se distanciam do formato didático tradicional. Trata-se de um incentivo para que o aluno desenvolva mais autonomia nos estudos, já que é ele quem define quais cursos fazer e quais temas conhecer melhor.

Qual é a sua importância para a carreira?

A extensão universitária permite aos alunos a possibilidade de colocar em prática o conhecimento aprendido durante a graduação. Dessa forma, é possível ganhar experiência na carreira escolhida, enquanto presta um serviço à sociedade.

Ao entrar em contato com as necessidades das pessoas, você consegue relacioná-las ao seu curso para definir como o seu conhecimento acadêmico poderá ser útil para resolver determinados problemas sociais.

Com essa experiência, você não dará apenas um passo importante em direção a um futuro de sucesso, mas também se tornará um profissional melhor. Afinal, a extensão universitária poderá oferecer um engrandecimento pessoal ao permitir que você trabalhe com pessoas carentes, por exemplo, e descubra novos valores.

Por oferecer a oportunidade de aliar o ensino acadêmico à aplicação prática, a extensão universitária tende a valorizar o currículo dos alunos, tornando-os mais aptos a enfrentar o mercado de trabalho e colocando-os um passo à frente da concorrência na hora de competir por uma vaga de estágio ou emprego. Afinal, um dos seus objetivos é preparar melhor esses profissionais para atenderem às demandas da sociedade.

Quais são as possibilidades da extensão universitária?

Há várias possibilidades de atividades de extensão universitária. Porém, as mais comuns estão relacionadas à formação, capacitação e qualificação dos interessados, assim como à elaboração de projetos sociais para a comunidade.

Dentre os projetos mais comuns e que oferecem melhores resultados, podemos citar os cursos e palestras. Neles, é possível socializar e democratizar o conhecimento adquirido durante a graduação, para não ficar preso à sala de aula e nem restrito a uma minoria que foi aprovada pelo vestibular.

Caso a sua formação seja voltada para a licenciatura, é possível coordenar atividades de ensino a distância, cursos de férias ou de verão e, até mesmo, apresentações culturais, como peças de teatro, musicais e feiras.

Dar aulas em cursinhos pré-vestibulares voltados para pessoas e comunidades carentes, por exemplo, é uma ótima forma de você ajudar a sociedade, enquanto adquire a prática em docência. Outras atividades possíveis de organizar são colônias de férias, viagens voltadas para o estudo de algum tópico específico, eventos esportivos e escolas volantes.

Já se você estiver cursando uma graduação na área da saúde, hospitais móveis são uma ótima forma de alcançar comunidades carentes e levar até elas o acesso à medicina. Palestras e ações voltadas para as escolas, por sua vez, são maneiras de educar as crianças e os jovens sobre os cuidados básicos com a saúde.

[Guia Prático] 6 Passos para acertar na escolha da profissão

Esses projetos mencionados são ótimas formas de promover uma integração entre a comunidade e os estudantes participantes das atividades de extensão. Dessa forma, garante-se o entendimento e a fundamentação dos aprendizados por parte dos alunos, enquanto a universidade cumpre o seu papel e devolve para a sociedade o conhecimento de maneira aplicada.

Quais são os benefícios desse tipo de curso?

O estudante que realiza cursos de extensão faz um investimento inteligente do seu tempo. Além da curta duração — em comparação com a riqueza do aprendizado adquirido —, há muitas outras vantagens. Confira algumas delas!

Conhecer o curso de graduação na prática

As demandas do mercado vão além do conhecimento teórico adquirido em sala de aula. Para completar a sua formação e chegar ao momento da atuação profissional com mais confiança, você precisa conhecer o seu curso na prática. Nesse sentido, os cursos de extensão universitária enriquecem o repertório do estudante e o preparam para a realidade da profissão escolhida.

Aumentar a rede de contatos

Em plena era da tecnologia nos meios de comunicação, você já deve saber que uma rede de contatos tem a sua importância. Mas aumentar o número de pessoas nas suas mídias sociais não é exatamente a receita para o sucesso profissional. Você precisa de qualidade, e não de quantidade!

Portanto, os cursos de extensão são ideais para você se conectar com outros estudantes e professores. É nesse ambiente — seja ele virtual ou presencial — que você vai conhecer pessoas com interesses similares aos seus, voltados ao crescimento intelectual e à construção de uma carreira sólida.

Preparar-se para o mercado de trabalho

A graduação já não é mais um diferencial no mercado de trabalho, e sim um requisito obrigatório para alcançar as melhores colocações. Para chegar onde nem todos chegam, é preciso ir além do básico e fazer o que poucos fazem. Por isso, a educação continuada e os cursos complementares fazem toda diferença.

A extensão universitária tende a agregar mais valor ao currículo e abrir muitas portas ao futuro profissional, já que oferece respaldo teórico e prático, além de aprofundar o conhecimento em diferentes ramos.

Ampliar o conhecimento em diferentes áreas

Como acabamos de mencionar, os cursos complementares permitem que o aluno amplie os seus horizontes. Independentemente da profissão escolhida, existem inúmeras opções de extensão universitária que oferecem ao estudante mais domínio sobre um conteúdo específico.

Sendo assim, quanto mais cursos de extensão você fizer, mais conhecimento relacionado à sua profissão você vai obter. Isso representa um crescimento imenso para o repertório profissional, além de otimizar o aproveitamento acadêmico.

Aprimorar habilidades e competências

Outra vantagem da extensão universitária é o desenvolvimento de competências comportamentais. Qualquer nova informação que o ser humano obtém pode agir como um estímulo de transformação.

Por exemplo, em um desses cursos, você pode derrubar as suas barreiras para falar em público. Em outro, é possível aprender técnicas de gestão emocional ou de liderança com alta performance. Assim, o estudante segue aperfeiçoando as suas habilidades e moldando o seu próprio perfil.

Preparar-se para a escolha de uma pós-graduação

Você pode pensar que é muito cedo para falar em cursos de pós-graduação. Mas os anos na faculdade simplesmente voam, e quando você menos esperar já será o momento de decidir sobre a continuidade dos estudos.

Para ter mais segurança na hora de escolher uma especialização, o ideal é já ter contato com as possíveis áreas de estudo ainda durante a graduação. A extensão universitária pode, portanto, ser vista como um degrau da sua escada para a evolução acadêmica e profissional.

Como acertar na escolha do curso de extensão?

Para escolher um curso de extensão que realmente seja produtivo e contribua com a sua formação, o ideal é realizá-lo em instituições que sejam conhecidas por sua qualidade de ensino. Se você tem a intenção de aprofundar o seu conhecimento em um tema específico, ou se ainda vai entrar para a faculdade e já quer se preparar para o universo acadêmico, o UniFOA pode ajudar!

O Centro Universitário de Volta Redonda oferece diversos cursos de graduação, pós-graduação e mestrado. A extensão universitária também está entre as atividades ofertadas, com o intuito de promover mais integração entre o meio acadêmico e a sociedade. Saiba mais sobre os nossos programas de extensão e dê o primeiro passo em direção à sua formação!

Como vimos, fazer uma extensão universitária é fundamental para colocar em prática o aprendizado obtido na graduação, enquanto presta um serviço à sociedade. Além disso, é uma ótima forma para ampliar os seus conhecimentos, aumentar a sua rede de contatos, preparar-se para o mercado de trabalho e aprimorar as suas habilidades.

Agora que já sabe como funciona a extensão universitária e o impacto dela na sua formação, entre em contato conosco e veja como podemos ajudar você a ter uma carreira de sucesso!

Posts relacionados

Deixe um comentário