6 dicas para evitar o estresse nos estudos ao entrar na faculdade

4 minutos para ler

Após meses de preparação e trabalho duro, você finalmente conquistou a tão sonhada vaga na faculdade particular ou pública. Pois saiba que, daqui para frente, a sua rotina será ainda mais atribulada, por conta das variadas disciplinas da graduação, iniciações científicas e eventuais estágios e trabalhos de campo.

Assim, é fundamental saber como evitar o estresse nos estudos para garantir um bom aprendizado e se dar bem nas avaliações. Pensando nisso, neste post, vamos dar algumas dicas para que você tenha o rendimento esperado durante a faculdade. Continue a leitura e confira!

1. Aprenda a controlar a respiração

A respiração atua diretamente no sistema nervoso, liberando substâncias no organismo. Por isso, saber como controlar corretamente a inspiração e a expiração ajuda a manter a calma durante momentos de nervosismo.

Isso acontece porque a prática auxilia as células do nosso corpo a receberem uma quantidade maior de oxigênio, liberando toxinas. É por isso que atividades como ioga e pilates são tão recomendadas para aqueles que querem diminuir o estresse nos estudos.

2. Organize o tempo e a rotina

Durante a graduação, o aluno precisará demonstrar uma grande capacidade de organizar o seu tempo e a sua rotina para dar conta de todas as atividades relacionadas ao curso, principalmente se optar por estudar em casa.

Por isso, uma ótima dica é contar com agendas, planilhas, listas de tarefas e cronogramas para atender a todas as exigências da faculdade e conciliá-las com a vida pessoal e profissional.

3. Não deixe as tarefas acumularem

Um erro comum entre os estudantes, principalmente no início da graduação, é deixar as tarefas acumularem, achando que elas poderão ser feitas no final do prazo. Essa prática, além de dificultar o aprendizado, ainda prejudica o desempenho do aluno naquela disciplina.

[Guia Prático] 6 Passos para acertar na escolha da profissão

O ideal é montar um bom plano de estudos e segui-lo à risca para garantir que nenhuma atividade seja deixada para trás ou para o último momento.

4. Evite a procrastinação

A busca por ser mais produtivo nos estudos pode ser uma tarefa cansativa para quem ainda está se acostumando com a rotina da graduação, o que pode levar o estudante a longos períodos de procrastinação.

Para evitar que isso aconteça, procure fugir de atividades que possam causar distrações, como verificar as redes sociais, abrir aplicativos de mensagens, ver televisão e conversar com amigos ou familiares.

5. Não deixe de cuidar da saúde

Durante a graduação, é comum o estudante focar muito no seu aprendizado e deixar a saúde de lado. Além de aumentar os níveis de estresse, esse hábito também pode trazer outras consequências para a saúde física e mental do aluno.

Portanto, o ideal é manter sempre uma alimentação balanceada, praticar exercícios físicos e manter uma rotina saudável, tanto durante o dia quanto à noite. 

6. Reserve momentos para o lazer

Por fim, reservar momentos da sua rotina para o lazer é fundamental para garantir uma vida mais equilibrada e evitar o estresse nos estudos. Então, reserve algumas horas do seu dia para assistir ao seu programa favorito, praticar algum hobby ou conversar com os amigos.

Como vimos, basta seguir algumas dicas simples para evitar o estresse nos estudos ao entrar na faculdade. Por isso, não perca mais tempo: coloque as nossas sugestões em prática e garanta o melhor rendimento possível durante a sua graduação, sem prejudicar a sua saúde física e mental.

Se este post foi útil para você, aproveite para saber mais sobre como ter uma vida equilibrada!

Posts relacionados

Um comentário em “6 dicas para evitar o estresse nos estudos ao entrar na faculdade

Deixe um comentário