Grupo de estudo: veja como você pode organizar o seu

4 minutos para ler

Se você está pensando em estudar sozinho para o vestibular, saiba que há várias formas de potencializar o seu aprendizado — e uma delas é montar um grupo de estudo. Aliás, essa alternativa também é válida para melhorar o aproveitamento acadêmico depois que você entrar na faculdade.

[Guia Prático] 6 Passos para acertar na escolha da profissão

Para saber mais sobre as vantagens de preparar um grupo de estudo e aprender como montar o seu, acompanhe este post. Você verá 4 dicas essenciais para planejar seu aprendizado em grupo e ter ótimos resultados nas provas. Confira!

Vantagens do grupo de estudo

Estudar sozinho tem suas vantagens, como autonomia e flexibilidade, ou seja, é você quem determina o rumo dos seus estudos. Mas se faltar disciplina e responsabilidade, os resultados vão ficar abaixo do planejado. Sendo assim, montar um grupo para discutir sobre os conteúdos pode ser bem proveitoso.

Além de ser uma forma mais dinâmica de absorver o aprendizado, há ainda outros benefícios de se montar um grupo de estudo, como:

  • troca de conhecimentos;

  • comprometimento com o grupo e com os estudos;

  • interatividade;

  • maior memorização dos conteúdos discutidos;

  • aprendizado com as dúvidas dos colegas;

  • oportunidade de debater os temas e compreender diferentes opiniões;

  • motivação para estudar.

4 dicas para organizar um grupo de estudo

Agora que você já sabe quais são as vantagens de estudar com outras pessoas, descubra o que é preciso considerar na hora de montar um grupo de estudo!

1. Escolha o local ideal para os encontros

O ambiente pode influenciar de forma positiva ou negativa a concentração do grupo e, por consequência, o rendimento nos estudos. Portanto, defina um local adequado, com pouco barulho e movimentação e o mínimo possível de distrações. Outro ponto importante é a facilidade de acesso para todos os integrantes.

2. Delimite o tamanho do grupo

Grupos grandes podem ter muita dispersão e até formação de subgrupos — as famosas “panelinhas”. Nesse caso, o ideal é trabalhar com equipes de, no máximo, 5 pessoas. Assim, todos conseguem manter o foco e a concentração nas reuniões. Além disso, um número limitado de participantes permite a interação de todos, sem provocar timidez na hora de se expressar.

3. Tenha critérios para escolher os participantes

Para ter bons resultados, é preciso que todos estejam igualmente interessados. Então, tenha bastante cautela na hora de convidar os possíveis participantes para o seu grupo de estudo. Escolha pessoas comprometidas, que tenham algo a acrescentar e que realmente queiram focar no aprendizado, e não somente fazer parte de uma galera que se encontra ocasionalmente.

4. Planeje as pautas dos encontros

Para não perder tempo nas reuniões definindo qual tema vocês vão estudar, tenha sempre um planejamento dos conteúdos que serão vistos em cada encontro. Faça esse cronograma em conjunto com a equipe, para que todos se sintam responsáveis pelo andamento do grupo. Com esse método de estudo, fica mais fácil gerenciar o tempo e conseguir um desempenho eficiente em todas as disciplinas.

Além das dicas para aprender a montar um grupo de estudo, também é válido recorrer aos bons hábitos para deixar o cérebro ativo. Alimentação saudável, sono de qualidade e prática de exercícios físicos são ótimas formas de manter a mente apta para suas funções. Com essas recomendações e muita dedicação, é certo que você vai aumentar suas chances de se dar bem nas provas.

Gostou das nossas dicas para montar um grupo e potencializar seus estudos? O que você acha de receber mais conteúdos informativos sobre cursos e carreiras? Para isso, basta assinar nossa newsletter e receber as atualizações diretamente em seu e-mail!

 

Posts relacionados

Deixe um comentário