5 dicas para estudar em casa e render mais

3 minutos para ler

Para muita gente, é difícil estudar em casa: existem muitas distrações e, com isso, o rendimento vai lá embaixo. Só que é preciso se planejar para pegar firme nas matérias e se dar bem nas provas e vestibulares.

Além da dedicação, você pode se valer de algumas estratégias que vão organizar sua rotina e facilitar o momento de fazer as leituras e de resolver os exercícios. Quer saber mais sobre esse assunto? Confira nosso post e coloque em prática 5 dicas incríveis para ajudar nos estudos em casa!

1. Estabeleça horários fixos de estudo

Sabe aquela história de estudar na hora que der? Isso não serve se você quer aumentar seu rendimento com os estudos em casa. Isso porque você pode até ser disciplinado por alguns dias, mas depois colocará outras atividades como prioridade.

Por isso, o ideal é estabelecer um horário fixo para estudar, para ter um comprometimento com essa questão. Se possível, escolha um período que respeite o seu relógio biológico. Se você tem mais energia pela manhã, por exemplo, escolha algum horário no começo do dia para repassar os conteúdos.

2. Desenvolva um cronograma de estudos

Como dar conta de repassar todo o conteúdo? Com uma pitada de organização. Basta construir um cronograma de estudos, determinando as matérias que serão estudadas em cada dia. Nesse esquema, deixe sempre um tempinho para a revisão e um dia para treinar a redação.

Dessa forma, você consegue organizar os materiais com antecedência e não deixa nenhum assunto importante para trás.

[Guia Prático] 6 Passos para acertar na escolha da profissão

3. Fuja das distrações

Em casa, os inimigos dos estudos são, sem dúvida, as distrações. Sabe aquele momento em que você para tudo o que está fazendo para dar uma checada rápida no celular? Então, essa espiadinha nem sempre é tão rápida assim e pode tomar um tempo importante.

Aqui é bem simples a solução: na hora de estudar, desligue os eletrônicos ou fique longe deles. Desse jeito, você consegue se concentrar nas matérias, fixando bem os conteúdos.

4. Determine metas a serem cumpridas

Se está complicado estudar em casa, que tal se impor um desafio diário? A ideia aqui é estabelecer metas do que deve ser estudado, como a quantidade de capítulos para ser lida ou um determinado número de exercícios para resolver.

Com isso, você fica mais engajado na hora de estudar, pois precisa cumprir o que determinou. Só não invente metas impossíveis, pois isso pode gerar frustração e atrapalhar seu rendimento.

5. Mantenha-se motivado

Por último, quando o desânimo bater tenha em mente que todo o seu esforço tem um objetivo maior que é conseguir uma pontuação alta no Enem ou outros vestibulares e, assim, começar uma faculdade. Ao focar seus objetivos, terá uma boa motivação para se dedicar às matérias.

Com um pouquinho de organização, dá para ter sucesso ao estudar em casa. Além disso, é tudo questão de hábito: com o tempo, você se acostuma com os horários que estipulou, melhorando sua produtividade. Só não se esqueça de tirar um tempo para descansar e relaxar: cuidando do corpo e da mente seu rendimento é muito maior!

Gostou do nosso post? Tem mais alguma sugestão de como manter um bom ritmo de estudos em casa? Deixe um comentário abaixo!

Posts relacionados

Deixe um comentário